Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

VOLTIMUM

Domótica no lar: conforto e eficiência energética

Publicado: 23 de novembro de 2020 Categoria: Notícias do sector

Ligar o aquecimento, fechar as persianas e acender a luz através do telemóvel pouco antes de chegar em casa depois do trabalho… Tudo isto já é possível graças à domótica e às suas inovações que ampliam o potencial da casa e proporcionam uma melhoria nos níveis de conforto, eficiência e comodidade

Domótica no lar: conforto e eficiência energética

Automatizar uma casa tem muitos benefícios. O mais imediato e óbvio é o conforto que retira ao ter uma casa moderna controlada pelo telemóvel, tablet ou painel de controlo localizado dentro de casa. Algumas plataformas podem gerir até 60 funções de domótica, como ligar e desligar luzes, criar ambientes pré-configurados instantaneamente em cada divisão, controlar o aquecimento, equipamentos de entretenimento e ainda configurar a abertura e fecho das cortinas de acordo com a posição do sol.

A domótica é isto: a integração da tecnologia nas funções básicas para se obter uma casa inteligente e que a curto prazo será capaz de automatizar cada vez mais eletrodomésticos. Num futuro próximo, poderemos ligar a cafeteira a partir do sofá ou acionar a opção “desligar tudo” para quando sairmos de casa e não termos dúvidas se desligamos o ferro de passar ou o gás.

Outro benefício relevante é a segurança, pois é possível simular a presença em casa, instalar sensores de movimento para que sejam ativados apenas quando alguém estiver em casa e conectar as câmeras de vigilância aos dispositivos que contenham dados móveis instalados, e poder assim, controlar a casa de forma remota.

E em terceiro lugar está a eficiência energética, que, embora seja um benefício a longo prazo, é muito importante, pois consegue-se uma poupança de 40% no consumo de energia, já que o sistema o sistema domótico pode ser conectado a determinados equipamentos e, assim, aproveitar a luz natural e a temperatura ambiente, por exemplo.
Estas funções não são tão difíceis de usar como se possa imaginar, já que a configuração do sistema é como usar qualquer outra aplicação de um smartphone e pode ser personalizada e alterada quantas vezes o utilizador pretender.
Além disso, já existem várias soluções wireless no mercado, sem a necessidade de ter cabos por toda a casa, o que é ideal para casas ou apartamentos arrendados ou outras situações em que o utilizador não pretenda ou não possa instalar cabos.
 
Eficiência energética
 
Como já referido, quando se fala em domótica, pretende-se não só obter um maior conforto, mas também obter uma grande poupança nos gastos com a eletricidade. De acordo com os números estudados em Itália, muitas famílias tiveram uma redução em mais de 40% nas contas de energia. Noutros projetos de automatização realizados na Alemanha e no Brasil, a poupança foi superior a 50%.
Estas soluções que nos parecem futurísticas são possíveis no nosso presente e garantem conforto, segurança, eficiência e sustentabilidade.