Sustentabilidade, digitalização e transição energética são os temas fortes para este ano. Em 2023 as vendas na distribuição elétrica aumentaram 13,4% e a empresa quer crescer novamente este ano. Para isso, o reforço da aposta no canal é um dos trunfos.

A Eaton, empresa líder na gestão inteligente de energia, reuniu os seus parceiros num evento – os Eaton Awards 2024 - para dar a conhecer a sua nova estratégia e programa de canal para 2024, e ainda premiar aqueles que se destacaram o ano passado em diferentes áreas de atuação.
Apesar de 2023 ter sido um ano desafiante, de crescimento extremamente moderado na economia em Portugal e de ligeiro declínio nas exportações, as vendas da Eaton, através da distribuição, aumentaram 13,4%.
“Este é um resultado muito positivo, que nos deixa otimistas em relação ao futuro. Demonstra a solidez e maturidade de um canal que aposta e está preparado para a exportação, enquanto complemento das vendas internas”, diz Xavier Sevilha, Key Account Manager Iberia da Eaton.
“Num cenário macro de instabilidade, com guerras e crises que ultrapassam todas as fronteiras, Portugal não fica à margem. Se somarmos a tudo isto a falta de estabilidade governativa dos últimos meses, o cenário torna-se ainda mais crítico. Contudo, já foi demonstrado que, em ambientes difíceis, os distribuidores portugueses sabem adaptar-se e procurar ou promover caminhos de crescimento, tais como as exportações. É admirável ver a experiência e o know-how dos nossos distribuidores.”
Nova estratégia 2024
Há algumas semanas, a Eaton integrou os canais elétricos e de TI num modelo ibérico para aproveitar as melhores práticas de ambos os países, sem perder a independência e personalidade de cada um.
A empresa está a preparar novos desenvolvimentos ligados aos conceitos “Building as Grid” e “Everything as a Grid”, mantendo a sua aposta na inovação e no desenvolvimento de novos produtos e soluções. Para isso, a Eaton mantém sempre presente a possibilidade de aquisição de empresas com foco estratégico.
Sustentabilidade, digitalização e transição energética são temas fortes este ano, com a empresa focada também na criação de ofertas de impacto positivo - melhoria socioeconómica, redução pegada ambiental, eliminação da toxidade humana e ecológica, otimização do tempo de instalação e utilização, aumento da segurança e fiabilidade e redução de custos de funcionamento.
As oportunidades de crescimento em Portugal estão na resposta aos desafios da transição energética - descarbonização, equipamentos livres de SF6, sistemas energéticos flexíveis (everything as a grid) – e nos pilares da economia circular.
“É importante colocarmos o foco nas oportunidades do momento trazidas pela transição energética. Existe uma forte necessidade por sistemas digitais inteligentes, capazes de gerir a próxima geração de sistemas de redes renováveis - smart grid –, e por soluções de suporte à transição digital, sempre ligadas ao princípio das energias renováveis e sustentabilidade. Esta deve ser uma estratégia transversal. A nossa oferta de iluminação de emergência autónoma recondicionada espelha exatamente isto”, reforçou Xavier Sevilha.
Reforço da aposta e apoio ao canal
Maior apoio end-to-end, processos mais eficientes e ágeis, reforço da aposta na formação e acesso a mais recursos exclusivos são alguns dos pontos em destaque na estratégia de apoio ao Canal definida para 2024.
“A Eaton aposta num mundo cada vez mais digital e queremos ajudar os nossos parceiros nessa transição. O processamento e rastreamento eletrónico de pedidos, informações de inventário e prazos de entrega são apenas alguns exemplos de como a tecnologia nos ajuda a sermos mais eficientes e sustentáveis”, indicou o Key Account Manager.
A formação e o apoio ao Canal foram destacados como dois pilares básicos. A Eaton está a remodelar e espaço online criado para os parceiros para garantir acesso novos recursos exclusivos que os ajudem a ter um posicionamento diferenciado perante os seus clientes.
“Embora seja também um fator muito importante, a competitividade não se baseia apenas no preço. O aconselhamento ao cliente deve fazer parte da cadeia de valor que os fabricantes e distribuidores trazem para o mercado. E é aí que a diferenciação deve ser uma das chaves para um contínuo crescimento.”
Eaton Awards 2024 – os vencedores!
O evento foi ainda palco de uma entrega de prémios que distinguiu os parceiros que se destacaram durante o ano passado em diferentes áreas:
Categoria |
Nomeado |
2023 Top Distribuidor TI em Volume de Negócios |
ALSO |
2023 Top Grupo EWS em Volume de Negócios |
FEGIME |
2023 Top Revendedor em Volume de Negócios |
Eurotux |
2023 Top Distribuidor EWS em Mix de Produto |
Armasul |
2023 Top Distribuidor TI em Aquisição de Novos Clientes |
Databox |
2023 Top Distribuidor Fire Crescimento vs Obj |
Electronics Life |
2023 Top Distribuidor EWS Crescimento vs 2022 |
Barceltécnica |
2023 Top Distribuidor TI Crescimento vs 2022 |
CPC DI |
2023 Top Revendedor Crescimento vs 2022 |
Megabarcelos |
2023 Top Distribuidor EWS Encomendas Order Center |
Sonepar |
2023 Top Distribuidor EWS Volume Order Center |
Electro Siluz |
2023 Top Parceiro eCommerce |
Chip7 |
2023 Top Parceria Power Distribution |
Indusmelec |
2023 Top Parceiro Inovação Iluminação de Emergência |
Iberlogica |
2023 Top Parceiro Inovação Power Quality |
Rodel |
Sobre a Eaton
A é uma empresa de gestão inteligente de energia dedicada a melhorar a qualidade de vida e proteger o ambiente para as pessoas em toda a parte. Somos guiados pelo nosso compromisso de fazer bem os negócios, de operar de forma sustentável e de ajudar os nossos clientes a gerir a energia ─ hoje e no futuro. Ao capitalizar as tendências globais de crescimento da eletrificação e digitalização, estamos a acelerar a transição do planeta para as energias renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo, e fazendo o que é melhor para as nossas partes interessadas e para toda a sociedade.
Fundada em 1911, a Eaton tem estado listada na NYSE há quase um século. Relatámos receitas de 19,6 mil milhões de dólares em 2021 e servimos clientes em mais de 170 países. Para mais informações, visite www.eaton.com/pt