SCHNEIDER ELECTRIC

Schneider Electric destaca a inovação em sistemas de alimentação de 800 VDC para suportar as GPUs de última geração da NVIDIA

Publicado: 16 de outubro de 2025 Categoria: Notícias do sector

A Schneider Electric reforça o seu compromisso com a transição para arquiteturas de 800 VDC em Data Centers de alta densidade. Com soluções que integram conversão, proteção e medição de energia, e em colaboração com a NVIDIA, a empresa garante eficiência, segurança e escalabilidade, preparando a infraestrutura para suportar futuras gerações de sistemas de IA e computação acelerada.

Schneider Electric destaca a inovação em sistemas de alimentação de 800 VDC para suportar as GPUs de última geração da NVIDIA
  • A Schneider Electric reafirma o seu compromisso com apoiar a infraestrutura de 800 VDC para arquiteturas de rack de alta densidade de última geração.

  • As inovações, incluindo conversão, proteção e medição, são impulsionadas por uma abordagem de sistema completo para otimizar o desempenho e a escalabilidade.

  • A experiência em segurança, simulação e testes valida soluções fiáveis e prontas para implementar no terreno, incluindo capacidades de substituição em carga (Live Swap).

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, reforçou o seu compromisso de apoiar a transição da indústria para arquiteturas de alimentação de 800 VCC, que são um requisito crítico para os sistemas de rack de alta densidade emergentes que estão a ser adotados nos Data Centers de última geração.

À medida que a indústria acelera em direção a densidades de potência mais altas e a uma maior eficiência, a Schneider Electric está a inovar ativamente para dar resposta a estas necessidades, através de uma abordagem abrangente ao nível do sistema, que integra conversão, proteção e medição de energia. Esta abordagem garante que os sistemas de alimentação não são apenas eficientes, mas também seguros, resilientes e prontos para serem escalados.

“A transição para 800 VCC é uma evolução natural à medida que a densidade computacional aumenta, e a Schneider Electric está empenhada em ajudar os clientes a proceder a esta mudança com segurança e fiabilidade,” afirmou Jim Simonelli, CTO, Data Centers da Schneider Electric. “A nossa experiência baseia-se em compreender todo o ecossistema de energia, da rede ao servidor, e desenvolver soluções que se integram perfeitamente, têm um desempenho previsível e operam com segurança.”

Novo sidecar apoiado por uma abordagem ao nível do sistema para impulsionar a inovação

A distribuição de energia tradicional de 54 volts em rack utilizada nos Data Centers atuais foi concebida para racks na escala de quilowatts, e não é compatível com os racks na escala de megawatts que em breve vão chegar às fábricas modernas de IA, tornando essenciais os sistemas de distribuição escaláveis de 800 VCC com armazenamento de energia integrado.

A Schneider Electric está a colaborar com a NVIDIA para desenvolver um sidecar de 800 VCC capaz de alimentar racks de até 1.2 MW para suportar GPUs NVIDIA de última geração e futuras iterações da infraestrutura de computação acelerada da NVIDIA.

O sidecar converte a energia CA que entra no Data Center em 800 VDC, permitindo o fornecimento de energia a racks à escala de megawatts de forma segura, eficiente e com custos mínimos de material e infraestrutura. Para além disso, o sidecar da Schneider Electric:

  • Oferece eficiência líder na indústria

  • Inclui prateleiras modulares de conversão de energia

  • Está equipado com armazenamento modular de energia para respaldo (backup) de curto prazo e nivelamento da carga

  • É compatível com substituição em carga (Live Swap) para uma maior segurança.

O sidecar é suportado pela abordagem característica da Schneider Electric à inovação energética ao nível do sistema.

Em vez de se concentrar apenas em componentes individuais, a Schneider Electric adota uma visão holística da infraestrutura de energia. Ao conceber e otimizar os sistemas como um todo – incluindo tecnologias de conversão, medição inteligente e mecanismos de proteção integrados – a Schneider Electric ajuda os clientes a alcançar:

  • Desempenho previsível e validado

  • Manutenção e escalabilidade simplificadas

  • Maior eficiência operacional.

Esta inovação ao nível do sistema é essencial para suportar implementações de racks de alta densidade que exigem um controlo mais rigoroso da entrega e fiabilidade da energia.

Construído com base em décadas de experiência em segurança e fiabilidade

Com uma reputação de longa data no avanço da fiabilidade e segurança da energia, a Schneider Electric integra modelação avançada, simulação e testes laboratoriais em condições reais para validar as suas soluções. Isto inclui:

  • Análise aprofundada de corrente de falha e arco elétrico

  • Ambientes de teste certificados para garantir o desempenho em condições do mundo real

  • Capacidades de substituição em carga (Live Swap), permitindo uma manutenção segura sem interromper as operações.

Estas capacidades garantem que os clientes podem implementar sistemas de 800 VDC com confiança, cumprindo os mais elevados padrões de segurança operacional e resiliência.

Apoiar a indústria

Como parte do ecossistema da NVIDIA, a Schneider Electric está alinhada com a transição mais ampla da indústria para arquiteturas de próxima geração que exigem uma infraestrutura de energia reforçada.

“As arquiteturas de energia escaláveis são o alicerce da infraestrutura de IA de próxima geração, que maximiza tanto o desempenho como a eficiência,” afirmou Dion Harris, Sr. Director, HPC, Cloud & AI Infrastructure Solutions GTM da NVIDIA. “A NVIDIA e a Schneider Electric estão a ter por base a parceria de longa data para desenhar e fornecer arquiteturas de energia avançadas para sistemas de 800 VDC que vão alimentar as aplicações de IA e moldar a revolução industrial da IA.”