Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

ETAP Lighting

Eis como escolher a iluminação perfeita para um pavilhão desportivo

Publicado: 16 de abril de 2025 Categoria: Notícias do sector

Quer otimizar a iluminação de um pavilhão ou de uma instalação desportiva? É um excelente plano, uma vez que a iluminação correta é essencial para o conforto dos atletas e dos espectadores e importante para a qualidade da prática desportiva. Mas como escolher a iluminação correta? Nós ajudamo-lo na sua escolha.

Eis como escolher a iluminação perfeita para um pavilhão desportivo

A que é que deve prestar atenção ao escolher a iluminação do pavilhão desportivo?

 

Alguns pontos fundamentais a considerar:

  • Que desporto está a ser praticado? Cada desporto requer uma iluminação diferente. Os jogadores de desportos de movimento rápido como o futebol, por exemplo, precisam de mais luz para acompanhar a bola a todo o momento. Num pavilhão multiusos onde se praticam vários desportos, pode ser um desafio satisfazer todos os requisitos.

  • Conforto visual dos jogadores. Embora os atletas precisem de muita luz, é necessário evitar o encandeamento. Não se quer certamente que os pontos de luz ofusquem a sua visão. Isto é especialmente importante em desportos como o ténis ou o badminton, em que os jogadores olham frequentemente para cima.

  • Não esquecer os espectadores. Eles precisam de luz suficiente para encontrarem os seus lugares, mas sobretudo para poderem seguir o jogo corretamente. Mais uma vez, evitando o encandeamento.

  • Luminárias à prova de bola. Certifique-se de que a iluminação pode suportar bolas que batem nas luminárias com toda a força. Escolha luminárias certificadas à prova de bola, para que as peças não se soltem ou caiam.

  • Os jogos vão ser filmados? Se os jogos forem filmados, é necessário ter em conta a posição das câmaras. Além disso, é necessário evitar reflexos, excluir a luz intermitente (efeito flicker) e garantir uma intensidade de luz vertical suficiente.

  • Opte pela longevidade e pelo baixo consumo de energia. Os pavilhões desportivos são utilizados intensivamente e, muitas vezes, duram décadas, pelo que deve optar por soluções energeticamente eficientes e duradouras.

 

Pavilhão desportivo do Colégio Koning Willem II, Tilburg, Países Baixos


NBN EN 12193: a norma para a iluminação de campos desportivos

Em muitos casos, pode solicitar especificações à sua federação desportiva. Também é útil a norma NBN EN 12193 para a iluminação de campos desportivos que indica qual a iluminação adequada para cada tipo de desporto e consoante o nível de competição.

Distribuição da luz no pavilhão desportivo

Para determinar os níveis de iluminação corretos num pavilhão desportivo e medi-los com precisão, a norma NBN EN 12193 define uma grelha de medição, também designada por "grelha". Esta grelha é constituída por uma série de pontos de medição distribuídos uniformemente pelo campo de jogo. Para além disso, a norma distingue entre duas superfícies diferentes:

  1. PA: Área principal
    Esta é a área principal, ou o campo desportivo propriamente dito, tal como delimitado pelas linhas. A iluminação nesta área deve cumprir os requisitos específicos do desporto.
  2. TA: Área total
    Esta área é maior do que o campo desportivo e é frequentemente utilizada pelos atletas para, por exemplo, perseguir uma bola que, de outra forma, estaria "fora". Esta zona deve também ser dotada de iluminação adequada.


Alguns exemplos:

 

Superfície de referência

Número de pontos de grelha

Comprimento

Largura

Comprimento

Largura

Badminton

PA

13,4 m

6,1 m

11

5

 

TA

18 m

10,5 m

11

7

           

Basquetebol

PA

28 m

15 m

13

7

 

TA

32 m

19 m

15

9

           

Ginástica

PA

32 a 50 m

18,5 a 10 m

13 a 15

9

 

Luminosidade no pavilhão desportivo

A norma define ainda o brilho da luz para os diferentes tipos de desporto.

  • Classe I: Competição ao mais alto nível, normalmente com muitos espectadores.

  • Classe II: Competições de clubes regionais ou locais, ou treino para competição de topo.

