PRYSMIAN

Nova geração de cabos sustentáveis e-SenS

Publicado: 30 de outubro de 2025 Categoria: Notícias do sector

A Prysmian lança a gama e-SenS, uma nova geração de cabos sustentáveis que reduz significativamente a pegada de carbono através do uso de materiais reciclados e de origem vegetal.

Nova geração de cabos sustentáveis e-SenS

A preocupação em reduzir a pegada de carbono e tornar este planeta um lugar mais sustentável é um fator cada vez mais importante no desenvolvimento de projetos de construção. O acesso a financiamentos em condições favoráveis, melhor tributação, o sentido de responsabilidade relativamente ao cuidado com o ambiente, os requisitos regulamentares cada vez mais exigentes em sustentabilidade, no que é conhecido como “Tsunami Regulamentar”, e outros fatores relacionados, são cada vez mais importantes.

A Prysmian apresenta uma resposta inovadora a estas necessidades com uma nova gama de produtos mais sustentáveis. Inovar com a introdução de matérias-primas mais sustentáveis permite-nos disponibilizar cabos que contribuem para uma redução significativa do impacto ambiental.

A nova gama e-Sens é o fruto da procura da excelência em termos de sustentabilidade sem perder uma única caraterística técnica. A aplicação de diferentes tecnologias culminou no desenvolvimento de cabos mais sustentáveis, mantendo os mais elevados padrões de qualidade.

As tecnologias que tornam possível a nova gama e-SenS são as seguintes:


Cobre e alumínio reciclados

É amplamente conhecida a infinita capacidade de reciclagem destes metais. A utilização destes materiais reciclados permite poupanças significativas no consumo de energia e na redução das emissões, tanto na extração como na refinação.

A poupança de energia é estimada em cerca de 90%.

Polietileno reciclado

A utilização de polietileno reciclado obtido a partir dos nossos excedentes de produção permite-nos utilizar um modelo circular de recuperação e reintrodução deste material, resultando em novos cabos com uma pegada de carbono reduzida.


Polietileno de bio-atribuição

Trata-se de um processo de mistura denominado “mass balance” do polietileno tradicional (de origem fóssil) com uma quantidade significativa de polietileno de origem vegetal. Reduzindo assim o impacto ambiental produzido no fabrico de um cabo convencional.

e-SenS | Parques Solares Fotovoltaicos

Nova gama de cabos e-SenS para centrais solares fotovoltaicas, concebidos para reduzir a pegada de carbono.

Esquema de central fotovoltaica com inversores de string

Esquema de central fotovoltaica com inversores de string.

Esquema de central fotovoltaica com caixas combinadoras (SCBs).

Esquema de central fotovoltaica com caixas combinadoras (SCBs).

 Al Voltalene e-SenS CPRO (S)

Al Voltalene e-SenS CPRO (S)

A versão e-SenS, ou seja, melhorada, do cabo de alumínio para baixa tensão do tipo Al XZ1 (S). Fabricado com alumínio e polietileno reciclado, o que permite reduzir as suas emissões CO2 em 24%, o que equivale a 1.818 kg de CO2 por km de cabo (secção 1×240 mm²).

Transporta a energia em BT, tanto em corrente contínua como em alternada, nos parques fotovoltaicos. Para ligar inversores de string com transformadores ou caixas combinadoras (string combiner boxes) com inversores centralizados e estes com transformadores, dependendo da conceção da instalação.

Os novos cabos de alumínio e-Sens são também livres de halogéneos, com baixa emissão de gases tóxicos, baixa opacidade de fumos e baixa emissão de gases corrosivos em caso de incêndio. Além disso, é de salientar as suas excelentes propriedades mecânicas (resistência aos choques, à abrasão, ao rasgamento e à tração) em comparação com outras versões de cabos com outros tipos de revestimentos, como o PVC. A vida útil do cabo está intrinsecamente ligada ao manuseamento durante a instalação, pelo que as boas propriedades mecânicas são muito relevantes na seleção dos cabos e-Sens.

