A empresa apresenta inovações de energia digital, aumentando a fiabilidade da rede num momento de desafios climáticos globais. As capacidades melhoradas de mitigação de incêndios florestais e tempestades ajudam as empresas de serviços públicos a preparar-se melhor e a gerir eventos climáticos extremos. A implementação avançada do Sistema de Gestão de Recursos Energéticos Distribuídos (DERMS) da Schneider Electric, em parceria com a Elektrilevi, permite a flexibilidade da rede e a integração eficiente de recursos energéticos distribuídos (RED).

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, está a anunciar as suas inovações mais recentes na Enlit 2024. Perante um cenário de pressão crescente sobre o setor da energia, a empresa fornece soluções inteligentes de ponta a ponta em toda a cadeia energética, de forma a permitir que as organizações prosperem.
Os acordos climáticos recentes têm destacado a urgência de modernizar as redes elétricas, com o objetivo de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e aumentar a adoção das energias renováveis. Uma vez que cerca de 40% da rede tem mais de 40 anos, a inovação é necessária para garantir que os sistemas de energia podem integrar novas tecnologias e dar uma resposta eficaz às exigências futuras. A transição para redes equipadas digitalmente facilita a integração de fontes de energia renováveis, ao mesmo tempo que gere as necessidades energéticas emergentes com mais eficiência e fiabilidade.
A Schneider Electric anuncia as seguintes inovações e parcerias na Enlit Europe 2024:
- Avanços nas Subestações Virtuais da Schneider Electric: Enquanto membro da Edge for Smart Secondary Substation Systems (E4S) Alliance, a Schneider Electric vai demonstrar as novas tecnologias necessárias para otimizar a gestão dos fluxos de energia nas Smart Grids. O PowerLogic T300 RTU é virtualizado na plataforma de hardware E4S, simplificando o design da subestação e melhorando as capacidades operacionais.
- Soluções de rede digital (digital grid) para um futuro sustentável: A Schneider Electric continua a reforçar as suas capacidades de rede digital, incluindo:
- Painel de controlo Net-Zero: Integrado com o EcoStruxure ADMS e o EcoStruxure DERMS, o novo dashboard Digital Grid Sustainability Service Net-Zero oferece medidas e KPI de Net-Zero essenciais para monitorizar a descarbonização da rede, ajudando as empresas de serviços públicos a quantificar as emissões e a obter insights para orientar as estratégias de sustentabilidade.
- Flexibilidade da rede: As empresas de serviços públicos de todo o mundo, incluindo a PG&E e a Elektrilevi, estão a trabalhar com a Schneider Electric, implementando o EcoStruxure DERMS para ajudar a gerir a crescente complexidade das restrições da rede causada pelo rápido crescimento dos ativos renováveis distribuídos. A Elektrilevi, empresa de serviços públicos europeia, começou com um projeto de validação de conceito e confirmou os seus próprios critérios de aceitação. Está, agora, no processo de implementação de um projeto completo utilizando a abordagem Stepwise da Schneider Electric.
- Resiliência da rede: A Schneider Electric está a implementar estratégias alimentadas pela plataforma AiDash, utilizando tecnologia de satélite e IA para fornecer insights e análises em tempo real. Estes ajudam as empresas de serviços públicos a preparar-se para condições climatéricas extremas e a reforçar a resiliência da rede.
- Monitorização holística da rede BT: Aborda as complexidades da integração de tecnologias de baixo carbono, garantindo o planeamento, monitorização e operação eficientes da rede de baixa tensão.
- Parceria com a Unareti: A Unareti, operadora do sistema de distribuição italiano (DSO, na sua sigla em inglês), está a otimizar os custos e a melhorar a prestação de serviços para os seus clientes em Milão e Brescia, tirando partido da plataforma EcoStruxure Advanced Distribution Management System (ADMS) da Schneider Electric. A plataforma unificada fornece gestão em tempo real, monitorização de ativos críticos, análise e tomada de decisões com base em dados. Graças a este projeto, a Unareti conseguiu melhorar significativamente a eficiência da sua infraestrutura existente, aproveitando a integração do ADMS e das capacidades de virtualização do PowerLogic T300. Isto permitiu uma maior inteligência ao nível da subestação secundária, reforçando ainda mais a excelência operacional da Unareti. Uma demonstração desta solução está a ser apresentada na Enlit.
- Novas opções de compra: A Schneider Electric está a introduzir pacotes de subscrição para apoiar a jornada de digitalização das operadoras do sistema de distribuição, proporcionando aos clientes acesso às mais recentes funcionalidades em cada nova versão.
- Aparelhagem de Média Tensão Active Plus com EcoCare: Em demonstração pela primeira vez na Enlit, o equipamento Active Medium Voltage da Schneider Electric, combinado com a subscrição do EcoCare, um plano de serviços de próxima geração, é um alicerce robusto para conseguir o máximo desempenho e uma vida útil alargada. O equipamento conectado de forma nativa foi concebido para monitorização remota e análise avançada, proporcionando supervisão 24/7 que ajuda a identificar problemas em fase inicial e a adotar uma abordagem de manutenção baseada em condições.
“À medida que nevegamos pelas complexidades de transição energética, o nosso foco é oferecer soluções abrangentes e de ponta a ponta que acelerem o progresso para todos os stakeholders na cadeia de valor da eletricidade. A integração de Smart Grids e tecnologias digitais inovadoras é essencial para alcançarmos um futuro sustentável,” comentou Frederic Godemel, EVP Power Systems and Services da Schneider Electric. “Na Enlit Europe 2024, estamos a destacar o nosso compromisso para com estes avanços, convidando os líderes do setor da energia a colaborarem na construção de um cenário flexível e resiliente que maximize a eficiência e utilize tecnologias com baixas emissões de carbono. Ao investir nas Grids of the Future (Redes do Futuro), desbloqueamos todo o potencial das energias renováveis e criamos um sistema energético mais limpo e fiável.”
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider Electric é criar Impacto ao capacitar todas as pessoas para tirarem o máximo partido da nossa energia e recursos, conciliando o progresso e a sustentabilidade para todos. Chamamos a isto Life Is On.
A nossa missão é ser o seu parceiro de confiança para a Sustentabilidade e Eficiência.
Somos um líder tecnológico industrial global e oferecemos experiência e conhecimentos de classe mundial em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, infraestruturas resilientes, Data Centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e casas intuitivas. Ancorados na nossa profunda experiência na área, fornecemos soluções integradas de IoT industrial para todo o ciclo de vida ativadas por IA, com produtos, automação, software e serviços conectados, e providenciamos gémeos digitais para permitir o crescimento rentável dos nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas, com um ecossistema de 150.000 colaboradores e mais de um milhão de parceiros a operar em mais de 100 países, para garantir proximidade aos nossos clientes e stakeholders. Incorporamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.
www.se.com/pt