Hoje, muitas das atividades diárias que antes fazíamos de forma rotineira, como ir às compras, usar transportes públicos ou ir a um café ou restaurante tornaram-se objeto de preocupação, consequência da pandemia que vivemos e que se tornou num dos maiores e mais prioritários desafios a enfrentar a nível global. A comprovada eficácia da tecnologia ultravioleta (UV-C) na inativação do vírus SARS-CO-V2, torna-se mais relevante como ferramenta de desinfeção. Empresas e instituições procuram soluções para proporcionar um espaço "livre de vírus" para que as pessoas se sintam seguras quando trabalham, aprendem, viajam, fazem compras ou praticam exercício.

Soluções para um espaço "livre de vírus"
A tecnologia ultravioleta fornece um meio rápido, poderoso e altamente eficaz de desinfeção contra vírus e bactérias, desempenhando um papel vital na purificação do ar e na desinfeção de superfícies e objetos em escolas, lojas de retalho, hotéis, indústria, escritórios, espaços públicos e hospitais, e proporcionando às pessoas um espaço livre de vírus.
A Signify tem feito eco desta necessidade global de procurar alternativas para a desinfeção do ar, superfícies e objetos, aumentando a sua capacidade de produção e expandindo o seu portfólio de soluções baseadas nesta tecnologia. A Signify tem estado na vanguarda da tecnologia ultravioleta há mais de 35 anos, pelo que tem um histórico comprovado de inovações em UV-C, com soluções desenhadas, fabricadas e instaladas de acordo com os mais elevados padrões de segurança.
Na sua busca para resolver esta necessidade global e completar o seu portfólio de produtos, a Signify adquiriu no verão passado os ativos da Germinicidal Lamps & Applications (GLA), uma pequena empresa sediada nos Países Baixos com uma vasta experiência em soluções de desinfeção de ar através de soluções baseadas na tecnologia ultravioleta. Ao mesmo tempo, a empresa tomou a decisão de aumentar em 8 vezes a capacidade de produção de produtos e soluções UV-C nos próximos meses.
Eficácia testada
A radiação UV é a parte do espectro eletromagnético entre 100-400 nanómetros (nm) e é dividida em três tipos diferentes, A, B e C. No caso da radiação UV-C, considerada como um agente desinfetante eficaz e fiável, está entre 100-280nm, permanecendo invisível ao olho humano. A radiação ultravioleta funciona decompondo as cadeias de ADN e ARN de vírus e bactérias inativando-as e alcançando assim a desinfeção. A este respeito, os Laboratórios Nacionais de Doenças Infeciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston nos EUA validaram a eficácia das soluções UV-C na ativação de vírus e bactérias, incluindo o SARS-COV-2, o vírus que causa o COVID-19.
Para obter estes resultados, durante a pesquisa, o Dr. Anthony Griffiths, Professor de Microbiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston e sua equipa, tratou o material inoculado com diferentes doses de radiação UV-C e avaliou a capacidade de inativação em várias condições. A equipa aplicou uma dose de 5mJ/cm2, resultando numa inativação do vírus SARS-COV-2 de 99% em 6 segundos. Com base nos dados, foi determinado que uma dose de 22mJ/cm2 causará uma redução de 99,9999% em 25 segundos.
Nivel segurança extra na desinfeção
Para responder à procura crescente de novos pedidos de desinfeção baseados em UV-C e abordar os requisitos de segurança associados, a Signify adotou as Diretrizes de Segurança publicadas pela Gobal Lighting Association. A empresa aplicou estas orientações e outras normas aplicáveis à sua nova gama de soluções de desinfeção UV-C.
Estas orientações são desenvolvidas para ajudar os utilizadores e fabricantes a garantir a segurança da tecnologia e dos produtos UV-C. Assumem como base os princípios das normas internacionalmente aceites, como o IEC 62471 ou a norma de segurança fotobiológica, e prescrevem salvaguardas técnicas e processuais adicionais.
