Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

O electricista

Normalização dos quadros eléctricos

Publicado: 12 de abril de 2012 Categoria: Notícias do sector

As tipologias aplicáveis às instalações colectivas prevêem a utilização de quadros de distribuição de piso que se distanciaram das soluções previstas na Norma NP-1272, deixando então de existir uma configuração de caixa de coluna aplicável àquela tipologia.

Normalização dos quadros eléctricos

Em 1976, na falta de normalização específica para os quadros eléctricos mais comuns da alimentação de instalações eléctricas do tipo colectivo, a partir da rede de distribuição, foram editadas pelo IPQ as normas NP-1270, NP-1271 e NP-1272, respectivamente para as portinholas, os quadros de coluna e as caixas de coluna. Estas normas estabeleceram um padrão construtivo de tipologia “Quadro de Caixas”, que se mantiveram e aplicaram por mais de 30 anos. As novas Regras Técnicas (RTIEBT, 2006), vieram trazer uma nova abordagem da regulamentação eléctrica, focalizando-a nas normas internacionais aplicáveis.

Nas mesmas Regras Técnicas e na Parte 8, as tipologias aplicáveis às instalações colectivas prevêem a utilização de quadros de distribuição de piso que se distanciaram das soluções previstas na Norma NP-1272, deixando então de existir uma configuração de caixa de coluna aplicável àquela tipologia. Na verdade existia já um vazio, na medida em que para mais de 4 entradas (limite das NP-1272) tínhamos de utilizar múltiplas caixas de coluna em paralelo.

Esta nova possibilidade de configurar um “quadro de distribuição de entradas” veio trazer uma mais-valia ao dimensionamento e desenho das colunas eléctricas dos edifícios.

Segundo as RTIEBT, à data da sua publicação aplicar-se-iam então as disposições contidas na norma dos conjuntos de aparelhagem (onde normalização dos quadros eléctricos os quadros se inserem), a EN 60439. Esta disposição estará na base da revogação das Normas NP-1271 e NP-1272, segundo se constata no website do IPQ. Assim ficamos com maior flexibilidade no dimensionamento e desenho dos quadros a aplicar em instalações colectivas à luz da normalização aplicável.

Porém, foi recentemente revogada a norma EN 60439, substituída pela nova norma aplicável aos conjuntos de aparelhagem de baixa tensão, a CEI 61439 (2009).

Esta norma tem seis partes, CEI 61439-1 até CEI 61439-6, substituíndo idênticas partes (nem todas coincidentes) da anterior norma. No que respeita aos quadros de distribuição, a parte 3 (CEI 61439-3) é a parte que se aplica, entre outros, aos quadros de distribuição onde se enquadram os do tipo “caixa de coluna”.

Relativamente ao desenho e ensaios dos quadros foram introduzidas novas regras, nalguns casos mais simples e de observância mais simplificada, bastando o desenho e construção de acordo com a norma em vigor.

Estas disposições actualizam automaticamente as Regras Técnicas que delas dependem na sua área de especialidade.