Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Signify

E se a luz fosse inteligente, circular e feita para si?

Publicado: 6 de agosto de 2025 Categoria: Notícias do sector

A iluminação representa 2% das emissões globais de CO₂, mas a transição para LEDs inteligentes, circulares e personalizados pode reduzir esse impacto pela metade. A Signify mostra como a luz pode ir além de iluminar: adaptar-se às pessoas, preservar recursos e transformar espaços de forma sustentável.

E se a luz fosse inteligente, circular e feita para si?

A iluminação muitas vezes parece invisível: acendemos o interruptor sem pensar, ela brilha sobre as nossas cabeças, sendo um facilitador silencioso da vida. Mas por trás de cada luz existe um impacto.

A iluminação sozinha representa mais de 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa, igualando a aviação na sua pegada. Mas, ao contrário da aviação, a solução já está ao nosso alcance. Se o mundo fizesse a transição completa para iluminação LED, poderíamos reduzir estas emissões para metade.

Passámos décadas a tornar a iluminação mais eficiente em termos energéticos – a mudança para LEDs já poupou milhões de toneladas de CO₂. Ainda assim, mais de 99% das emissões ocorrem na fase de utilização da iluminação. Apenas a eficiência não é suficiente. É hora de repensar o que é iluminação. Porque, quando projetada de forma sustentável, ela pode fazer muito mais do que iluminar.

3 formas de reimaginar a iluminação

E se a luz fosse inteligente?
Imagine luminárias com sensores integrados e perfis de utilizador. Iluminação que se adapta intuitivamente: desde melhorar a sua concentração no trabalho, acalmar o ambiente em casa ou guiá-lo com segurança pelas ruas à noite. Tudo isso reduzindo o consumo de energia, ajustando-se à luz do dia e desligando-se quando ninguém está presente.

E se a luz fosse circular?
E se as luminárias não fossem simplesmente usadas e descartadas? Em vez disso, fazem parte de um ciclo contínuo: instalar, usar, devolver, reciclar e recriar. Através do design circular, estamos a reinventar como a iluminação é fabricada e reutilizada, eliminando desperdícios e prolongando a vida útil dos produtos.

Mas a circularidade não é a única história. Há também beleza em dar uma segunda vida aos resíduos. Com a tecnologia de impressão 3D, é possível produzir luminárias locais e sob demanda a partir de materiais reciclados — como garrafões de água transformados em elegantes designs de iluminação.

E se a luz fosse feita para si?
Vivemos numa era em que a individualidade importa. A iluminação não deve ser diferente. Tecnologias como a impressão 3D permitem criar luminárias tão únicas quanto os espaços onde são instaladas. Seja numa boutique em Barcelona, num café no SeaWorld ou num escritório em um arranha-céus em Taipé, cada espaço pode ter iluminação personalizada, sem custos elevados e sem prejudicar o planeta.

Além disso, luminárias modulares — construídas a partir de peças intercambiáveis — dão às pessoas a liberdade de reconfigurar a sua iluminação, desbloqueando possibilidades infinitas de design, funcionalidade e expressão criativa.

Porque a luz não serve apenas para iluminar. Ela serve para criar um mundo inteligente para as cidades, feito para as pessoas e circular para o planeta. Na Signify, estamos comprometidos em explorar todo o potencial da luz para vidas mais brilhantes e um mundo melhor.

Acesse o artigo completo aqui.


Sobre nós
A Signify é líder mundial em iluminação para profissionais e consumidores. O nosso portefólio global de marcas atende às mais diversas necessidades com produtos avançados, sistemas conectados e serviços que melhoram o bem-estar, elevam experiências e promovem a sustentabilidade.

As nossas marcas incluem: Signify, Philips Lighting, Hue, WiZ, Interact, ColorKinetics, Dynalite, Telensa, Signify myCreation, BrightSites, NatureConnect e Trulifi.


content gallery 1
content gallery 1
content gallery 1