Os cabos de elevado desempenho para a alimentação de motores de variadores de frequência (VFD) apresentam uma configuração simétrica 3C+3G, blindagem dupla para uma cobertura de 100% e um revestimento sem halogéneos, proporcionando a máxima fiabilidade e estabilidade do sistema. O cabo TOPDRIVE® VFD ROZ1-K foi especialmente concebido para instalações industriais de VFD onde é necessário limitar os efeitos da interferência electromagnética (EMI).

Recomendações para seleccionar o cabo VFD adequado motores
motores
25% da energia eléctrica mundial é consumida por motores eléctricos. Os variadores de velocidade (VDF) proporcionam um melhor desempenho e uma maior eficiência energética para a indústria mas, ao mesmo tempo, uma das suas principais desvantagens é a emissão de interferências electromagnéticas. Para limitar as interferências, é necessário utilizar equipamento e cabos com compatibilidade electromagnética, conhecida como EMC.
A EMC é conseguida num cabo elétrico através de duas características: em primeiro lugar, através de uma distribuição simétrica dos condutores. Em segundo lugar, através da adição de uma blindagem para garantir a proteção quando se utilizam motores VFD.
Para melhorar o desempenho do VFD, recomendamos, portanto, que:
- Cabos com baixa capacitância e elevada resistência eléctrica
- Cabos com condutores de cobre (classe 5) com flexibilidade melhorada.
- Cabos com um sistema de ligação à terra concebido para a menor impedância possível do caminho de terra. Um sistema de três condutores de fase (3C) mais três condutores de terra (3G) dispostos alternada e simetricamente assegura que a corrente de modo comum (CMC) potencialmente prejudicial é contida e devolvida ao conversor sem efeitos adversos.
- Cabos com uma blindagem de baixa impedância para reduzir a reflexão da corrente e aumentar a fiabilidade do sistema. A blindagem com uma tela dupla de alumínio-poliéster e malha de cobre estanhado proporciona o melhor desempenho (100% de blindagem) e evita a corrosão, minimizando a interferência electromagnética (EMI). Por outro lado, um cabo com uma blindagem inadequada (ou sem blindagem) pode atuar como uma antena e ser uma fonte de emissões irradiadas.
- Cabos com isolamento XLPE para facilitar o máximo desempenho elétrico e evitar o efeito de picos de tensão.
- Cabos com bainha resistente ao óleo, aos raios UV e sem halogéneos (LSHF) em caso de incêndio.
Características técnicas do cabo TOPDRIVE® ROZ1-K VFD (EMC)
Se procura um cabo para alimentar motores com variadores de frequência com o mais elevado desempenho, o cabo TOPDRIVE® ROZ1-K VDF (EMC) foi especialmente concebido para utilização em instalações onde é necessário limitar os efeitos das interferências electromagnéticas (EMI), também conhecidas como interferências de radiofrequência (RFI).
- Condutor de cobre flexível (classe 5).
- Isolamento XLPE.
- Três condutores de fase (3C), mais três condutores de terra (3G) dispostos alternadamente e simetricamente.
- 100% de blindagem. Tela dupla de alumínio-poliéster e malha de cobre estanhado.
- Bainha resistente ao óleo.
- Bainha sem halogéneos (LSHF) com classificação CPR Cca.
Instalações onde o cable TOPDRIVE® ROZ1-K VFD (EMC) 0.6/1 kV é recomendado
O cabo TOPDRIVE® ROZ1-K VFD (EMC) 0.6/1kV é o cabo certo para instalações fixas, motores ou bombas de velocidade variável em:
- Robots.
- Transportadores.
- Máquinas com movimentos repetitivos ou contínuos.
- Centrais de produção de energia.
- Indústria metalúrgica.
- Indústria petroquímica e de gás (Oil & Gas).
- Minas.
- Tratamento de água.
- Grandes sistemas de ar condicionado.
- Fábricas de cimento.
- Indústria em geral.
Se precisar de consultar aspectos técnicos adicionais deste cabo, como a corrente máxima admissível ou a queda de tensão, contacte a Top Cable