Durante um grande apagão, os sistemas UPS da Salicru garantiram que semáforos, supermercados e outras infraestruturas essenciais continuassem a funcionar sem interrupções. Com autonomia de até 2 horas e monitoramento remoto, essas soluções sob medida são essenciais para manter a continuidade energética, minimizar impactos e garantir segurança em áreas urbanas.

Durante o grande apagão, uma imagem em particular chamou a atenção. Enquanto tudo parava abruptamente, alguns semáforos continuavam a funcionar normalmente. O mesmo ocorreu com certos comércios e infraestruturas. Por que isso aconteceu? A resposta, claro, está nos seus sistemas de UPS (No-Break).
Compras em tranquilidade
Uma das missões da Mercadona é minimizar o impacto de suas lojas no ambiente local, o que inclui evitar incomodar os vizinhos com a ativação desnecessária de geradores durante uma queda de energia. Por isso, a principal rede de supermercados equipa todos os seus centros com sistemas UPS da Salicru, alguns dos quais oferecem até 2 horas de autonomia, garantindo assim o máximo de tranquilidade para os arredores. Além disso, todos os supermercados que possuem geradores os têm conectados a um sistema de Alimentação Ininterrupta que serve como o núcleo da sua configuração de redundância energética.
Soluções sob medida são projetadas para atender às exigências específicas de fornecimento de energia de uma determinada aplicação. Por exemplo, a Salicru fornece sistemas UPS personalizados para atender às necessidades da cadeia de supermercados Bonpreu-Esclat. Esses sistemas são capazes de alcançar 1 hora de autonomia, com a vantagem adicional da tecnologia de monitoramento e gestão remota. Propriedades semelhantes são oferecidas pelos sistemas UPS utilizados pelos supermercados Ametller Origen e La Sirena, que também são fornecidos integralmente pela Salicru.
Sinal verde para a continuidade energética
A Salicru vem instalando sistemas de Alimentação Ininterrupta nas cidades de Barcelona e Zaragoza desde 2010 e 2009, respectivamente. Na verdade, esses sistemas — os mais recentes da linha SLC TWIN RT3 — protegem 40% dos semáforos de Barcelona, o que permitiu que muitos cruzamentos permanecessem operacionais por um tempo durante o grande apagão, reduzindo o caos no trânsito, também graças à atuação da Guarda Urbana e ao comportamento responsável dos motoristas. Buscar altos níveis de autonomia por meio da adição de módulos de bateria, novas tecnologias de armazenamento e manutenção preventiva tornou-se um pré-requisito para infraestruturas críticas.