As questões de seletividade, são objeto de referência legislativa e normativa (entre outras, a secção própria das nossas RTIEBT, IEC 60364-5-53, e muito recentemente com a mobilidade elétrica na Portaria 252/2015 e Despacho n.º 5/2018 DGEG).

Com a mudança de paradigma da instalações elétrica, cada vez mais numa perspetiva de smart-grid, com a entrada de novos consumidores (e.mobility, entre outros), integração de diversas fontes renováveis, com ou sem armazenamento, e outros sistemas que impliquem uma abordagem sistémica da instalação (recurso a soluções V2G, entre outras), na exploração e não se dispensando essa visão igualmente logo na fase de dimensionamento. Tornando-se essencial avaliar e refletir as condições de exploração e continuidade de serviço no projeto de base. Onde as questões de seletividade, são objeto de referência legislativa e normativa (entre outras, a secção própria das nossas RTIEBT, IEC 60364-5-53, e muito recentemente com a mobilidade elétrica na Portaria 252/2015 e Despacho n.º 5/2018 DGEG).
O Curves, apresenta-se como um software instantâneo para configuração das características de disparo dos dispositivos de proteção e verificação da seletividade entre disjuntores ABB, em plantas de baixa tensão. Sendo este um dos algoritmos por “baixo” de outros métodos de análise e consulta mais expedita, disponíveis também através do parceiros voltimum aqui. Ou por tabelas de seletividade.
Conteúdo formativo alargado: Tecnical Application Pappers No.1 LV selectivity with ABB circuit-breakers.
Os projetistas, consultores, fabricantes de Conjuntos (quadristas), instaladores, integradores de sistemas, operador mobilidade elétrica, etc…a engenharia da especialidade, precisa:
- Avaliar de forma mais fina a seletividade adequada às condições de exploração do projeto entre os dispositivos de proteção de "curto-circuito", recorrendo à sobreposição das curvas de disparo da unidades funcionais.
- Adequar os settings das unidade funcionais às condições exigidas do perfil de projeto, legislação e/ou condições de exploração
Aceda aqui.
Coloque-nos as suas dúvidas e questões: [email protected]