A maioria dos sistemas de energia tolera a desconexão de uma unidade geradora, um transformador, uma linha ou uma secção de barramento sem problemas de impacto maior. Ainda assim, uma falha num componente de um sistema de energia adjacente pode fazer com que a lógica de proteção do gerador opere de forma não seletiva.

No seguimento do lançamento Distribution Automation Handbook, na newsletter voltimum, que se recupera aqui, disponibilizamos mais um capítulo temático, ao serviço das engenharias e demais profissionais da área. dedicado à proteção de geradores.
A maioria dos sistemas de energia tolera a desconexão de uma unidade geradora, um transformador, uma
linha ou uma secção de barramento sem problemas de impacto maior. Ainda assim, uma falha num componente de um sistema de energia adjacente pode fazer com que a lógica de proteção do gerador opere de forma não seletiva.
A exploração de um gerador tem mais modos de falha do que qualquer outro componente de um sistema de energia, sendo essencial que a lógica das proteções detete todas as falhas que possam ter impacto nas pessoas e bens, exigindo-se deteção e ações rápidas em conformidade.
O presente capítulo abordará as análises de risco, experiência e tradição. Onde se avaliam as condições de falhas mais representativas, falhas à terra, curtos-circuitos e outras falhas graves, que face à importância de um gerador num todo sistema de energia é expectável o recurso a uma lógica de duas proteções independentes, onde mais se acrescenta à engenharia de proteção do gerador a capacidade de proteção de backup adequada para componentes adjacentes.
Saiba mais sobre geradores ABB aqui.
Recordamos os capítulos:
- Elements of power distribution systems
- Electrical Safety
- Relay Coordination
- MV Feeder Short_circuit Protection
- MV Feeder Earth-fault Protection
- Protection of HV Transformers
- Protection of Capacitor Banks
- Protection of Meshed Networks
- Motor Protection
Os capítulos/subcapítulos seguintes continuarão a ser disponibilizados sem ordem especial, dependentes de vários académicos que lecionam em universidades internacionais, e demais quadros superiores e especialistas colaboradores da ABB, queira estar atento.
Entretanto, ainda no tema formação, aceda aos novos conteúdos formativos ABB MyLearning, a nossa biblioteca e gestor de formação global desenvolvido para colaboradores e clientes da ABB. Recordamos aqui o acesso.