O Centro de Excelência para Formação Franco-Chilena na Manutenção de Linhas Empresariais de Sistemas Industriais Automatizados da Schneider Electric, foi inaugurado em Junho no campus Antofagaste, no Chile.
Este centro teve, desde Março de 2008, duas turmas de trinta alunos que receberam formação no sector da automatização. A Schneider Electric vai fornecer e actualizar todos os materiais educacionais para os estudantes e instrutores para este projecto. Através da sua subsidiária Chilena, a Schneider Electric vai estar, também, envolvida com jovens ao disponibilizar cargos e a intervenção dos colaboradores no contexto da formação.
"É uma óptima história da parceria Franco-Chilena que já existe há vários meses," afirmou Albert Fuchet, Country Manager Schneider Electric Chile. "Para todos os envolvidos – o Ministério Francês da Educação Nacional, o Ministério Chileno da Educação, o Centro de Desenvolvimento Educacional e das Capacidades da Universidade Católica do Norte do Chile e a Schneider Electric – o objectivo é aproximar a formação e o mundo empresarial numa forma inovadora e efectiva." Localizada no Norte do Chile, a região de Antofagasta é uma grande área industrial onde o sector mineiro está a crescer de forma estável e à procura de mão-de-obra qualificada. Um perito Francês foi apontado pelo Ministério Francês da Educação Nacional por um período de três anos para conceber e implementar as instalações de formação com base nas capacidades exigidas pelo sector.
"A Schneider Electric Foundation suporta financeiramente este projecto. Oferece apoio adicional sob a forma de bolsas a 20 estudantes provenientes de ambientes menos privilegiados," explicou Gilles Vermot Desroches, Sustainable Development e Vice-presidente Sénior da Schneider Electric Foundation. "Esta iniciativa contribuiu para o acesso ao programa de energia BipBop* que depositamos na Schneider Electric."
O acesso à energia é uma parte integrante da responsabilidade social corporativa da Schneider Electric. O seu objectivo é promover o fornecimento de energia sustentável e utilização para o bem de todos. A concepção e implantação de uma oferta adaptada, a criação de negócios, a partilha de conhecimento e a formação de jovens são as principais tarefas da Schneider Electric para alcançar este objectivo.
Com o programa BipBop a Schneider Electric entra numa nova fase de aproximação ao desenvolvimento sustentável, ao conceber actividades, responsabilidade e inovações empresariais, cada vez mais próximas.
Inauguração do Centro de Excelência para Formação Franco-Chilena na Manutenção de Linhas Empresariais de Sistemas Industriais Automatizados da Schneider Electric.
No local do Centro de Desenvolvimento Educacional e das Capacidades da Universidade Católica do Norte do Chile, localizado em Antofagasta, o centro ocupa mais de 400m2. As suas novas instalações abrangem:
- Dois workshops educacionais
- Duas salas de aula para alunos e uma sala para os instrutores, partilhada com outras actividades do campus
- Um armário partilhado com outros professores do campus
- Uma área de recepção institucional
* O programa de acesso à energia BipBop
O programa interno BipBop da Schneider Electric consiste em fornecer energia limpa e acessível aos que mais necessitam, em todo o mundo. Ao envolver de forma intensa os locais, o programa BipBop procura responder a três grandes necessidades:
- O desenvolvimento de oferta dedicada, onde existe uma falta de equipamento
- Disponibilizar recursos financeiros para aumentar a criação de empresas inovadoras no sector energético
- Formar jovens, sem vantagens ou longe de ter emprego, no sector eléctrico