SCHNEIDER ELECTRIC

Schneider Electric anuncia plataforma One Digital Grid para ajudar as empresas de serviços públicos a modernizar e abordar os custos de energia

Publicado: 25 de novembro de 2025 Categoria: Notícias do sector

Nova One Digital Grid Platform da Schneider Electric usa IA para modernizar redes, reforçar a resiliência e melhorar a eficiência sem trocar sistemas existentes.

Schneider Electric anuncia plataforma One Digital Grid para ajudar as empresas de serviços públicos a modernizar e abordar os custos de energia
  • Plataforma habilitada por IA integra planeamento, operações e gestão de ativos – sem necessidade de renovar os sistemas existentes.

  • Fornece estimativas em tempo real sobre o restabelecimento dos serviços – incluindo durante tempestades e cortes preventivos gerais por motivos de segurança –, melhorando a comunicação e transparência para os clientes.

A Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, anunciou a disponibilidade da sua One Digital Grid Platform – uma plataforma de software unificada e habilitada por Inteligência Artificial (IA), concebida para ajudar as empresas de serviços públicos a modernizar-se mais rapidamente, a reforçar a resiliência da rede e a reduzir os custos de energia. A plataforma foi lançada simultaneamente na Enlit Europe, em Espanha – evento que reúne mais de 15.000 profissionais de 130 países –, e no Innovation Summit North America, em Las Vegas, que reúne mais de 2.500 líderes empresariais e inovadores no mercado para acelerar soluções práticas rumo a um futuro energético mais resiliente, acessível e inteligente.

A One Digital Grid Platform combina planeamento, operações e gestão de ativos numa plataforma modular com IA desenvolvida para empresas de serviços públicos – facilitando a inovação sem investimentos elevados em atualizações de infraestrutura. A solução disponibiliza ferramentas integradas para reforçar a fiabilidade, melhorar a eficiência e otimizar a comunicação com os clientes.

“A eletricidade alimenta o progresso, e o mundo atual exige mais do que simples fornecimento – exige resiliência, fiabilidade e sustentabilidade,” afirmou Frédéric Godemel, Executive Vice President of Energy Management da Schneider Electric. “Com a One Digital Grid Platform, estamos a capacitar as empresas de serviços públicos para tirarem o máximo partido da tecnologia, transformando infraestruturas envelhecidas em redes inteligentes e preparadas para o futuro. É assim que construímos uma rede que não apenas garante energia, como também impulsiona a descarbonização e oferece eletricidade acessível para todos.”

Dar resposta ao aumento da procura energética nos EUA

De acordo com o Sustainability Research Institute da Schneider Electric, a instabilidade da rede custa milhares de milhões de dólares às empresas norte-americanas todos os anos. Os modelos indicam que o país terá de adicionar 1.000–2.000 terawatts-hora (TWh) de eletricidade por década para dar resposta à procura causada pelo processamento de IA, a indústria e a eletrificação. (Um TWh alimenta cerca de 90.000 casas durante um ano.) Para enfrentar este desafio, os EUA devem expandir rapidamente a capacidade através da geração distribuída, melhorar a eficiência energética com tecnologias digitais e modernizar a rede. A One Digital Grid Platform é uma solução crítica para ultrapassar este desafio extraordinário.

“Sem uma ação rápida, os EUA arriscam estrangulamentos na rede, crises de acessibilidade e oportunidades económicas perdidas,” disse Ruben Llanes, CEO of Digital Grid da Schneider Electric. “A nossa nova plataforma oferece a inteligência, a velocidade e a flexibilidade necessárias para modernizar operações, integrar energias renováveis e escalar capacidades avançadas – ajudando as empresas de serviços públicos a reduzir cortes dispendiosos e a melhorar a estabilidade da rede. Estas empresas podem reforçar a rede desde já e adaptar soluções às suas necessidades – construindo os alicerces de um ecossistema energético inteligente e conectado.”

Desbloquear o poder da IA para uma rede mais fiável

Tendo por base as soluções EcoStruxure™ ADMS, DERMS e ArcFM da Schneider Electric, a plataforma utiliza IA e dados em tempo real para acelerar a resposta a interrupções no fornecimento e melhorar a comunicação. As novas capacidades habilitadas por IA incluem:

  • Tempo Estimado de Recuperação (ETR, na sua sigla em inglês): Quando ocorre uma falha devido a tempestades, incêndios florestais ou cortes gerais preventivos por motivos de segurança, o ETR oferece estimativas de restabelecimento baseadas em dados – ajudando os clientes a manter-se informados. Utiliza dados em tempo real da rede, previsões meteorológicas, disponibilidade de equipas e padrões históricos para prever e atualizar os tempos de recuperação. Esta funcionalidade integra também ferramentas de preparação para tempestades da AiDASH.

  • Assistente Grid AI: Integrado no EcoStruxure™ ADMS, apoia a resolução de problemas em tempo real e otimiza o desempenho da rede. Simplifica fluxos de trabalho dos operadores e a tomada de decisão, ajudando as empresas de serviços públicos a dar respostas mais rápidas e eficazes.

  • Ajustes do Modelo de Rede com base em IA: Utiliza IA para alinhar dados de mapeamento, operações e clientes, detetando e corrigindo discrepâncias entre o modelo digital e as condições reais da rede. Isto melhora a precisão, aumenta a fiabilidade e reduz os custos operacionais.

Oferecer Flexibilidade na Cloud + no local às empresas de serviços públicos

Desenvolvida pela Schneider Electric, a plataforma opera no Microsoft Azure – uma base híbrida segura e escalável para a modernização da rede. A Schneider Electric integra-se com o serviço Microsoft Azure OpenAI, o Defender for IoT, o Sentinel e o Azure Arc para fornecer escalabilidade, cibersegurança e processamento de dados em tempo real para operações de rede dinâmicas e insights orientados por IA.

“Juntamente com a Schneider Electric, estamos a levar o poder do Microsoft Azure e da IA às empresas de serviços públicos para inovarem mais rapidamente, reduzirem interrupções de fornecimento e melhorarem a eficiência,” declarou Darryl Willis, Corporate Vice President Energy & Resources Industry da Microsoft. “Esta colaboração entrega inteligência em tempo real para melhorar a fiabilidade, acelerar a adoção de energia limpa e reforçar a resiliência da rede para comunidades e empresas.”

Capacidades comprovadas de Smart Grid apoiadas por resultados

A nova plataforma tem por base as décadas de liderança da Schneider Electric em software de gestão de redes e impacto real no terreno. As utilities que utilizam o ADMS da Schneider Electric – uma parte nuclear da plataforma – alcançaram, segundo um estudo recente da Forrester Consulting:

  • 184% ROI

  • 62 milhões de dólares em benefícios de negócio

  • 40 milhões de dólares de ganhos financeiros líquidos

  • Retorno do investimento em 16 meses

Para além dos retornos financeiros, as empresas de serviços públicos reportam melhorias operacionais mensuráveis:

  • Até menos 20% de penalizações por interrupções no fornecimento, graças a tempos de resposta mais rápidos e à automação;

  • Até 65% de poupança de tempopara operadores de sala de controlo que gerem operações de interrupções de fornecimento e rede;

  • As equipas de campo identificaram e resolveram problemas até 35% mais rapidamente – reduzindo os tempos de inatividade e restaurando a energia mais rapidamente;

  • Cibersegurança robusta para proteger infraestrutura crítica.

A One Digital Grid Platform já está disponível a nível global. Para saber mais, por favor visite: https://www.se.com/us/en/work/campaign/energy-intelligence/