Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Top Cable

Cabos solares para promotores, empreiteiros e instaladores de coberturas fotovoltaicas

Publicado: 11 de abril de 2024 Categoria: Artigos técnicos

Os sistemas fotovoltaicos em coberturas constituem uma opção limpa e cada vez mais acessível para os proprietários e ocupantes de edifícios produzirem eletricidade. Por este motivo, o mercado da instalação solar em coberturas está a crescer exponencialmente à escala global. Espera-se que esta tendência se mantenha nos próximos anos, uma vez que os projetistas e engenheiros de edifícios estão a considerar mais frequentemente a instalação de sistemas solares em coberturas de novos edifícios.

Cabos solares para promotores, empreiteiros e instaladores de coberturas fotovoltaicas

Os cabos solares são um elemento indispensável de uma instalação fotovoltaica, quer se trate de grandes instalações em sistemas fotovoltaicos de coberturas industriais ou empresariais, quer de instalações fotovoltaicas domésticas mais pequenas.

Construir um sistema fotovoltaico em cobertura de qualidade, seguro e rentável com um bom retorno do investimento (RoI) é o objetivo mais importante dos investidores, promotores, empreiteiros, instaladores e proprietários de projetos. Os cabos representam apenas cerca de 4-5% do custo de um projeto solar, mas podem ter um impacto significativo na produção de energia. A cablagem não é muitas vezes considerada um fator crítico, no entanto, uma conceção inadequada e/ou uma má seleção de cabos pode levar a riscos de segurança, redução da potência de saída e outros problemas de desempenho que podem comprometer a vida útil global de um sistema fotovoltaico.

Pelo contrário, uma seleção e gestão adequadas dos cabos são vitais para a saúde do sistema FV, uma vez que contribuem para minimizar a manutenção, otimizar a segurança e permitir sistemas FV mais duradouros.

CABOS SOLARES PARA COBERTURAS CONCEBIDOS DE ACORDO COM A NORMA EN 50818

Para garantir a longevidade e a fiabilidade do sistema fotovoltaico, os cabos utilizados na produção de energia solar a partir de coberturas têm de proporcionar o mais elevado desempenho para funcionarem a plena capacidade, apesar das condições ambientais adversas, como a exposição prolongada à luz solar e aos raios ultravioleta (UV) directos, as flutuações extremas de temperatura, a precipitação, a exposição à humidade e outras condições meteorológicas graves. Por conseguinte, os cabos utilizados em instalações solares em telhados devem ser concebidos de acordo com a norma EN 50618.

Esta Norma Europeia aplica-se a cabos de alimentação mono-condutores, flexíveis, sem halogéneos e de baixa emissão de fumos, com isolamento e bainha reticulados. Em particular, para utilização no lado da corrente contínua (c.c.) de sistemas fotovoltaicos, com uma tensão nominal c.c. de 1,5 kV entre condutores e entre o condutor e a terra. Os cabos foram concebidos para funcionar a uma temperatura máxima normal do condutor de 90 °C, mas, durante um máximo de 20 000 horas, é permitida uma temperatura máxima do condutor de 120 °C a uma temperatura ambiente máxima de 90 °C. O período de utilização previsto em condições normais de utilização, tal como especificado nesta norma, é de, pelo menos, 25 anos.

CERTIFICAÇÃO EUROPEIA Cca CPR PARA EVITAR INCÊNDIOS

Um elemento importante do cabo num sistema de cobertura é a forma como reage em caso de incêndio. De acordo com o Regulamento Europeu de Produtos de Construção (CPR), a classificação Cca é a mais elevada regulamentação de segurança contra incêndios para locais públicos. Em muitos países europeus já é obrigatório instalar cabos com Classificação Cca em locais públicos e em tetos falsos ou pisos elevados, de acordo com a aplicação do CPR.

CERTIFICAÇÃO TÜV PARA A TECNOLOGIA SOLAR

A certificação solar TÜV garante que os cabos utilizados no seu projeto solar cumprem as mais elevadas normas de segurança. Desta forma, o risco de acidentes ou falhas elétricas é reduzido, aumentando a fiabilidade do seu sistema.

OS CABOS TOPSOLAR® H1Z2Z2-K FORAM ESPECIALMENTE CONCEBIDOS PARA SATISFAZER OS REQUISITOS SOLARES MAIS EXIGENTES

O TOPSOLAR® H1Z2Z2-K da Top Cable é certificado pela TÜV de acordo com a norma EN 50618 e pela AENOR de acordo com a norma IEC 62930. Passa os testes de resistência aos raios UV mais agressivos de ambas as normas, incluindo dois testes UV diferentes de dois laboratórios acreditados. Tem também a classificação Cca CPR, cumprindo a mais elevada certificação solar CPR.

Para obter o melhor desempenho na ligação de painéis solares, os cabos TOPSOLAR® H1Z2Z2-K foram concebidos com um isolamento reticulado de borracha e uma bainha exterior que torna o cabo extremamente flexível.

Estas são as características técnicas mais relevantes do cabo TOPSOLAR® H1Z2Z2-K fabricado pela Top Cable:

  • Certificação TÜV | Certificação UL disponível.
  • EN 50618 / IEC 62930 / UTE C 32-502.
  • CPR (Regulamento Europeu de Produtos de Construção): Cca-s1b,d2, a1
  • Resistente aos raios UV e ao ozono de acordo com a norma EN 50618.
  • 1,5/1,5 (1,8) KV DC.
  • Compostos de borracha com flexibilidade melhorada.
  • Elevada resistência à abrasão com durabilidade extra.
  • Desempenho na água AD8: submersível
  • Mais de 30 anos de vida útil.
  • Bainha exterior de cor vermelha e preta em stock para entrega imediata
  • 1x4, 1x6, 1x16 mm2 (e mais) disponíveis em stock para entrega imediata

Além disso, a Top Cable tem uma vasta gama de cabos adequados para ambientes fotovoltaicos em coberturas. Tais como a ligação à terra da estructura (TOXFREE® Outdoor H07Z1-K Cu/Sn) ou cabos LSZH de alimentação (TOXFREE® N2XH flex).

O TOXFREE® Outdoor H07Z1-K Cu/Sn foi especialmente concebido para ligações à terra em instalações exteriores, tais como sistemas fotovoltaicos em coberturas. O seu condutor de cobre estanhado e os compostos especiais da bainha exterior tornam este cabo altamente resistente à corrosão e à degradação por raios ultravioleta (UV) e evitam os pares galvânicos.