Considerada uma empresa modelo na nível da distribuição, não só pelos resultados nas vendas, mas também pelas relações que estabelece com os seus clientes, fornecedores e colaboradores, a ILUMINA é o primeiro distribuidor da Philips em Portugal, e líder de mercado na distribuição de lâmpadas.

Com um crescimento médio de 30% ao ano, a empresa cresceu este ano um pouco mais, dada a crise económica que se fez sentir. “ As crises, de facto, tornam-nos muito mais fortes!”- afirma Vitor Ganchinho, gerente da Ilumina. “ Numa situação de crise generalizada, os nossos concorrentes retraem-se e encurtam os seus stocks. Ficam com medo daquilo que não conhecem. É aí, em contra-ciclo, que nós entramos. Com a crise instalada, nós investimos forte em mais stocks, organizámo-nos, preparámos aquilo que inevitavelmente iria acontecer e… obviamente aconteceu…”
E continua:
“As lâmpadas são, quer queiramos ou não, um bem de primeira necessidade. Aquilo que vende as lâmpadas não é o preço, é a quantidade de pontos de luz existentes. Com a crise no sector da construção, aquilo que conta é o que está instalado. E aí, é uma questão de ter uma fatia maior ou menor, do mesmo bolo de sempre. O restante é luz com mais ou menos qualidade, com mais ou menos economia de energia, mais ou menos bem aplicada. E nós temos de tudo, bons e maus técnicos. Felizmente alguns muito bons. Mas voltando à questão da distribuição, digo-lhe que de facto, no nosso país a noção de investimento é a de uma “navegação à vista “. Tudo é feito em pequeno, a curto prazo, com o mínimo de comprometimento dos recursos das empresas. E os resultados reflectem isso mesmo: são pequenos…”. Com uma estratégia de consolidação do seu mercado nacional e um estreitar de relações a parceiros de países europeus, na óptica da exportação de luminárias e projectores, a Ilumina deu mais uma vez um salto quantitativo nos seus números e resultados, preparando com muita antecedência o ano de 2009.
Diz: “Este ano estivemos já a preparar aquilo que vai acontecer na empresa em 2011. E fazemo-lo com alguma precisão. Aprendemos a navegar pela luz das estrelas, em alto mar, no meio dos tubarões, e sentimo-nos confortáveis. Sem surpresas, porque nada pior do que desvios quando se trata de atingir objectivos. E os nossos são muito altos.”
Para isso, a equipa de trabalho é fundamental. Na Ilumina trabalham 22 pessoas de excelência, cada uma especializada na sua área de acção. Porventura estas 22 pessoas obtêm resultados similares àqueles que se esperam de empresas com 50 ou 60 pessoas. São pessoas altamente treinadas, conhecedoras, e sobretudo bastante motivadas. “ Nós vendemos ar engarrafado. A noção de fragilidade do produto está subjacente a tudo o que fazemos. …tudo tem de estar bem definido para que o negócio corra conforme o previsto, sem sobressaltos, e para isso a formação tem de ser contínua. Todos sabem um pouco de tudo dentro da empresa, e são depois exímios na sua especialização. Desde a engenharia de computadores, à área criativa, de reciclagem e ambiente, vendas, armazenagem, distribuição, etc. - cada um no seu lugar, a colocar a sua peça na linha de montagem, sendo que o resultado final é francamente bom. Daí a necessidade que sentimos em construir nas nossas instalações um auditório, ferramenta de trabalho que utilizamos frequentemente, não só para dar formação interna, como também para apresentar aos nossos clientes tudo o que de novo vai surgindo no mercado. Com excelentes resultados, a nível da proximidade com os clientes, da sua capacidade de inovar as suas aplicações de equipamentos em obra.
Ao fim de alguns anos a este ritmo frenético de processar lâmpadas, qualquer um dos colaboradores é um especialista, e torna-se francamente melhor do que outro oriundo de um armazém generalista. A formação é contínua. No fundo, aquilo que cada um tem de fazer aqui, para ser melhor todos os dias, é aprender a gerir o seu tempo de trabalho da melhor forma. É isso que nos torna diferentes: a nossa capacidade de gestão do tempo! A empresa tem capacidade de investimento, tem recursos financeiros, tem stocks, mas não tem tempo a mais. É a única coisa que nos falta e pela qual lutamos arduamente. Olhamos para o relógio para continuarmos a ser uma empresa cada vez com mais sucesso. O tempo é algo precioso, que se desperdiça nas outras empresas do sector, mas que aqui é gerido a cronómetro.”
O espírito familiar e o respeito pelo trabalho realizado são visíveis no discurso: “Preocupamo-nos imenso com a qualidade de vida das pessoas que aqui desempenham funções”. Desde a assistência médica, almoços diários gratuitos para todo o pessoal, acesso gratuito a águas, cafés, …chicletes para o “nervoso miudinho” de quem corre todo o dia…., até a um camarote de doze lugares no Estádio da Luz para aqueles que gostam de futebol. Almoçamos juntos todos os dias, conhecemo-nos para além dos assuntos de trabalho, e isso torna-nos mais solidários, mais predispostos a auxiliarmo-nos mutuamente quando chegam os momentos difíceis, quando as coisas “apertam “.
