A Schneider Electric apresenta o Capítulo 3 da sua Sustainability School, um curso gratuito e online que ensina empresas a acelerar a descarbonização através da eficiência energética, eletrificação e digitalização. Com ferramentas práticas e guias por setor, o programa transforma a sustentabilidade numa vantagem competitiva, preparando os parceiros para enfrentar riscos climáticos e prosperar na transição energética.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, lançou o Capítulo 3 da sua Sustainability School, um programa de formação gratuito e online, concebido para capacitar os seus parceiros do ecossistema de canal para se tornarem líderes em sustentabilidade.
Este capítulo foca-se em ensinar as empresas a descarbonizar-se e a desbloquear os benefícios competitivos da sustentabilidade através da eletrificação e da digitalização. Uma investigação mostra que o facto de as empresas não se adaptarem aos riscos climáticos físicos pode fazer com que percam até 7% dos ganhos anuais até 2035, pelo que a urgência da ação climática empresarial fica clara. O Capítulo 3 aborda diretamente este desafio, oferecendo ideias acionáveis para ajudar as organizações a manter-se resilientes e rentáveis num mundo em rápida mudança.
A Sustainability School, lançada externamente pela primeira vez em 2023, oferece cursos interativos focados em ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade. O programa de três partes aborda a necessidade crescente de formação acessível e acionável sobre os principais tópicos de sustentabilidade. Os capítulos 1 e 2, já disponíveis, cobrem os fundamentos da sustentabilidade e as etapas que as empresas podem seguir para construir e implementar uma estratégia de descarbonização.
O Capítulo 3 explora especificamente como as empresas podem impulsionar a descarbonização através de uma maior eficiência energética, da redução da pegada de carbono e das vantagens estratégicas da sustentabilidade. Apresenta guias personalizados para setores-chave, incluindo:
- Energia e Edifícios: Estratégias para limitar o carbono incorporado; ferramentas para medir, monitorizar e reduzir a utilização de energia e as emissões através da automação; eletrificação dos transportes; modernização dos sistemas de construção e das infraestruturas elétricas; e implementação de energias renováveis no local.
- Tecnologia da Informação (TI): Tirar partido da digitalização para recolher dados de sustentabilidade e impulsionar a descarbonização através de soluções tecnológicas inovadoras.
- Residencial: Reduzir a pegada de carbono doméstica através de atualizações energeticamente eficientes, permitindo capacidades de prosumer e promovendo a sustentabilidade em edifícios multifamiliares.
- Automação Industrial: Estabelecer alicerces de sustentabilidade, implementar variadores de velocidade (VSD) e plataformas de gestão de motores, e conceber arquiteturas de sistemas orientadas para a sustentabilidade.
Este capítulo apresenta ferramentas e soluções práticas que tornam a transformação sustentável tangível e mutuamente benéfica para as empresas e os seus clientes. Serve de plataforma de lançamento para melhorar o desempenho das empresas e transformar a sustentabilidade numa vantagem competitiva.
"Estou orgulhoso de lançar o próximo capítulo da nossa Sustainability School, um marco muito importante que finalmente reúne tudo aquilo em que temos vindo a trabalhar. Com o nosso compromisso contínuo de capacitar os parceiros e os clientes nas suas jornadas de sustentabilidade, este capítulo vai dar-lhes os insights e as ferramentas para habilitarem a sustentabilidade na prática na sua organização e também para os seus clientes,” disse Sorouch Kheradmand, Head of Partner Sustainability da Schneider Electric.
“À medida que o mundo se torna mais digital e elétrico, o nosso ecossistema de parceiros está posicionado de forma única para enfrentar os desafios energéticos atuais,” afirmou Frederic Godemel, EVP Energy Management da Schneider Electric. "Todas as empresas, independentemente da sua dimensão, têm um papel vital a desempenhar na transição energética. O nosso objetivo é ajudá-las a transformar a sustentabilidade numa vantagem competitiva – combinando sustentabilidade ambiental e económica para prosperar num mundo em rápida mudança."