Schneider Electric, AVEVA e ETAP aderem à Alliance for OpenUSD para impulsionar digital twins interoperáveis, padrões abertos e infraestrutura de IA de próxima geração.
As empresas vão apoiar a interoperabilidade de software e promover padrões abertos para simulação industrial, design colaborativo e sistemas de infraestrutura de IA.
Os portefólios de software das três empresas facilitam a criação de digital twins, melhorando o design de edifícios, a sustentabilidade e a otimização de equipamentos em vários setores, incluindo edifícios, redes elétricas e fábricas de IA
As empresas alinham-se com a visão da NVIDIA para ativos escaláveis e prontos para simulação (SimReady), que modelam o mundo físico e tiram partido da IA generativa para a tomada de decisões mais inteligentes.
A Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, a AVEVA, líder global em software industrial que impulsiona a transformação digital e a sustentabilidade, e a ETAP, líder em design e operação de sistemas de energia, anunciaram a sua adesão à Alliance for OpenUSD (Universal Scene Description). As empresas juntam-se a pioneiros da indústria, incluindo NVIDIA, Pixar, Adobe e Autodesk, para moldar o futuro dos digital twins interoperáveis e dos ativos 3D prontos para simulação (SimReady).
Este anúncio reforça o compromisso das empresas com promover padrões abertos para simulação industrial, design colaborativo e infraestrutura de IA à escala de gigawatts. O OpenUSD é uma estrutura e ecossistema de alto desempenho e extensível, que permite uma interoperabilidade perfeita entre ferramentas de software e tipos de dados para construir mundos virtuais e avançar na digitalização industrial.
A adesão à Alliance demonstra o alinhamento aprofundado da Schneider Electric, AVEVA e ETAP com a visão da NVIDIA para ambientes de digital twins escaláveis, fisicamente precisos e em tempo real, concebidos para simular edifícios, fábricas, Data Centers e sistemas de infraestrutura de IA do futuro. As organizações estão a adotar rapidamente as bibliotecas NVIDIA Omniverse para desenvolver soluções de digital twins que modelam projetos, digitalizam processos e desenham sistemas segundo os mais elevados padrões de desempenho, sustentabilidade e eficiência energética.
Desenvolver padrões abertos para simulação industrial, design colaborativo e sistemas de infraestrutura de IA
Ao adotarem o OpenUSD como padrão comum, as empresas estão a trabalhar em estreita colaboração com a NVIDIA para desbloquear novas possibilidades em:
Desenvolvimento de ativos SimReady: Criação de modelos interoperáveis e prontos para a simulação de componentes de infraestrutura física, como sistemas de energia e refrigeração, que podem ser orquestrados dentro de digital twins industriais que tiram partido das bibliotecas NVIDIA Omniverse.
Colaboração em gémeos digitais: Permitir visões unificadas de sistemas complexos, como Data Centers, redes energéticas e instalações industriais, integrados com plataformas da Schneider Electric como EcoStruxure, AVEVA e ETAP. A experiência multidisciplinar das três empresas em áreas como edifícios, Data Centers, fábricas, instalações, redes e infraestruturas oferece simulações avançadas de digital twins para uma vasta gama de setores.
Implementação acelerada de infraestrutura de IA: Utilização do NVIDIA Omniverse DSX Blueprint e das bibliotecas NVIDIA Omniverse para codesenhar fábricas de IA à escala de gigawatts, com menor risco e um tempo de comercialização mais rápido.
Os ativos SimReady da Schneider Electric são utilizados juntamente com aplicações integradas com as bibliotecas NVIDIA Omniverse, permitindo simulações fisicamente precisas e detalhadas em vários setores, acelerando o desenvolvimento de gémeos digitais. Desde fabricantes que otimizam linhas de montagem até operadores de Data Centers que melhoram o design e as operações de fábricas de IA, a adoção do OpenUSD e dos digital twins está a impulsionar a eficiência energética, a sustentabilidade e a resiliência.
Por exemplo, ao utilizar digital twins de fábricas de IA, os operadores de Data Centers conseguem modelar e gerir sistemas de infraestrutura física que simulam o comportamento térmico, a distribuição de energia e o fluxo de ar para otimizar a eficiência e a fiabilidade da refrigeração.
“O OpenUSD é mais do que um formato de ficheiro, é uma ponte virtual entre indústrias,” afirmou Jim Simonelli, Senior Vice President & Chief Technology Officer for Data Centers da Schneider Electric. “Juntar-nos à Alliance permite-nos contribuir para uma linguagem digital partilhada que potencia a colaboração, a simulação e a inovação em todo o ecossistema de IA. É uma extensão natural do nosso trabalho com a NVIDIA, permitindo-nos construir infraestruturas de IA que são não apenas poderosas, mas também inteligentes, sustentáveis e preparadas para o futuro.
“Para desenhar e operar eficientemente sistemas complexos como fábricas de IA, as indústrias precisam de um alicerce robusto e pronto para a simulação,” afirmou Rev Lebaredian, Vice President of Omniverse & Simulation Technology da NVIDIA. “A experiência da Schneider Electric em gestão de energia, hardware e software, combinada com as bibliotecas NVIDIA Omniverse, vai acelerar a criação das fábricas de IA e das redes inteligentes do futuro, abrindo caminho para uma nova era de eficiência e sustentabilidade impulsionadas pela IA.”
Inovação, parceria e impacto contínuos
A adesão da Schneider Electric, AVEVA e ETAP à Alliance for OpenUSD (AOUSD) é um momento decisivo na parceria das empresas com a NVIDIA e reforça os marcos que têm vindo a alcançar ao longo dos anos para acelerar o desenvolvimento de digital twins e fábricas de IA.
As empresas estão a codesenvolver arquiteturas de referência, infraestruturas integradas e soluções de software que vão alimentar e arrefecer a próxima geração de fábricas de IA, e a trabalhar em projetos que utilizam as bibliotecas NVIDIA Omniverse para simular e melhorar a eficiência energética em ambientes reais.
No GTC DC, a Schneider Electric foi nomeada parceira de tecnologia de energia, refrigeração e energia, contribuindo para o NVIDIA AI Factory Research Center em Manassas, Virginia (EUA). Alimentado pela plataforma NVIDIA Vera Rubin, o centro foi construído para apoiar avanços em IA generativa, computação científica e produção avançada, servindo como alicerce para o Omniverse DSX Blueprint para fábricas de IA à escala de gigawatts. Em março de 2025, a ETAP by Schneider Electric apresentou um digital twin inovador capaz de desenhar e simular com precisão as necessidades energéticas de fábricas de IA.