Através da utilização de medidas de irradiação normalizadas e da classificação de grupos de risco para a utilização de produtos UV, as orientações fornecem requisitos técnicos adicionais para garantir a segurança da utilização, tais como a deteção de presenças, o acesso controlado, a contenção, bem como orientações detalhadas sobre a utilização de rótulos de aviso, manuais de utilizador e instruções de formação para a utilização segura da tecnologia UV-C.
Neste sentido, todos os produtos são instalados seguindo estas medidas de segurança, de acordo com os requisitos e instruções para evitar que pessoas e animais sejam expostos a esta tecnologia, uma vez que pode ser prejudicial para os seus olhos e pele. Por isso, algumas soluções requerem espaços vazios de pessoas e animais, enquanto noutros casos, pelo próprio desenho do produto, pode haver pessoas durante a sua utilização, como é o caso das soluções de desinfeção do ar.
Ao mesmo tempo, para garantir a segurança dos seus produtos, a Signify trabalha desde o momento do desenvolvimento do produto, até ao fabrico e instalação, para garantir que todas as normas e regulamentos em vigor sejam cumpridos.
Uma solução para cada aplicação
As luminárias Philips UV-C Upper air para purificação de ar são instaladas em teto ou parede,a uma altura mínima de 2,3 metros, o que, em combinação com a sua ótica e proteção, permite a presença de pessoas e a atividade habitual dos mesmos na parte inferior das salas. Estas luminárias são responsáveis por purificar continuamente o ar nas camadas superiores.
Paralelamente, para a desinfeção superficial, as réguas de desinfeção Philips UV-C com instalação permanente do teto permitem a desinfeção das zonas quando não há presença de pessoas e animais. A desinfeção é feita num espaço fechado e por um tempo controlado. Esta solução de limpeza deve ser utilizada em combinação com sistemas de controlo e segurança, como o Philips Dynalite PDUVCC, para garantir níveis adicionais de proteção.
Por outro lado, a câmara de desinfeção Philips UV-C BioShift permite a desinfeção de objetos profissionais e partilhados, em questão de minutos. Está disponível em dois tamanhos e consegue a desinfeção de objetos sem a utilização de produtos químicos, que podem danificar ou deteriorar as superfícies dos mesmos.
Uma gama crescente que procura ajudar na desinfeção de vírus e bactérias, garantindo eficácia e segurança para cada área de utilização e aplicação.
Caso de sucesso na Alemanha
E foi nessa procura que os supermercados EDEKA Clausen de Hamburgo, Alemanha, quiseram adicionar uma camada extra de segurança às suas instalações, de modo a que tanto os seus colaboradores como os seus clientes realizassem as suas atividades de forma mais segura e tranquila.
"Orgulhamo-nos de ser o primeiro supermercado na Alemanha a adicionar mais uma camada de limpeza ao nosso conceito de higiene com as soluções UV-C da Signify "- Dr. Dirk-Uwe Clausen, Director Geral EDEKA Clausen.
A EDEKA Clausen, com a ajuda do Signify, instalou 31 luminárias de parede Philips UV-C para purificação de ar, cobrindo a área de 1.315,70m2 do supermercado. Desta forma, as luminárias, colocadas a uma altura entre 3,2 e 3,5 metros, purificam continuamente as camadas superiores do ar, graças à convecção natural ou à circulação de ar, permitindo em simultâneo a presença de pessoas durante o seu funcionamento. Além disso, o supermercado conta também com soluções para desinfetar objetos de utilização comum, através das câmaras de desinfeção UV-C da Philips BioShift.
A instalação e o comissionamento de todas as soluções foram realizadas por um parceiro certificado, perito em tecnologia de construção inteligente, para a realização de todos os cálculos, inspecções e medições garantindo que a exposição à radiação se mantenha abaixo dos limites de segurança permitidos.
Para mais informações sobre as nossas soluções UV-C, aceda aqui: https://www.lighting.philips.pt/produtos/uv-c
Folheto com as nossas soluções UV-C https://www.assets.signify.com/is/content/Signify/Assets/philips-lighting/portugal/20201105-brouchure-uvc-eu.pdf
Video: https://www.youtube.com/watch?v=G3nwNBrEUV8&feature=emb_logo


