Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

CIRCUTOR

Circutor organiza uma jornada sobre os CAEs e o seu papel na edificação e indústria

Publicado: 18 de junho de 2025 Categoria: Notícias do sector

A Circutor reuniu especialistas e entidades no evento “O papel dos CAEs como dinamizadores das reformas na edificação e indústria”, reforçando o papel estratégico dos Certificados de Poupança Energética na transformação sustentável de edifícios e instalações industriais. Com foco em soluções inovadoras e medições precisas, a jornada destacou oportunidades e desafios para impulsionar a eficiência energética nos próximos anos.

Circutor organiza uma jornada sobre os CAEs e o seu papel na edificação e indústria

Na quinta-feira, 29 de maio, realizou-se na sede da Circutor em Viladecavalls a jornada “O papel dos CAEs como dinamizadores das reformas na edificação e indústria nos próximos anos”. O evento reuniu mais de meia centena de pessoas no auditório da Circutor.

 

Marc Pérez, Diretor Geral da Unidade de Negócio de Eficiência Energética Elétrica (EEE), deu as boas-vindas aos participantes, sublinhou a importância dos Certificados de Poupança Energética (CAE) na atualidade e destacou as diferentes soluções que seriam exploradas ao longo do dia.

 

Manuel Járrega, presidente da Associação Catalã de Facility Management (ACFM), falou sobre o estado atual do mercado, a sua evolução, a oferta e a procura atuais, e fez uma revisão dos CAEs padronizados. Incentivou também os presentes a dinamizarem o mercado da eficiência energética, enumerando as diversas vantagens de poupança associadas a estes certificados.

 

Em seguida, Alejandro Valdovinos, Responsável pelas Relações Institucionais e Prescrição para Espanha e Portugal da Circutor, apresentou as várias soluções que a Circutor oferece para ações CAE em ambientes industriais e de edificação. Mostrou a evolução dos diversos analisadores de rede e destacou as últimas características dos modelos CVM-D400 e CVM-D50 — este último um analisador de rede de canal único com memória integrada e formato compacto, sucessor do histórico best-seller da Circutor CVM-E3-MINI. Valdovinos também apresentou a mais recente inovação da Circutor: os módulos LM, que gerem sinais entre os diversos dispositivos de uma instalação e que, graças à função “conta-horas”, fornecem dados úteis para a monitorização de equipamentos e para a justificação de um CAE.

 

César de Cara, Engenheiro da Unidade de Eficiência Energética do Instituto Catalão da Energia (ICAEN), abordou a evolução dos projetos tramitados com CAE por segmentos de mercado na Catalunha, mencionando o estado atual do mercado e o número de solicitações favoráveis e desfavoráveis.

 

Depois, Marc Massó, presidente da AEE Spain, tratou das diferentes obrigações dos técnicos certificados CEM-CMVP perante os Sujeitos Obrigados e Delegados.

 

Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Albert Floresví, Diretor de Energia da GreenFlex e Coordenador do GT CAEs do CEEC. A mesa contou com representantes de todos os agentes do sistema dos Certificados de Poupança Energética:

  • Sujeito Verificador: Juan Manuel García Sánchez, Manager de Indústria e Energia da AENOR CEM e CMVP

  • Sujeito Delegado: José Maria Muñoz Povedano, Gerente Sénior de Engenharia e Energia da Serveo

  • Sujeito Intermediário: Laura García, Diretora do TE Grupo Trébol Energía

  • Fabricante de soluções de Eficiência Energética: Alejandro Valdovinos, da Circutor

 

Laura García afirmou que “a curva de aprendizagem foi lenta, os CAEs demoraram a ser compreendidos, mas o sistema tem sido muito bem avaliado e o ritmo de adoção aumentou”.

 

Também destacou que “embora o sistema tenha sido implementado em 2023, ainda hoje existe um grande desconhecimento. Uma das grandes dificuldades no setor industrial são as ações singulares — é complicado garantir a rastreabilidade dos dados. É uma grande oportunidade para a Circutor.”

 

José Maria Muñoz sublinhou “a importância do sistema” e que “tudo está muito relacionado com a forma como as empresas medem as poupanças energéticas”, reforçando a importância do uso de bons equipamentos de medição e eficiência energética.

 

A jornada terminou com um agradecimento aos participantes, pelas boas práticas partilhadas, seguido de uma sessão de networking nas instalações da PVing Charge da Circutor — uma solução de recarga com estruturas cobertas com painéis solares e sistema de armazenamento de energia.

 

Para mais informações:
CIRCUTOR, SAU
[email protected]
www.circutor.es