
- O novo hub digital HER1 reduz o défice de conectividade e de infraestrutura do Sul da Europa, permitindo a interligação de cabos submarinos internacionais, regionais e locais para melhor servir a região EMEA.
- As novas instalações HER1 da Digital Realty utilizam as soluções de Data Centers pré-fabricados da Schneider Electric para dar resposta aos desafios de tempo de colocação no mercado acelerado e de implementação remota em apenas 12 meses, ao mesmo tempo que cumprem rigorosas normas de resiliência e eficiência energética.
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, estabeleceu uma parceria com a Digital Realty (NYSE: DLR), o maior fornecedor global de soluções de Data Center, colocation e interconexão agnósticas em relação a operadores e plataformas Cloud, para fornecer o seu novo Data Center HER1 em Heraklion, Creta (Grécia).
Anunciado recentemente como a primeira instalação neutra em relação ao operador naquela ilha grega, o HER1 desempenha um papel fundamental na redução do défice de conectividade digital e de infraestruturas do Sul da Europa, permitindo a interligação de cabos submarinos internacionais, regionais e locais, possibilitando que as redes de distribuição de conteúdos (CDN, na sua sigla em inglês), de telecomunicações e de computação Cloud sirvam melhor as regiões circundantes.
Trabalhando em conjunto com mercados em rápido crescimento, incluindo Atenas, Barcelona, Marselha, Roma e Tel Aviv, o HER1 é uma parte central da plataforma mediterrânica de Data Centers da Digital Realty e dá um passo importante no sentido de estabelecer a Grécia como um centro de conectividade estratégico para a Europa do Sul e de Leste, o Norte de África e o Médio Oriente.
Após a implementação bem sucedida de um Data Center pré-fabricado nas suas instalações de Marselha 2 (MRS2), a Digital Realty utilizou uma solução chave-na-mão de Nível III do portefólio de EcoStruxure Modular Data Center da Schneider Electric para ultrapassar diversos desafios no HER1. Estes incluíam exigências para acelerar a colocação no mercado com o objetivo de ficar operacional no prazo de 12 meses, níveis mais elevados de eficiência energética e produção, testes e entrega fora do local, devido à localização remota do HER1 em Creta.
Para conseguir tudo isto, a Schneider Electric forneceu uma solução concebida para o propósito, incluindo dois módulos de energia pré-fabricados, totalmente integrados, contendo MT, transformadores, BT, equipamento UPS e sistemas de arrefecimento a ar. Para além disso, implementou dois Data Halls tudo-em-um completos de grande escala, com energia, refrigeração e TI, utilizando a solução de monitorização EcoStruxure da Schneider Electric para gestão de edifícios e sistemas de gestão de energia eléctrica (EPMS, na sua sigla em inglês).
A Schneider Electric proporcionou ainda todo o seu espectro de serviços de design, construção e consultoria de Data Centers, incluindo todos os equipamentos mecânicos, elétricos (M&E) e de software, produção, montagem, comissionamento e serviços de segurança. Isto permitiu que a instalação HER1 da Digital Realty cumprisse os seus exigentes prazos de implementação, ao mesmo tempo que minimizava o risco de falhas durante a instalação no local.
“O investimento substancial da Digital Realty no nosso novo Data Center em Heraklion destaca a nossa dedicação a estabelecer o Mediterrâneo como um centro de conectividade global, ligando continentes e habilitando a transformação digital,” disse Fabrice Coquio, SVP da Digital Realty em França. “Graças à nossa parceria estratégica com a Schneider Electric, estamos a acelerar o tempo de colocação no mercado deste projeto crítico para responder rapidamente às crescentes exigências de tráfego digital na região, ao mesmo tempo que aumentamos a resiliência e a diversidade da rede para empresas e comunidades.”
Uma nova porta de entrada para o sul da Europa
De acordo com a Telegeography, a largura de banda internacional no sul da Europa registou um crescimento anual composto de mais de 30% desde 2016, representando um aumento de 6 vezes na capacidade de transmissão para a região.
Devido à sua localização geográfica e aos investimentos em curso em redes submarinas, como 2Africa, Andromeda, East to Med Corridor (EMC), Medusa e Thetis, muitas organizações estão a escolher Creta como um destino estratégico para a terminação de cabos e implementação de Data Centers – transformando a região num hub de interlconexão global que une vários continentes.
O HER1, o primeiro Data Center neutro quanto aos operadores da Digital Realty em Creta, está localizado junto ao ponto de amarração de vários destes sistemas de cabos submarinos, e oferecerá uma capacidade de Data Center altamente resiliente para a Cloud, cabos submarinos e comunidades de conectividade.
“Há muitos anos que a Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a Digital Realty para cumprir os padrões exigentes para a construção dos seus Data Centers a nível global, e o nosso trabalho conjunto no HER1 demonstra o enorme potencial que as soluções pré-fabricadas apresentam para cumprir os exigentes prazos de implementação, minimizando simultaneamente o risco,” afirmou Pablo Ruiz Escribano, Senior Vice President, Secure Power and Data Center Business da Schneider Electric Europe. “A entrega bem-sucedida do HER1 representa um ponto de viragem importante para a implementação de Data Centers no Sul da Europa. Ao estabelecer este novo hub de conectividade global em Creta, a Digital Realty vai conectar clientes em todos os continentes durante muitos anos.”
Para mais informações sobre as soluções EcoStruxure Modular Data Center da Schneider Electric, visite o nosso website.