Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

NEXANS

A Alcoa fornecerá à Nexans alumínio com baixo teor de carbono, composto por metal produzido com a tecnologia ELYSIS™

Publicado: 26 de março de 2024 Categoria: Notícias do sector

A Nexans e a Alcoa (NYSE:AA) anunciaram hoje que a Alcoa fornecerá à Nexans fio-máquina de alumínio com baixo teor de carbono cujo revolucionário processo de fabricação, ELYSIS™, elimina todas as emissões diretas de gases de efeito estufa associadas ao processo tradicional de eletrólise.

A Alcoa fornecerá à Nexans alumínio com baixo teor de carbono, composto por metal produzido com a tecnologia ELYSIS™

Isto posiciona a Nexans como o primeiro grande fabricante de cabos a utilizar metal produzido por ELYSIS™: este processo pioneiro utiliza materiais patenteados, incluindo ânodos inertes, para remover gases de efeito estufa emitidos durante a produção de eletrólise de alumínio e substituí-los com oxigênio. O fio-máquina de alumínio produzido com a tecnologia ELYSIS™ gera menos emissões de CO2. Após um trabalho de investigação mais aprofundado, originalmente realizado no Centro Técnico da Alcoa, perto de Pittsburgh, a parceria tecnológica ELYSIS™ está agora pronta para desenvolver o processo à escala comercial.

O alumínio do processo ELYSIS™ será qualificado para a fabricação de cabos de baixa, média e alta tensão em várias fábricas da Nexans localizadas na Europa Ocidental e Escandinávia. No futuro, o fio-máquina de alumínio produzido com a avançada tecnologia ELYSIS™ poderá eliminar uma parte significativa das emissões de dióxido de carbono.

O anúncio de hoje marca um novo passo na parceria de longo prazo forjada entre a Alcoa e a Nexans: a Alcoa já fornece à Nexans o EcoLum™, um alumínio primário com uma pegada de carbono quase três vezes menor do que a média da indústria. A produção de uma tonelada de alumínio primário EcoLum ™ da Alcoa requer menos de 4 toneladas de CO2e, cobrindo as emissões diretas e indiretas (Escopo 1 e Escopo 2) da mineração de bauxita, refino de alumina, eletrólise de alumínio e fundição de fio-máquina. De acordo com dados publicados em 2022 pela CRU, a intensidade média mundial de emissões é de 13,3 toneladas de CO2e por tonelada de alumínio produzido; a intensidade de emissões da EcoLum é, portanto, quase três vezes menor do que esse valor.

Desde a sua criação em 2018, a ELYSIS™ tem vindo a produzir volumes limitados de alumínio como parte do seu programa de investigação e desenvolvimento. A Alcoa está agora a comercializar a sua quota desta produção. O alumínio ELYSIS™ já foi utilizado nas rodas do primeiro SUV elétrico da Audi, o eTron GT; a Apple também investiu na tecnologia e implementou o metal ELYSIS™ em alguns dos seus produtos.

O ELYSIS™ é um componente essencial do programa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da Alcoa. Outros projectos têm um lugar de destaque, como o processo de purificação de metais ASTRAEA™ e a Refinaria do Futuro.

O acordo assinado com a Alcoa sublinha a posição da Nexans como uma ponta de lança na eletrificação sustentável do mundo, e em questões tão cruciais como o controlo das emissões de CO2.

"A Alcoa está bem posicionada para fornecer alumínio com baixo teor de carbono para a transição global para as energias renováveis. Estamos bem cientes de que a extensão real da descarbonização também será determinada pela escolha dos materiais usados para a infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia. ELYSIS™ é uma solução para o futuro; já estamos a produzir alumínio com baixo teor de carbono com o nosso metal EcoLum™, permitindo que os nossos clientes reduzam agora a sua pegada de carbono e cumpram os seus objectivos de sustentabilidade. "

                                                                                   Renato Bacchi
                                                                                   Vice-presidente executivo e diretor comercial da Alcoa

 

"Na luta contra as alterações climáticas, as soluções que promovem a transição energética global fazem uma diferença real. Ao utilizar mais alumínio com baixo teor de carbono, queremos preparar o caminho para a eletrificação sustentável do mundo. O fio-máquina produzido com este processo de vanguarda poderá eliminar uma parte significativa das emissões de dióxido de carbono no futuro, e orgulhamo-nos de ser o primeiro fabricante de cabos a implementar o metal da tecnologia ELYSIS™. "

                                                                                   Vincent Dessale
                                                                                   Diretor de Operações e Vice-Presidente Executivo Sénior da Nexans