As nossas preocupações passam ainda pela área social. Desenvolvemos acções de solidariedade em instituições sociais que apoiam crianças em escolas. Devolvemos à sociedade mais carenciada um pouco daquilo que nos fica da nossa actividade diária. Fazemos apresentações para miúdos, falamos sobre iluminação, sobre lâmpadas e a sua reciclagem e, obviamente, oferecemos lembranças “ecológicas “a todos os que nos visitam. Os valores que seriam normalmente despendidos em publicidade, entregamo-los a crianças sem pais, àquelas que não têm as possibilidades que têm os nossos filhos. A publicidade é feita pelos nossos clientes e fornecedores a quem pagamos a pronto. Nesta casa todos os fornecedores recebem a pronto ou antecipadamente. Temos crédito em todo o lado e nunca o utilizamos. E porque temos esta imagem, não nos é difícil ter acesso aos melhores preços de mercado. Pelo contrário, eles chegam-nos todos os dias de forma facilitada.
A entidade gestora de resíduos AMB3E tem participado nas nossas acções e é um dos parceiros com quem temos o grato prazer de contar. É uma entidade na qual contamos com muitas pessoas amigas e com uma dinâmica enorme, ou não fosse o seu presidente o Engº Lamy Fontoura (ele perdoar-me-á a inconfidência), um atleta de pista “explosivo “. E depois, a Philips - que nos tem dado um apoio inexcedível, uma multinacional que connosco tem o comportamento de uma empresa muito próxima, diria familiar, gerida por uma pessoa que tem uma vontade de fazer bem do tamanho do mundo, o Sr Rui Pereira. Com ele, não foi a Ilumina que cresceu, foi toda a distribuição Philips que cresceu, os números comprovam-no. É seguramente o responsável directo por um aumento exponencial da representatividade da Philips-Lighting no nosso país, uma pessoa que é o motor de toda uma equipa renovada, jovem, alegre e irreverente, conhecedora, que ali trabalha e nos coloca a nós, distribuição portuguesa, em pé de igualdade com o que de melhor se faz lá fora.
Na Ilumina pensamos muito a distribuição que fazemos, e sabemos fazer tão bem ou melhor do que empresas que chegam de outros países. Existem a trabalhar no nosso país algumas multi-nacionais de distribuição que não nos incomodam porque conhecemos os clientes e mais do que isso, as pessoas. E os portugueses têm algumas particularidades, que não encontramos por exemplo em muitos outros povos europeus, sendo uma delas a sua incapacidade de planear, de programar. Para um alemão, um holandês, é horrível ver como trabalhamos….eles não nos entendem….não acreditam que somos assim. No fim de tudo, aquilo que um gestor que está em França ou em qualquer outro país europeu não pode prever, é a nossa grande capacidade de improviso. E isso não tem cabimento nos planeamentos matemáticos de gabinete. Implica uma grande capacidade de ser criativo, de utilizar o instinto. E não se programa isso….
A todas as dificuldades é preciso dar resposta, e contamos com a Philips como uma entidade sólida, dinâmica, capaz de responder a desafios. Têm a enorme vantagem de ser portugueses como nós, e por isso….entendemo-nos. E não falamos de linguagem, mas de entendimento de processos, de necessidades. De facto, existe uma excelente relação entre as duas empresas. Uma enorme proximidade, um diálogo frequente, a capacidade de prestar esclarecimentos técnicos, de verificação de stocks, de assuntos de logística, tudo isso é permanente. De facto a Philips é uma marca que fez da Ilumina um caso de sucesso na área da distribuição. A marca fez o distribuidor.
Procuramos pela parte que nos toca representar para eles um cliente modelar. Dou-lhe alguns exemplos: Procuramos ir ao encontro dos interesses da marca, disponibilizando as nossas instalações e os nossos clientes para acções de lançamento de produtos o que acontece de forma cada vez mais frequente. Colaboramos também com a Philips na área da logística, elaborando relatórios detalhados acerca das condições de chegada das caixas, dos volumes, das paletes para que da parte da Philips se melhorem as embalagens e a forma de paletizar. Esta interelação tem tido como consequências a existência de muito menos quebras, contribuindo em definitivo para uma melhor sustentabilidade do negócio. Adoptámos com a Philips uma relação de exclusividade de marca. De facto não nos interessa trabalhar qualquer outra que não esta, fazemos aqui os stocks que a marca, por razões estratégicas, não quer ter em Portugal. E isso é para nós uma vantagem, porque na melhor das hipóteses os materiais chegam ao fim de 5/6 dias.
Somos uma empresa certificada. Temos a ISO 9001-Qualidade e a ISO 14001- Ambiente. Estamos neste momento a trabalhar mais duas certificações, uma na área da Iluminação para a Industria Alimentar, e uma outra que tem a ver com Responsabilidade Social.
Se esta forma de estar não for suficiente para distinguir a Ilumina enquanto caso singular, a sua preocupação com a história da iluminação e a cultura do fabrico da lâmpada, são-no certamente. A Ilumina possui um museu de lâmpadas. Ao longo dos 17 anos de existência da empresa, foram recolhidas muitas centenas de exemplares, alguns com uma provecta idade, dos tempos dos filamentos de carvão, expostos num espaço próprio, visitado por muitos clientes, mas também por escolas, infantários, e mesmo por pessoas que sabem da existência que apenas têm a curiosidade de ver algo diferente. Da evolução da lâmpada nas suas inúmeras possibilidades de construção, até à embalagem, o marketing, a corrida à especialização da iluminação, tudo isso é possível ver gratuitamente, sem marcação, a qualquer hora do dia.
A terminar: Dir-lhe-ia que aqui nesta casa, sentimo-nos confortáveis, temos um passado de que nos orgulhamos, um presente que nos obriga a trabalhar muito, de enorme responsabilidade, e um futuro do qual não temos receio. Porque sabemos estar à altura das exigências, porque temos uma confiança enorme numa equipa formada por muito mais do que bons técnicos, bons comerciais, bons administrativos. São sobretudo….boas pessoas. São amigos. E…adoram trabalhar em conjunto.


