Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

SCHNEIDER ELECTRIC

Edifícios saudáveis: O próximo nível de bem-estar e segurança para as pessoas

Publicado: 28 de abril de 2021 Categoria: Artigos técnicos

O importante papel da integração da tecnologia, do projeto à manutenção, e como esses fatores são fundamentais para a construção dos edifícios do futuro. Esses fatores estão diretamente ligados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes.

Edifícios saudáveis: O próximo nível de bem-estar e segurança para as pessoas

A esta altura do ano, já começamos a pensar no regresso aos espaços de trabalho de escritório, com tudo o que isso implica e com a nova cultura da saúde que teremos que incorporar no nosso quotidiano de trabalho. Sem dúvida, isso é algo que estávamos esperando e sem data pré-estabelecida. Agora, ao pensar no facto de voltar aos escritórios, com certeza você pensará: Quais aspectos serão os mais importantes a serem levados em consideração e quais devemos considerar como prioritários?

Neste artigo, destacarei o papel da integração da tecnologia, do projeto à manutenção, e como esses fatores são fundamentais para a construção dos edifícios do futuro. Também vincularei esses fatores à saúde e ao bem-estar dos ocupantes.

O que é um edifício saudável?

Na realidade, o conceito de "construção saudável" não é novo. O valor de um edifício saudável abrange muitas áreas da gestão de edifícios, incluindo bem-estar físico, emocional, intelectual, espiritual, ocupacional, ambiental e social, para melhorar os resultados para empregadores, incorporadores, proprietários e investidores.

As circunstâncias atuais convidam-nos a trabalhar e a apostar na criação, construção ou remodelação de edifícios de forma a torná-los saudáveis. A maioria dos proprietários e operadores de edifícios já ouviu o termo "edifícios saudáveis". No entanto, descobrimos que poucos estão cientes do que isso significa. Poucos sabem que podem aproveitar os dados aos quais certamente já têm acesso (a maioria, senão todos os edifícios já têm alguns dos componentes essenciais necessários) para gerenciar e melhorar a integridade de seus edifícios.

Quais são as características de um edifício saudável?

Os fatores básicos de saúde e bem-estar que afetam o desempenho no trabalho são os seguintes:

  • Temperatura
  • Umidade
  • Movimento de ar
  • Ruído
  • Iluminação
  • Outros poluentes do ar

Com uma melhor compreensão dos principais fatores de saúde e bem-estar, você estará mais bem preparado para descobrir o potencial de saúde de seu edifício.

Quais são as características de um edifício saudável?

A criação de um ambiente saudável em todos os espaços do edifício é o que o tornará num local ideal para trabalho e ocupação em geral. Este é um processo que requer uma avaliação completa da infraestrutura existente com sensores HVAC, dispositivos de ponto de ajuste, sensores IoT, etc. Por meio de diversas plataformas, como a EcoStruxture Building Operation, é possível monitorar, controlar e coletar dados e analisar informações úteis para gerenciar a saúde e o bem-estar contínuo dos ocupantes.

A mesma análise pode ajudar a resolver problemas técnicos e de equipamentos e determinar aspectos como o nível de ocupação em tempo real e definir acessos programados às instalações. Isso por meio de plataformas como Security Expert.

Quais são os benefícios de ter um edifício saudável?

A detecção e o monitoramento coordenados o ajudarão a gerenciar a integridade do seu edifício e a melhorar os resultados. Considere as seguintes 4 possibilidades:

Maximize a eficiência do espaço
Dê aos seus ocupantes ou à equipe de gerenciamento do edifício acesso para navegar com segurança pelo espaço ao redor deles.

Melhore o bem-estar dos ocupantes
Possibilitando o controle do ar, temperatura, ruído, luminosidade e outros poluentes que, de acordo com as necessidades e ambiente de trabalho estabelecido, contribui ativamente para reduzir as ausências por doença e permite a produtividade dos colaboradores ao proporcionar segurança.

Melhore a experiência do ocupante
Fornece confiança e controle para avaliar e ajustar seu ambiente.

Reduza os custos operacionais
Ele reduz os custos operacionais ao obter informações por meio de sensores coordenados e conectados para determinar onde e quando tratar os problemas, ajudando ativamente a identificá-los de forma semi-automática.

Esses recursos, por sua vez, permitem conectar os fluxos de dados e observar o desempenho de cada elemento como um todo. Duas das principais vantagens de ter uma construção saudável são as seguintes:

  • Edifícios capacitados com esses dados diminuem as reclamações e aumentam a satisfação dos funcionários.
  • As informações de saúde da IoT podem ser usadas para controlar automaticamente o prédio e as finanças.

Temos a capacidade de combinar todos esses aspectos em uma solução ponta a ponta abrangente e coordenada, de elétrica a mecânica; desde sensores IoT conectados que capturam constantemente os dados do edifício até modelos de aprendizado de máquina que conduzem a manutenção preditiva e dispositivos vestíveis que monitoram a saúde dos ocupantes, enquanto os colocam no controle de seu ambiente.

Além dos padrões sanitários indicados pelas autoridades, devemos considerar medidas que promovam e beneficiem a produtividade e a segurança em escritórios e locais de trabalho.

Você pode começar a colher os frutos de uma construção saudável hoje, aproveitando os dados aos quais já tem acesso. Isso o colocará na vanguarda, já que muitos de seus ocupantes logo estarão usando sensores de saúde que farão relatórios sobre seus dados de construção.

*Artigo escrito por Katya Alejandra Manzano, Key Account Manager Schneider Electric.