Tendências globais da mobilidade elétrica, por Juice Technology.

Isto é evidenciado pela Previsão Global da Mobilidade Elétrica 2024 apresentada pela Juice Technology, uma das multinacionais líderes na conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos eléctricos, e pela Future Matters, uma empresa especializada em previsão, transformação digital e mobilidade elétrica. Embora a transição para a mobilidade elétrica tenha abrandado um pouco nos últimos dois anos devido a problemas na cadeia de abastecimento e às oscilações dos preços da energia, a indústria continuará a ganhar ímpeto nos próximos anos a nível mundial.
A tendência de crescimento esperada será largamente impulsionada pela crescente disponibilidade de automóveis elétricos a preços cada vez mais atractivos de novos fabricantes norte-americanos, chineses e outros asiáticos. De acordo com o relatório, este crescimento será também fortemente impulsionado, a nível global, pelo impulso para a adoção de VE pelos segmentos de frotas e empresas. A energia tornar-se-á cada vez mais barata a médio e longo prazo, à medida que as energias renováveis forem ganhando proeminência, o que contribuirá para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em geral e para o desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento, tanto privadas como públicas, em particular.
Os sistemas de carregamento inteligentes para a gestão dinâmica da energia continuarão a ganhar destaque na garantia da estabilidade da rede. Esta está a tornar-se uma questão importante para todas as partes interessadas (fabricantes de veículos, operadores de redes e clientes).
Depois de dois anos de crescimento mais contido à escala global, devido a factores como problemas nas cadeias de abastecimento e flutuação dos preços da energia, espera-se que 2024 seja o ano em que a mobilidade elétrica continuará, em termos globais, a profissionalizar-se e a ganhar destaque em cada vez mais segmentos.
É o que prevê o Previsão Global da Mobilidade Elétrica 2024, desenvolvido pela Juice Technology, uma das empresas líderes mundiais na conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, e pela Future Matters, empresa especializada em prospetiva, transformação digital e mobilidade elétrica.
Quatro tendências que irão moldar a mobilidade elétrica a partir de 2024:
- Boas notícias para os registos na Europa e nos EUA
Prevê-se que a percentagem de veículos elétricos (híbridos e exclusivamente elétricos) nos novos registos na Europa e nos EUA aumente para 50% até 2025 e para 80% até 2030. Esta previsão será impulsionada principalmente pela crescente disponibilidade de veículos elétricos a preços atractivos concebidos por novos fabricantes de VE dos EUA, da China e de outros países asiáticos.
O estudo considera que este desenvolvimento pode ser ameaçado se forem aplicadas políticas desfavoráveis ou fortes pressões de grupos de pressão (por exemplo, pela indústria do petróleo e do gás) com o objetivo específico de impedir ou abrandar a mobilidade elétrica.
- Frotas e empresas, actores em crescimento
Enquanto no passado os veículos elétricos atraíam principalmente clientes particulares, o crescimento do segmento de frotas comerciais e empresariais está a tornar-se cada vez mais notório. Estima-se que a percentagem de registos destes veículos cresça dos actuais 15% para 45% até ao final de 2025, a nível mundial.
Esta tendência, que abrange todos os sectores de frotas comerciais (desde os veículos de empresa até aos veículos utilitários e de aluguer), é impulsionada por considerações ecológicas (compromissos ESG e objectivos de CO2). Mas as razões económicas também ganharão peso, por duas razões: em primeiro lugar, a oferta de veículos elétricos de gama média começa a crescer e, em segundo lugar, o TCO ("Total Cost of Ownership", custo total de propriedade) começa a ser considerado, o que implica que, a longo prazo, o veículo elétrico pode levar a poupanças de custos devido, entre outras razões, a custos de manutenção mais baixos do que no caso dos veículos de combustão.
- Tarifas mais baratas a médio e longo prazo, condicionadas por uma maior quota de energias renováveis.
Num futuro próximo, é de esperar que os preços da energia desçam e que as tarifas variáveis de energia se tornem cada vez mais disponíveis. Tal será determinado pela quota crescente das energias renováveis no cabaz energético.
4. Os sistemas inteligentes de gestão da carga estão a tornar-se cada vez mais importantes.
Os automóveis estão a assumir um papel fundamental na estabilidade da rede elétrica local, como elemento ativo na atenuação dos picos de carga. A condição prévia para tal é uma distribuição eficiente da corrente disponível através de sistemas de carregamento inteligentes.
A gestão dinâmica da carga será, portanto, um pré-requisito para todas as estações de carregamento lançadas no mercado e um tópico de grande importância para todas as partes interessadas (fabricantes de veículos, operadores de rede e clientes).
Sobre a Juice Technology
A Juice Technology AG, com sede em Bachenbülach, Suíça (perto do Aeroporto de Zurique), é um fabricante global de soluções de carregamento para veículos elétricos. A vasta gama de produtos da empresa inclui postos de carregamento CA e CC e abrange tanto dispositivos móveis leves como carregadores rápidos de grandes dimensões. A Juice tem dominado o mercado mundial de postos de carregamento móveis de 22 kW desde 2014 e é um dos poucos fornecedores de gama completa deste setor.
A facilidade de utilização está no centro do desenvolvimento de produtos da Juice Technology. Todos os produtos são concebidos e projetados com o utilizador em mente para garantir uma utilização intuitiva e eficiente. Com uma orientação consistente para o software, a Juice tem como objetivo tornar todos os postos de carregamento compatíveis entre si e integrá-los num ecossistema de software consistente. Esta estratégia não só permite a facilidade de utilização, como também poupa muito tempo, esforço e custos em termos de desenvolvimento, instalação e utilização.
O Grupo Juice está presente em todo o mundo com escritórios próprios, filiais e empresas parceiras na Europa (região DACH, Reino Unido, Escandinávia, Península Ibérica, França, Itália e grande parte da UE), Ásia (com uma sucursal na China) e América do Norte (com uma sucursal na Florida para os EUA, Canadá e México). A empresa também mantém uma rede global de revendedores. A investigação e o desenvolvimento, o marketing, a administração, as compras/vendas e a logística estão concentrados na sede na Suíça. Este posicionamento central permite à Juice promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e responder de forma flexível às necessidades do mercado global.
Para mais informações sobre a empresa, os produtos e as soluções, visite https://juice.world/pt-pt/. Siga-nos também no LinkedIn, Facebook, Instagram e X (ex-Twitter).