Nova One Digital Grid Platform da Schneider Electric usa IA para modernizar redes, reforçar a resiliência e melhorar a eficiência sem trocar sistemas existentes.
Plataforma habilitada por IA integra planeamento, operações e gestão de ativos – sem necessidade de renovar os sistemas existentes.
Fornece estimativas em tempo real sobre o restabelecimento dos serviços – incluindo durante tempestades e cortes preventivos gerais por motivos de segurança –, melhorando a comunicação e transparência para os clientes.
A Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, anunciou a disponibilidade da sua One Digital Grid Platform – uma plataforma de software unificada e habilitada por Inteligência Artificial (IA), concebida para ajudar as empresas de serviços públicos a modernizar-se mais rapidamente, a reforçar a resiliência da rede e a reduzir os custos de energia. A plataforma foi lançada simultaneamente na Enlit Europe, em Espanha – evento que reúne mais de 15.000 profissionais de 130 países –, e no Innovation Summit North America, em Las Vegas, que reúne mais de 2.500 líderes empresariais e inovadores no mercado para acelerar soluções práticas rumo a um futuro energético mais resiliente, acessível e inteligente.
A One Digital Grid Platform combina planeamento, operações e gestão de ativos numa plataforma modular com IA desenvolvida para empresas de serviços públicos – facilitando a inovação sem investimentos elevados em atualizações de infraestrutura. A solução disponibiliza ferramentas integradas para reforçar a fiabilidade, melhorar a eficiência e otimizar a comunicação com os clientes.
“A eletricidade alimenta o progresso, e o mundo atual exige mais do que simples fornecimento – exige resiliência, fiabilidade e sustentabilidade,” afirmou Frédéric Godemel, Executive Vice President of Energy Management da Schneider Electric. “Com a One Digital Grid Platform, estamos a capacitar as empresas de serviços públicos para tirarem o máximo partido da tecnologia, transformando infraestruturas envelhecidas em redes inteligentes e preparadas para o futuro. É assim que construímos uma rede que não apenas garante energia, como também impulsiona a descarbonização e oferece eletricidade acessível para todos.”
Dar resposta ao aumento da procura energética nos EUA
De acordo com o Sustainability Research Institute da Schneider Electric, a instabilidade da rede custa milhares de milhões de dólares às empresas norte-americanas todos os anos. Os modelos indicam que o país terá de adicionar 1.000–2.000 terawatts-hora (TWh) de eletricidade por década para dar resposta à procura causada pelo processamento de IA, a indústria e a eletrificação. (Um TWh alimenta cerca de 90.000 casas durante um ano.) Para enfrentar este desafio, os EUA devem expandir rapidamente a capacidade através da geração distribuída, melhorar a eficiência energética com tecnologias digitais e modernizar a rede. A One Digital Grid Platform é uma solução crítica para ultrapassar este desafio extraordinário.
“Sem uma ação rápida, os EUA arriscam estrangulamentos na rede, crises de acessibilidade e oportunidades económicas perdidas,” disse Ruben Llanes, CEO of Digital Grid da Schneider Electric. “A nossa nova plataforma oferece a inteligência, a velocidade e a flexibilidade necessárias para modernizar operações, integrar energias renováveis e escalar capacidades avançadas – ajudando as empresas de serviços públicos a reduzir cortes dispendiosos e a melhorar a estabilidade da rede. Estas empresas podem reforçar a rede desde já e adaptar soluções às suas necessidades – construindo os alicerces de um ecossistema energético inteligente e conectado.”
Desbloquear o poder da IA para uma rede mais fiável
Tendo por base as soluções EcoStruxure™ ADMS, DERMS e ArcFM da Schneider Electric, a plataforma utiliza IA e dados em tempo real para acelerar a resposta a interrupções no fornecimento e melhorar a comunicação. As novas capacidades habilitadas por IA incluem:
Tempo Estimado de Recuperação (ETR, na sua sigla em inglês): Quando ocorre uma falha devido a tempestades, incêndios florestais ou cortes gerais preventivos por motivos de segurança, o ETR oferece estimativas de restabelecimento baseadas em dados – ajudando os clientes a manter-se informados. Utiliza dados em tempo real da rede, previsões meteorológicas, disponibilidade de equipas e padrões históricos para prever e atualizar os tempos de recuperação. Esta funcionalidade integra também ferramentas de preparação para tempestades da AiDASH.
Assistente Grid AI: Integrado no EcoStruxure™ ADMS, apoia a resolução de problemas em tempo real e otimiza o desempenho da rede. Simplifica fluxos de trabalho dos operadores e a tomada de decisão, ajudando as empresas de serviços públicos a dar respostas mais rápidas e eficazes.
Ajustes do Modelo de Rede com base em IA: Utiliza IA para alinhar dados de mapeamento, operações e clientes, detetando e corrigindo discrepâncias entre o modelo digital e as condições reais da rede. Isto melhora a precisão, aumenta a fiabilidade e reduz os custos operacionais.
Oferecer Flexibilidade na Cloud + no local às empresas de serviços públicos
Desenvolvida pela Schneider Electric, a plataforma opera no Microsoft Azure – uma base híbrida segura e escalável para a modernização da rede. A Schneider Electric integra-se com o serviço Microsoft Azure OpenAI, o Defender for IoT, o Sentinel e o Azure Arc para fornecer escalabilidade, cibersegurança e processamento de dados em tempo real para operações de rede dinâmicas e insights orientados por IA.
“Juntamente com a Schneider Electric, estamos a levar o poder do Microsoft Azure e da IA às empresas de serviços públicos para inovarem mais rapidamente, reduzirem interrupções de fornecimento e melhorarem a eficiência,” declarou Darryl Willis, Corporate Vice President Energy & Resources Industry da Microsoft. “Esta colaboração entrega inteligência em tempo real para melhorar a fiabilidade, acelerar a adoção de energia limpa e reforçar a resiliência da rede para comunidades e empresas.”
Capacidades comprovadas de Smart Grid apoiadas por resultados
A nova plataforma tem por base as décadas de liderança da Schneider Electric em software de gestão de redes e impacto real no terreno. As utilities que utilizam o ADMS da Schneider Electric – uma parte nuclear da plataforma – alcançaram, segundo um estudo recente da Forrester Consulting:
184% ROI
62 milhões de dólares em benefícios de negócio
40 milhões de dólares de ganhos financeiros líquidos
Retorno do investimento em 16 meses
Para além dos retornos financeiros, as empresas de serviços públicos reportam melhorias operacionais mensuráveis:
Até menos 20% de penalizações por interrupções no fornecimento, graças a tempos de resposta mais rápidos e à automação;
Até 65% de poupança de tempopara operadores de sala de controlo que gerem operações de interrupções de fornecimento e rede;
As equipas de campo identificaram e resolveram problemas até 35% mais rapidamente – reduzindo os tempos de inatividade e restaurando a energia mais rapidamente;
Cibersegurança robusta para proteger infraestrutura crítica.
A One Digital Grid Platform já está disponível a nível global. Para saber mais, por favor visite: https://www.se.com/us/en/work/campaign/energy-intelligence/