Para além da sustentabilidade ambiental, as empresas podem beneficiar de muitas vantagens ao eletrificar a sua frota, tais como custos de reabastecimento mais baixos, redução da carga fiscal na compra de veículos elétricos, maior eficiência energética, maior liberdade de circulação em zonas de baixas emissões (especialmente no centro das cidades), disponibilidade de subsídios públicos ou melhoria da reputação da empresa ao apostar num novo modelo de mobilidade.

A transição gradual para a mobilidade elétrica chegou também ao âmbito empresarial em Portugal e cada vez mais empresas optam por incorporar veículos elétricos nas suas frotas. A componente ambiental desempenha um papel fundamental na motivação das empresas neste processo de transição, uma vez que a sua implementação pode reduzir significativamente as emissões de CO2, o que reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade. A este facto acresce a legislação europeia que, como sabemos, obrigará a que os veículos sejam "zero emissões" a partir de 2035.
Para além da sustentabilidade ambiental, as empresas podem beneficiar de muitas vantagens ao eletrificar a sua frota, tais como custos de reabastecimento mais baixos, redução da carga fiscal na compra de veículos elétricos, maior eficiência energética, maior liberdade de circulação em zonas de baixas emissões (especialmente no centro das cidades), disponibilidade de subsídios públicos ou melhoria da reputação da empresa ao apostar num novo modelo de mobilidade.
A Juice Technology, uma das empresas líderes mundiais na conceção e comercialização de soluções de carregamento de veículos elétricos, propõe uma série de estratégias ou passos a seguir para conseguir uma eletrificação bem sucedida da frota.
- Bom planeamento: Antes de embarcar na viagem da mobilidade elétrica, os operadores de frotas devem analisar minuciosamente a sua situação atual. Avaliar a frota existente, os padrões de condução dos seus funcionários, a infraestrutura de carregamento e os requisitos energéticos. Terá de ser desenvolvido um roteiro claro para a transição, incluindo um calendário e um orçamento, para garantir uma integração perfeita dos veículos elétricos.
- Justificação dos custos de eletrificação: A eletrificação das frotas tem muitas vantagens, mas uma das mais importantes é a redução do custo total de propriedade (TCO). O custo inicial da eletrificação pode ser um pouco elevado, mas a redução da manutenção, dos custos de funcionamento e do abastecimento de combustível pode compensar a diferença. Além disso, o financiamento incentivado pode reduzir os custos de aquisição. Algumas formas de reduzir os custos da frota para dar lugar à eletrificação incluem a formação dos condutores, a monitorização dos veículos e os sistemas telemáticos, bem como a contratação de fornecedores de serviços de reparação e outros parceiros externos.
- Desenvolver a infraestrutura de carregamento: Uma infraestrutura de carregamento robusta é crucial para o êxito da adoção da mobilidade eléctrica. Trabalhar com fornecedores de estações de carregamento, serviços públicos e outras partes interessadas para estabelecer uma rede de carregamento eficiente. Considere a possibilidade de instalar estações de carregamento em locais estratégicos, como o parque de estacionamento do seu escritório, ou opte por soluções de carregamento mais flexíveis, como estações de carregamento portáteis, através das quais o empregado pode carregar o veículo em casa, no escritório ou em qualquer outro local onde exista uma tomada eléctrica, seja ela doméstica ou industrial. Isto garantirá uma experiência de carregamento fiável para os condutores.
- Envolver os condutores: Um bom ponto de partida para a eletrificação é ensinar aos condutores como conduzir e manter um veículo elétrico. É importante assegurar que todos os condutores da empresa são devidamente formados e instruídos sobre o funcionamento, a manutenção e os protocolos de segurança de um veículo elétrico. Familiarizar os funcionários com a tecnologia irá promover a confiança e incentivar a participação ativa no processo de eletrificação.
- Tecnologia e integração: Ao tirar partido das soluções de carregamento inteligentes, os operadores de frotas podem monitorizar remotamente o estado dos veículos, planear os horários de carregamento e otimizar a utilização de energia. Com a j+pilot, a aplicação desenvolvida pela Juice Technology e compatível com todos os modelos de automóveis, cada viagem é automaticamente registada, permitindo que a aplicação mostre quanta energia o automóvel consome e quanta energia de travagem regenerativa é recuperada numa determinada viagem. Isto ajuda a conduzir de forma mais económica e sustentável e também oferece uma experiência personalizada ao condutor, fornecendo dados sobre o comportamento de condução ou permitindo o planeamento remoto de sessões de carregamento.
- Alinhar as compras de VE com o crescimento da infraestrutura de carregamento: Antes de expandir a sua frota elétrica, comece por investigar a sua infraestrutura. Um veículo elétrico não pode funcionar sem um carregador. Ao expandir a sua frota, considere se a sua rede de carregamento, seja através de carregadores fixos ou portáteis, tem a capacidade de suportar esse crescimento.
- Análise de dados, análise e mais análise de dados: Os dados telemáticos sobre o comportamento da frota e os padrões de condução são essenciais para a operação da sua frota. A análise sistemática e contínua destes dados ao longo do tempo ajudá-lo-á a introduzir possíveis medidas correctivas e, consequentemente, a tornar a gestão da sua frota cada vez mais eficiente e sustentável.
Sobre a Juice Technology
A Juice Technology AG, com sede em Bachenbülach, Suíça (perto do Aeroporto de Zurique), é um fabricante global de soluções de carregamento para veículos elétricos. A vasta gama de produtos da empresa inclui postos de carregamento CA e CC e abrange tanto dispositivos móveis leves como carregadores rápidos de grandes dimensões. A Juice tem dominado o mercado mundial de postos de carregamento móveis de 22 kW desde 2014 e é um dos poucos fornecedores de gama completa deste setor.
A facilidade de utilização está no centro do desenvolvimento de produtos da Juice Technology. Todos os produtos são concebidos e projetados com o utilizador em mente para garantir uma utilização intuitiva e eficiente. Com uma orientação consistente para o software, a Juice tem como objetivo tornar todos os postos de carregamento compatíveis entre si e integrá-los num ecossistema de software consistente. Esta estratégia não só permite a facilidade de utilização, como também poupa muito tempo, esforço e custos em termos de desenvolvimento, instalação e utilização.
O Grupo Juice está presente em todo o mundo com escritórios próprios, filiais e empresas parceiras na Europa (região DACH, Reino Unido, Escandinávia, Península Ibérica, França, Itália e grande parte da UE), Ásia (com uma sucursal na China) e América do Norte (com uma sucursal na Florida para os EUA, Canadá e México). A empresa também mantém uma rede global de revendedores. A investigação e o desenvolvimento, o marketing, a administração, as compras/vendas e a logística estão concentrados na sede na Suíça. Este posicionamento central permite à Juice promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e responder de forma flexível às necessidades do mercado global.