A Schneider Electric reforça o seu compromisso com a transparência ambiental ao lançar o Environmental Data Program, fornecendo 14 atributos de dados ambientais para mais de 110.000 produtos. A iniciativa permite que empresas façam escolhas mais sustentáveis e informadas, alinhadas com regulamentações e metas climáticas cada vez mais exigentes.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, lançou o seu Environmental Data Program. Esta iniciativa, que tem por base o legado da etiqueta Green Premium, oferece aos clientes acesso exclusivo a informações sobre o impacto ambiental dos seus produtos, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e baseadas em dados, bem como cumprir com confiança os requisitos regulamentares em evolução.
A Schneider Electric tem sido frequentemente reconhecida como líder em sustentabilidade – incluindo ser nomeada a empresa mais sustentável do mundo pela Time Magazine e Statista em 2024, e também pela Corporate Knights, pela segunda vez, em janeiro de 2025. Foi este compromisso com a liderança ambiental e a crescente procura de transparência por parte dos clientes que levou ao lançamento deste programa.
Ao fornecer informações críticas, como a pegada de carbono, a eficiência energética, a embalagem, o conteúdo reciclado, entre outros, a Schneider Electric ajuda os clientes a fazer escolhas que se alinham com os seus objetivos de sustentabilidade, permitindo-lhes monitorizar, compreender e reduzir o seu próprio impacto ambiental da melhor forma.
A empresa partilha agora informações sobre 14 atributos de dados ambientais, em comparação com os cinco anteriormente divulgados pelo seu programa Green Premium Label, oferecendo uma compreensão mais abrangente do impacto ambiental de um produto. Estes 14 atributos estão disponíveis online para 110.000 referências comerciais. A Schneider Electric pretende oferecer a mesma cobertura para 155.000 referências comerciais até ao final do ano, cobrindo 80% do volume de negócios de produto – acima dos atuais 70%.
Uma vez que 2024 foi oficialmente o ano mais quente do planeta, a urgência para acelerar os progressos em matéria de ambiente e ação climática nunca foi tão clara. Ao mesmo tempo, estudos mostram que a economia global é apenas 7.2% circular. As evoluções regulamentares dos últimos anos (como a potencial Diretiva da UE relativa às Declarações Ecológicas) têm vindo a elevar a fasquia da transparência e da responsabilidade. Os dados fornecidos pelo Environmental Data Program vão facilitar aos clientes a utilização destas métricas, tanto para fins de negócios como para fins de conformidade e elaboração de relatórios. A transparência dos dados ambientais é fundamental, tanto para a descarbonização como para a competitividade, dois objetivos que vão definir os próximos tempos. Em última análise, trata-se de impulsionar as escolhas graças a dados de maior qualidade, mais claros e mais fiáveis.
“Com mais de 15 anos de experiência em dados ambientais de produtos, construímos um legado de confiança e transparência. Agora, com o Environmental Data Program, estamos a estabelecer uma nova referência para a acessibilidade e o desempenho dos dados ambientais,” explicou Chris Leong, Chief Sustainability Officer da Schneider Electric. “Continuamos comprometidos com ajudar os nossos clientes e parceiros em todo o setor a continuarem a tomar decisões informadas, responsáveis e baseadas em dados, com a transparência no seu cerne para uma utilização melhor, mais duradoura e repetida.”
Céline Coulibre-Duménil, Chief Sustainability Officer da Rexel, líder mundial na distribuição de material elétrico, valoriza o Environmental Data Program: “É uma obrigação dar acesso aos clientes a dados mais transparentes e factuais sobre os produtos, para os ajudar a tomarem decisões informadas sobre o impacto ambiental das suas escolhas. Apoiamos a ambição da Schneider Electric de influenciar a indústria no sentido de uma maior transparência ambiental dos produtos.” |