As novidades reforçam a missão da empresa de descarbonizar a infraestrutura digital, ao mesmo tempo que permite que os clientes implementem soluções de Data Center mais sustentáveis e preparadas para IA, em escala e em qualquer lugar. O novo design de referência GB200 NVL72, desenvolvido em conjunto com a NVIDIA, proporciona uma arquitetura comprovada, validada e altamente eficiente em termos energéticos para suportar o novo chip Blackwell da NVIDIA. A empresa anuncia ainda a UPS Galaxy VXL, o sistema de proteção de energia de alta densidade mais compacto da indústria, para IA, Data Centers e cargas de trabalho elétricas de grande escala.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, acelerou as suas soluções de Data Center de ponta a ponta preparadas para IA com novos lançamentos que abordam os desafios urgentes da energia e da sustentabilidade, impulsionados pela alta procura de sistemas de IA.
A primeira novidade é um novo design de referência de Data Center, desenvolvido em conjunto com a NVIDIA, que vai apoiar clusters de IA de alta densidade e refrigeração líquida de até 132 kW por rack. Otimizado para os chips GB200 NVL72 e Blackwell da NVIDIA, o design simplifica o planeamento e a implementação com arquiteturas comprovadas e validadas, abordando os desafios únicos da utilização de refrigeração líquida em escala.
Para além disso, a Schneider Electric apresentou também a sua nova fonte de alimentação ininterrupta (UPS) Galaxy VXL, a UPS de alta densidade mais compacta da indústria, concebida para IA, Data Centers e cargas de trabalho elétricas de grande escala. A UPS Galaxy VXL oferece poupanças de espaço de 52% em comparação com a média da indústria e, com uma densidade de potência de até 1.042 kW/m², esta UPS modular escalável de 1.25 MW foi concebida para fornecer energia mais eficiente num tamanho mais pequeno e de alta densidade.
Ambas as inovações fazem parte das soluções para Data Center de ponta a ponta e preparadas para IA da Schneider Electric, que se focam em três áreas principais, incluindo o desenvolvimento de uma estratégia de energia para a era da IA; a instalação de uma infraestrutura avançada; e consultoria de sustentabilidade. As soluções visam trazer benefícios aos proprietários e operadores de Data Centers à medida que estes implementam uma infraestrutura de alta densidade e eficiente em termos energéticos para suportar cargas de trabalho de IA da forma mais sustentável possível.
“O impacto energético e ambiental da IA está a crescer a um ritmo nunca visto, e é fundamental diminuir a curva energética, encontrando novas formas de descarbonizar os Data Centers e a infraestrutura digital,” comentou Pankaj Sharma, Executive Vice President, Data Centers & Networks da Schneider Electric. “Na Schneider Electric estamos empenhados em quebrar barreiras, estabelecer novos padrões e moldar o futuro da IA, ao mesmo tempo que protegemos o ambiente. Isto requer uma abordagem estratégica da rede para o chip, para o chiller, e mais além.”
Parceria com a NVIDIA
O mais recente design de referência de Data Centers da Schneider Electric foi desenvolvido em conjunto com a NVIDIA para suportar clusters de IA com refrigeração líquida, e ao mesmo tempo abordar os desafios únicos da implementação de refrigeração líquida em ambientes de hiperescala, colocation e Data Centers de grande escala.
Com base na parceria entre ambas as empresas, o design de referência inclui opções para unidades de distribuição de refrigerante líquido para líquido (CDUs) e refrigeração líquida direta para o chip, e partilha planos mecânicos e elétricos abrangentes para garantir operações mais sustentáveis e eficientes em termos de energia para os Data Centers de IA do futuro.
Desenvolvido com as ferramentas de software da Schneider Electric, incluindo o Ecodial e o EcoStruxure™ IT Design CFD, o design pode ser personalizado para dar resposta aos requisitos específicos da carga de trabalho de IA, ao mesmo tempo que ajuda os utilizadores a tirar partido dos designs de infraestrutura mais sustentáveis e eficientes em termos de energia para aplicações de alta densidade.
“Construir o futuro da computação acelerada e da IA requer velocidade e um alicerce sólido,” afirmou Jensen Huang, Fundador e CEO da NVIDIA. “O nosso trabalho com a Schneider Electric permite que os clientes projetem os avanços tecnológicos do mundo numa infraestrutura estável e resiliente. Juntos, estamos a criar Data Centers de IA construídos especificamente para computação acelerada, suportando arquiteturas complexas que são essenciais para fornecer inteligência digital a todas as empresas e indústrias.”
