Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Top Cable

Instalações de cabos monofásicos vs trifásicos: Explicação das principais diferenças

Publicado: 17 de junho de 2024 Categoria: Artigos técnicos

Na realização de instalações eléctricas, é importante ter em conta o tipo de sistema elétrico que será utilizado. A distribuição de energia numa instalação pode funcionar de duas formas diferentes, definindo o sistema de distribuição e fornecimento de eletricidade. Nestas situações, devemos ter bem claros os conceitos de "monofásicos" e "trifásicos" e, sobretudo, ter bem claras as diferenças entre eles.

Instalações de cabos monofásicos vs trifásicos: Explicação das principais diferenças

DIFERENÇA ENTRE INSTALAÇÕES MONOFÁSICAS E TRIFÁSICAS

Instalações monofásicas

A maior parte das instalações domésticas são monofásicas. Têm uma única fase com uma única corrente alternada e uma potência contratada até 10 kW. O monofásico liga a casa com dois fios: ativo e neutro. O fio neutro é ligado à terra no quadro elétrico.

Instalações trifásicas

As instalações por cabo trifásicas são as formadas por três correntes alternadas diferentes que dividem a instalação em várias partes que são atingidas por uma potência constante. As suas potências normalizadas estão atualmente adaptadas a 400 volts. O trifásico tem quatro fios: três activos (chamados fases) e um neutro. O fio neutro é ligado à terra no quadro elétrico.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CABOS ELÉCTRICOS MONOFÁSICOS E TRIFÁSICOS

Em eletricidade, a fase refere-se à distribuição de uma carga. Tanto os sistemas de alimentação monofásicos como os cabos trifásicos são unidades que utilizam energia eléctrica (CA) com corrente alternada. A principal diferença entre os cabos monofásicos e os cabos trifásicos é a constância do fornecimento.

Cabos para instalações monofásicas

A energia monofásica, normalmente utilizada em ambientes residenciais, é caracterizada por uma única forma de onda de tensão, com a tensão a alternar entre positiva (+) e negativa (-) ao longo do tempo.

Os cabos seguintes podem ser utilizados para alimentar corretamente uma instalação monofásica:

  • Dois condutores: azul (neutro) e castanho (uma fase).
  • Três condutores: azul (neutro), castanho (uma fase) e verde-amarelo (ligação à terra). Um exemplo de tripolar seria o cabo blindado TOXFREE ZH Z1C4Z1-K (AS).

QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES TRIFÁSICAS?

Embora também seja possível ter instalações trifásicas noutros ambientes, os instaladores podem encontrar este tipo de instalação mais frequentemente nas cinco áreas de trabalho seguintes.

  • Aplicações industriais.
  • Fábricas e maquinaria pesada: Motores, bombas e equipamento industrial.
  • Equipamento de soldadura: Para operações de soldadura industrial.
  • Aplicações comerciais.
  • Edifícios de escritórios e centros comerciais: Sistemas de iluminação, HVAC, elevadores e refrigeração.
  • Residencial.
  • Grandes propriedades residenciais: Carregadores de veículos eléctricos e sistemas de ar condicionado de alta capacidade.
  • Infra-estruturas e energia.
  • Distribuição de eletricidade: Transporte eficiente de eletricidade.
  • Energias renováveis: Turbinas eólicas e instalações fotovoltaicas.
  • Outros.
  • Centros de dados: Para servidores e sistemas de refrigeração.
  • Hospitais: Equipamento médico avançado.
  • Indústria alimentar e de bebidas: Processamento e refrigeração industrial.

CABOS PARA INSTALAÇÕES TRIFÁSICAS

A energia trifásica é adequada para equipamento e maquinaria de maiores dimensões, normalmente encontrados em ambientes industriais e comerciais, onde as exigências de energia são maiores.

Ao contrário da energia monofásica, a energia trifásica consiste em três formas de onda de tensão separadas, espaçadas a 120°, assegurando um fluxo elétrico contínuo e equilibrado através de um espaçamento deliberado.

Para fornecer energia numa instalação trifásica, utilizaríamos os seguintes cabos:

Cabos trifásicos

  • Três condutores - cinzento, castanho e preto (as três fases).
  • Quatro condutores - Cinzento, castanho e preto (as três fases) e azul (neutro).
  • Quatro condutores - Cinzento, castanho e preto (as três fases) e verde-amarelo (ligação à terra). Um exemplo de um cabo de 4 condutores são os cabos de baixa tensão TOXFREE ZH RZ1-K (AS).
  • Cinco condutores - cinzento, castanho e preto (as três fases), verde-amarelo (ligação à terra) e azul (neutro).

A mesma instalação pode ser efectuada a partir de cabos unipolares (utilizando dois, três, quatro ou cinco) ou a partir de cabos multipolares com bainha exterior (2x, 3x, 4x ou 5x).

O condutor de ligação à terra é vulgarmente designado por condutor de terra. Liga o terminal de ligação à terra da instalação ao elétrodo de terra ou ao terminal de terra fornecido pela empresa de fornecimento de eletricidade. Para pedir, por exemplo, um cabo de três condutores com uma secção transversal de 1,5 mm² com ligação à terra, indicaríamos 3G1,5mm2 em vez de 3x1,5 mm2. Assim, o “G” indica que um dos condutores é verde-amarelo.

QUAL DEVE SER O TAMANHO DO CONDUTOR DE LIGAÇÃO À TERRA?

O tamanho de um condutor de ligação à terra deve estar em conformidade com a regulamentação local. A dimensão final selecionada deve basear-se na área da secção transversal do condutor de linha.

Precisa de ajuda com a secção transversal do cabo? Contacte o nosso apoio técnico aqui, ou visite a nossa secção transversal na Web Topmatic.

Monofásicos vc Trifásicos