  • Classe III: Competição local, na sua maioria sem espectadores; desporto escolar e desporto recreativo.

Para cada classe, descreve exatamente a quantidade de luz que deve existir no campo de jogo (PA, Área Principal) e a uniformidade dessa luz. Para o badminton, por exemplo, deve haver 750 lux na Classe I, mas apenas 300 lux na Classe III.

Para a TA (Área Total), o nível de luz e a uniformidade devem corresponder a 75% dos valores da PA (Área Principal).

 

 

Obrigatório em PA (Área Principal)

Iluminação

Uniformidade

Badminton

Classe I

750 lux

0,70

 

Classe II

500 lux

0,70

 

Classe III

300 lux

0,70

 

 

 

 

Basquetebol

Classe I

750 lux

0,70

 

Classe II

500 lux

0,70

 

Classe III

200 lux

0,50

 

 

 

 

Ginástica

Classe I

500 lux

0,70

 

Classe II

300 lux

0,60

 

Classe II

200 lux

0,50

Estas diretrizes de iluminação dos pavilhões desportivos garantem um desempenho ótimo dos atletas, independentemente do seu nível.

 

Segurança em primeiro lugar: resistência ao impacto de bola na iluminação de pavilhões desportivos

A iluminação em instalações desportivas tem de ser robusta. As luminárias que cumprem as normas internacionais, como as normas alemãs DIN 18032-3 e DIN 57710-13, são especificamente testadas quanto à sua resistência ao impacto de bolas.

Os testes são efetuados com um atirador de bolas. Após 36 arremessos em três direções, a uma velocidade de cerca de 60 km/h, os aparelhos não devem apresentar danos graves. Em particular, as lâmpadas não devem partir-se e nenhuma peça deve soltar-se.

 

Como evitar o encandeamento no pavilhão desportivo?

O encandeamento pode perturbar fortemente o jogo, tanto para os atletas como para os espectadores. Felizmente, existem soluções eficazes:

  • Escolha luminárias que evitem o pico de luminosidade para reduzir o encandeamento.

  • Evite luminárias highbay onde os LEDs sejam visíveis como pontos brilhantes e ofuscantes.

  • Opte por luminárias com um valor UGR (Unified Glare Rating) baixo. Quanto mais baixo for o valor UGR, menor será o encandeamento.

  • Para um conforto visual ótimo, escolha luminárias com um valor UGR inferior a 22, o que também cumpre a norma EN 12464-1 para ginásios escolares.

  • Posicione as suas luminárias de forma inteligente: nos desportos em que os jogadores olham frequentemente para cima, é melhor colocar a iluminação junto ao campo de jogo e não acima dele.

 

Optimize o seu consumo de energia com a iluminação LED

Os pavilhões desportivos têm uma longa vida útil e a iluminação nos pavilhões desportivos é muito utilizada, pelo que é inteligente escolher uma iluminação sustentável. A iluminação LED com um LLMF (Light Lumen Maintenance Fator; mantendo o fluxo luminoso inicial) elevado e uma elevada eficiência energética é a melhor escolha. Com as luminárias LED, o driver é frequentemente o primeiro componente a falhar, por isso certifique-se de que é fácil de substituir.

 

Gymnase Lycée Champollion, Grenoble, França

 

Luminárias E7: a melhor escolha para a iluminação de pavilhões desportivos 

A nossa recomendação? Escolha as luminárias E7 da ETAP com a tecnologia patenteada LED+LENS™ que garante que a luz é distribuída uniformemente. Como resultado, não verá quaisquer pontos de luz, mas terá uma iluminação optimizada. Com um baixo valor UGR, elevada eficiência energética e fácil acesso para manutenção, a E7 é a escolha perfeita para pavilhões desportivos. Além disso, estas luminárias passam facilmente no teste da bola - como confirmado neste relatório de teste - e oferecem um ótimo conforto visual.

Em suma, com as luminárias E7 da ETAP, vai ter sucesso!

Quer saber mais sobre como iluminar de forma ideal o seu pavilhão desportivo? Veja os nossos projectos de sucesso e inspire-se nos pavilhões desportivos que já equipámos com a melhor iluminação.