Soluções de Data Center de IA de ponta a ponta
As novidades da Schneider Electric, reveladas ontem num evento virtual, reforçam os compromissos da empresa com criar soluções de Data Center de ponta a ponta abrangentes, sustentáveis e preparadas para a IA, ajudando os clientes a descarbonizar a sua infraestrutura digital em qualquer lugar no mundo. Focam-se em três áreas principais, incluindo:
- Estratégia de Energia para a era da IA: A Schneider Electric apoia as empresas a garantir energia renovável e a otimizar a produção de energia no local com diversas fontes, como eólica, solar e hidrogénio. Fornece serviços como a seleção do local e a análise geográfica com base nos planos de implementação dos clientes e permite a produção de energia no local através do AlphaStruxure, que garante velocidade de comercialização, bem como a fiabilidade, resiliência e sustentabilidade das fontes de energia escolhidas.
- Soluções de Infraestrutura Avançadas: A Schneider Electric desenvolveu um portefólio abrangente de sistemas de infraestrutura de alta densidade e eficiência energética para diversos requisitos de IA que excedem os 100kW por bastidor. Isto inclui componentes de infraestrutura de Data Center de grid-to-chip e chip-to-chiller, monitorização remota alimentada por IA, e software de gestão de energia e serviços digitais para otimização do ciclo de vida.
A nova UPS Galaxy VXL da Schneider Electric é a mais recente adição ao seu portefólio de infraestruturas de ponta a ponta avançadas. Pela primeira vez na história, esta nova UPS oferece aos clientes módulos de potência escaláveis de 125 kW num espaço de 3U – sendo capaz de suportar até 1.25 MW de carga crítica numa única estrutura – e até 5 MW com 4 unidades em paralelo em apenas 4.8m2 de espaço.
Para além disso, para lidar com o aumento das temperaturas das cargas de trabalho de alta densidade, a Schneider Electric assinou recentemente um acordo para adquirir participação maioritária na Motivair Corporation, melhorando assim o seu portefólio de refrigeração líquida e reforçando a sua experiência em refrigeração líquida direta ao chip e soluções térmicas de alta capacidade.
- Eficiência e Sustentabilidade: A divisão de Sustainability Consulting da Schneider Electric ajuda os clientes a ultrapassar os objetivos de descarbonização através de estratégias de sustentabilidade personalizadas, avaliações de emissões e programas de envolvimento de fornecedores. Estes serviços de consultoria global oferecem aos clientes insights baseados em dados fornecidos pelo EcoStruxure Resource Advisor e são apoiados por 2.400 especialistas em mais de 100 países.
Diminuir a curva energética da IA
A Schneider Electric também defende uma abordagem científica para diminuir a curva do consumo de energia. No cerne desta abordagem está a utilização da “inteligência energética para uma IA sustentável”. A Schneider Electric acredita que isto pode ser alcançado através da integração da infraestrutura do Data Center com aplicações orientadas para a IA.
Desta forma, os setores conseguem não apenas mitigar a pegada energética da IA, como também utilizar as capacidades de monitorização e os insights da IA como ferramentas para implementarem esforços de descarbonização mais amplos. Alcançar esta visão requer um esforço unido para implementar soluções sustentáveis e alavancar o potencial da IA de forma a impulsionar a eficiência em todos os setores.
“Estima-se que, em 2027, o consumo de eletricidade dos Data Centers represente 2.5% da procura global, estando os 97.5% restantes espalhados por setores como edifícios, produção, transporte e energia,” expôs Sean Graham, Research Director, Cloud to Edge Datacenter Trends da IDC. “Ao mesmo tempo que os Data Centers tentam alcançar os seus próprios objetivos net-zero por entre um crescimento sem precedentes, a verdadeira promessa de sustentabilidade está em tirar partido da IA para descarbonizar cadeias de valor inteiras nas várias indústrias. Tal como a Schneider Electric e a NVIDIA demonstraram, a colaboração e a inovação a longo prazo são essenciais para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade.”
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider Electric é criar Impacto ao capacitar todas as pessoas para tirarem o máximo partido da nossa energia e recursos, conciliando o progresso e a sustentabilidade para todos. Chamamos a isto Life Is On.
A nossa missão é ser o seu parceiro de confiança para a Sustentabilidade e Eficiência.
Somos um líder tecnológico industrial global e oferecemos experiência e conhecimentos de classe mundial em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, infraestruturas resilientes, Data Centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e casas intuitivas. Ancorados na nossa profunda experiência na área, fornecemos soluções integradas de IoT industrial para todo o ciclo de vida ativadas por IA, com produtos, automação, software e serviços conectados, e providenciamos gémeos digitais para permitir o crescimento rentável dos nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas, com um ecossistema de 150.000 colaboradores e mais de um milhão de parceiros a operar em mais de 100 países, para garantir proximidade aos nossos clientes e stakeholders. Incorporamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.
www.se.com/pt