Roedores e térmitas são ameaças silenciosas que podem comprometer o desempenho das instalações fotovoltaicas. A Top Cable responde com cabos solares TOPSOLAR® equipados com aditivos anti-praga, protegendo sistemas críticos contra danos, períodos de inatividade e custos elevados. Uma solução eficaz para ambientes exigentes, sem comprometer a sustentabilidade.

As centrais solares fotovoltaicas estão a tornar-se cada vez mais populares. Fornecem uma fonte de energia limpa e renovável. As centrais fotovoltaicas estão frequentemente localizadas em zonas remotas e por isso os cabos eléctricos podem ser danificados por roedores e térmitas. Garantir a integridade dos cabos fotovoltaicos é crucial para manter o desempenho dos cabos, evitando reparações dispendiosas e períodos de inatividade do sistema fotovoltaico.
ROEDORES E TÉRMITAS AMEAÇAM O SISTEMA DE CABOS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA
As centrais fotovoltaicas localizadas muitas vezes em zonas remotas no meio de paisagens rurais, são confrontados com os efeitos de factores ambientais adversos, como os raios UV, a areia, o calor, a erosão química e o stress mecânico, bem como, com a ameaça de roedores e térmitas que podem danificar o cabeamento eléctrico.
Os roedores, com o seu desejo insaciável de roer, representam um perigo particular para os cabos fotovoltaicos. Os seus dentes afiados podem morder o isolamento protetor e expor os delicados fios de cobre no seu interior. Isto pode causar curto-circuitos e pôr em perigo toda a instalação fotovoltaica.
As térmitas são sabotadores silenciosos. Devoram o isolamento dos cabos fotovoltaicos, deixando para trás um rasto de fios expostos, vulneráveis à corrosão e à deterioração.
Os roedores e as térmitas podem causar tempos de inatividade dispendiosos e grandes perdas financeiras numa central fotovoltaica. Os empreiteiros, engenheiros e instaladores eléctricos devem tê-los em conta quando planeiam, concebem e especificam os cabos para as instalações fotovoltaicas.
COMO POSSO PROTEGER OS CABOS FOTOVOLTAICOS DE ROEDORES E TÉRMITAS?
A Top Cable recomenda inspecções regulares para encontrar e corrigir infestações de roedores e térmitas que podem causar grandes danos.
Os cabos solares H1Z2Z2-K são feitos de borracha. Infelizmente, este material é vulnerável a mordeduras de roedores e térmitas. Os roedores podem morder o revestimento exterior e o isolamento do cabo, expondo os delicados fios de cobre estanhado no interior. As térmitas são particularmente atraídas pelos cabos FV localizados em ambientes quentes e húmidos, como os das regiões tropicais e subtropicais.
A Top Cable adiciona uma camada extra de aditivo anti-térmitas ou anti-roedores durante o processo de fabrico do cabo para evitar que as térmitas ou ratos danifiquem os cabos solares. Este aditivo não é tóxico e não prejudica o ambiente, e só é aplicado a pedido expresso do cliente, se tal for acordado antes de a encomenda ser efectuada.
O aditivo de proteção contra térmitas e ratos pode ser aplicado não só a cabos fotovoltaicos, mas também a outros cabos, sendo os mais populares o cabo TOPSOLAR® H1Z2Z2-K e o cabo de média tensão X-VOLT® RHZ1.
TOP CABLE, FABRICANTE E FORNECEDOR DE CABOS SOLARES
A Top Cable é um fabricante e fornecedor fiável de cabos solares para todos os cabos necessários em instalações fotovoltaicas: telhados, flutuantes e centrais fotovoltaicas.
Se sabe que os seus cabos solares serão instalados num ambiente que pode ser infestado por pragas, os cabos fotovoltaicos TOPSOLAR® anti-térmitas e anti-roedores serão a melhor escolha de cabo. Peça aconselhamento à nossa equipa de apoio técnico sobre o cabo mais adequado para a sua instalação fotovoltaica. Contacte-nos hoje.