De igual forma, a elevada resistência aos raios ultravioleta faz com que os novos cabos Al Voltalene e-Sens CPRO sejam o melhor companheiro de viagem para as linhas de energia das instalações fotovoltaicas para as secções de linhas expostas diretamente à ação solar. Além disso, suportam as mesmas tensões máximas que os cabos fotovoltaicos da zona de captação H1Z2Z2-K. 1,2/1,2 kV de tensão alternada e 1,8/1,8 kV de tensão contínua, o que excede largamente as tensões utilizadas nos parques fotovoltaicos e também no caso de utilização de sistemas anti-PID.

Prysmian PRYSOLAR e-SenS

Prysmian PRYSOLAR e-SenS

Os cabos Prysmian Prysolar e-Sens são cabos fotovoltaicos melhorados que, graças à utilização de cobre reciclado e polietileno bioatribuído, permitem a redução de 29% de emissões CO2. Equivalente a 101 kg de CO2 por km de cabo (secção 1×4 mm²).

Devido às suas propriedades especiais, o cabo fotovoltaico é o cabo a instalar na área de captação solar. Liga as cadeias fotovoltaicas (strings) aos inversores de string ou às caixas combinadoras.

As novas versões e-Sens dos cabos fotovoltaicos da Prysmian mantêm as boas caraterísticas técnicas das suas antecessoras e são adequadas para estarem permanentemente submersas (AD8) em caso de inundação das instalações subterrâneas. Os cabos também passam no nosso exigente ensaio específico WET-I 1500, mais de 12 000 horas submersos em água a 70 °C e à máxima tensão contínua (1,8 kVdc), reproduzindo as condições reais das instalações fotovoltaicas.

Os cabos fotovoltaicos de conceção melhorada Prysmian Prysolar e-Sens foram concebidos para operar nas condições de intempérie de grandes centrais fotovoltaicas com uma vida útil prevista de 30 anos (superior aos 25 anos estabelecidos pela norma de conceção). Frio, ação solar, altas temperaturas, ozono e até ácidos e bases para instalações industriais são condições para as quais os nossos cabos foram testados. A sua adequação técnica é acreditada pela TÜV Rheinland, um laboratório independente de reconhecido prestígio internacional.

As novas soluções e-SenS foram concebidas para todos os projetos em que é necessária uma redução significativa das emissões de CO2, como os projetos renováveis, que desempenham um papel crucial na luta contra as alterações climáticas.

A Prysmian fornece agora soluções de cablagem para centrais Solares Fotovoltaicas, a fim de reduzir o impacto ambiental de cada projeto antes da sua entrada em funcionamento. Com a gama e-SenS, para além de promovermos o desenvolvimento de centrais solares mais sustentáveis, também reafirmamos o nosso compromisso de liderar o caminho para uma transição energética que minimize o impacto ambiental e incentive o crescimento sustentável tanto para as pessoas como para o planeta.

Os cálculos de poupança de emissões de CO2 proporcionados foram realizados pela Anthesis Lavola, com base nos dados das DAP —Declarações Ambientais de Produto— dos cabos padrão, verificadas pela AENOR através do programa GlobalEPD.

Fabricada localmente, a gama e-SenS também reduz o impacto do transporte da fábrica para a obra. A produção de km 0 aumenta a poupança de emissões poluentes.

Mais uma vez, a Prysmian, líder mundial no fabrico de cabos e sistemas de energia, estabelece um ponto de viragem única no setor com a nova gama e-SenS, respondendo às necessidades do mercado e demonstrando mais uma vez o seu compromisso com o planeta.

Recomende e instale cabos e-SenS e, para além da qualidade e fiabilidade das suas instalações, dará o seu contributo para um futuro mais sustentável. A satisfação pelo trabalho bem feito.