SCHNEIDER ELECTRIC

Schneider Electric coloca resiliência energética no centro da Climate Week NYC 2025

Publicado: 23 de setembro de 2025 Categoria: Notícias do sector

Durante a Climate Week NYC 2025, a Schneider Electric revela novas pesquisas e soluções para garantir acesso fiável à energia e gestão inteligente da água, integrando eletrificação, digitalização e IA. A empresa apresenta estratégias práticas para reduzir riscos, melhorar a eficiência e impulsionar a resiliência energética e ambiental em indústrias, cidades e comunidades globais.

Schneider Electric coloca resiliência energética no centro da Climate Week NYC 2025
  • Nova investigação sobre acesso fiável à energia e gestão inteligente da água vai orientar a ação empresarial e política.

  • Os líderes da empresa vão apresentar estratégias de preparação para o futuro com eletrificação, digitalização e infraestruturas preparadas para IA que apoiam o crescimento e o emprego.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, apresentou os seus planos para a Climate Week NYC 2025, revelando novas investigações e iniciativas focadas em manter a energia fiável, acessível e resiliente, à medida que a procura aumenta devido à IA, à produção industrial avançada e à eletrificação. Durante a Climate Week NYC, a Schneider Electric vai reunir líderes de vários setores para transformar tecnologia energética em vantagem competitiva, impulsionando o futuro das indústrias produtivas e das economias locais resilientes. A empresa vai apresentar uma nova análise sobre o acesso fiável à energia e infraestruturas de água inteligentes, bem como estratégias práticas que ajudam as organizações a reforçar operações, reduzir riscos, e melhorar a eficiência.

“O mundo está a entrar num superciclo energético, à medida que a IA, os automóveis e a mobilidade em geral, edifícios e indústrias se eletrificam rapidamente, enquanto as infraestruturas em muitas regiões têm dificuldade em acompanhar o ritmo,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, Chairman da Schneider Electric. “O nosso foco durante esta semana está em passos práticos nas áreas da procura, rede e oferta que melhoram a fiabilidade, mantêm os custos previsíveis e aumentam mais rapidamente a capacidade das cidades, indústrias e comunidades em todo o mundo.”

Reforçar o acesso fiável à energia com soluções distribuídas

O Sustainability Research Institute da Schneider Electric publicou um white paper, “Energy Poverty: Schneider Electric’s global vision for sustainable energy for all”, que redefine a pobreza energética como um desafio triplo – de acesso, acessibilidade e fiabilidade. O documento destaca que entre 685 milhões e 3.3 mil milhões de pessoas podem atualmente considerar-se em situação de pobreza energética, com uma estimativa global média de 1.3 mil milhões. O white paper propõe caminhos práticos centrados em microgrids solares com armazenamento e governação local inclusiva – abordagens que aumentam o tempo de atividade, criam valor económico local e reduzem a exposição à volatilidade dos combustíveis.

Resiliência hídrica e prioridades de negócios

A Schneider Electric vai também divulgar resultados de um inquérito a executivos C-Suite dos EUA sobre gestão da água, revelando onde se posicionam as infraestruturas de água inteligentes nas prioridades das empresas e dos municípios, e explorando o desfasamento entre ambição e ação. O relatório destaca o papel crescente da água na resiliência empresarial e no planeamento urbano, e fornece insights para líderes que enfrentam a escassez de recursos.

A Schneider Electric une-se à Makersite para avançar a sustentabilidade de produtos através de inteligência do ciclo de vida

Como parte do seu compromisso com acelerar a inovação sustentável, a Schneider Electric lançou o LC-Analytics (Life Cycle Analytics), uma iniciativa pioneira que tira partido da inteligência artificial para gerar gémeos digitais de milhares de produtos. Esta solução permite a criação automatizada de dados de Life Cicle Assessment (LCA) – incluindo a pegada de carbono dos produtos – e Declarações Ambientais de Produto (EPDs, na sua sigla em inglês), simplificando significativamente a tomada de decisões relativas ao design ecológico.

Ao incorporar inteligência do ciclo de vida dos produtos no seu portefólio através desta parceria com a Makersite, a Schneider Electric está a desbloquear novas capacidades para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos. O LC-Analytics serve como um catalisador poderoso no percurso da empresa para descarbonizar as suas ofertas e impulsionar progressos mensuráveis rumo a um futuro mais sustentável.

A Schneider Electric na Climate Week NYC

A Schneider Electric vai ter uma presença robusta durante a Climate Week NYC, incluindo nos seguintes eventos:

  • Schneider Electric na Climate Week, terça-feira, 23 de setembro, das 9h às 19h (hora local), incluindo:

    • Trailblazers of Change: Harnessing Sustainability for Innovation and Impact, 9h-10h30. Esther Finidori, CSO da Schneider Electric, vai discutir como integrar a sustentabilidade na estratégia empresarial fortalece as cadeias de valor, acelera a ação climática e impulsiona mudanças significativas.

    • Future-Ready with Schneider Electric: Advancing Sustainability Through Energy Resilience, 12h-13h30 (almoço). Jean-Pascal Tricoire, Chairman da Schneider Electric, e Steve Wilhite, President of Sutainability, vão debater como a eletrificação, a digitalização e a resiliência energética estão a ajudar as empresas a transformar a disrupção em vantagem a longo prazo.

    • Raising the Bar: How Business and Policy is Shaping Carbon Markets,17h-19h, para explorar a evolução dos mercados de carbono.

·       Semafor Next 3 Billion Summit, quarta-feira, 24 de setembro. Jean-Pascal Tricoire vai juntar-se a outros líderes para discutir a aceleração do acesso à energia e infraestruturas de IA para os próximos três mil milhões de pessoas.

·       The Nest (S&P) Climate Campus, quarta-feira, 24 de setembro, 13h-17h45, no Javits Center. Jean-Pascal Tricoire vai participar num fireside chat.

Adicionalmente, executivos da Schneider Electric vão estar disponíveis para discutir as últimas novidades da empresa, os esforços de redução de emissões na cadeia de abastecimento, a automação no setor da água, a descarbonização industrial e o acesso fiável à energia. Estes incluem:

Como parte da Climate Week NYC, a Schneider Electric e os seus parceiros vão fazer anúncios adicionais relacionados com a descarbonização, partilhados através das salas de imprensa da empresa – global e dos EUA.