A Nexans está investindo 90 milhões de euros em suas fábricas belgas em Charleroi e Erembodegem e sua unidade em Calais, França, para apoiar o crescimento da energia eólica offshore e interconexões submarinas. Este investimento cobrirá a construção de uma nova torre de 53m para o isolamento de cabos terrestres em Charleroi, Bélgica, bem como a modernização do local para a produção de cabos terrestres de 525kV estipulados no acordo-quadro com a TenneT. A Nexans reafirma sua estratégia de longo prazo focada na eletrificação e seu apoio ao desenvolvimento de fontes de energia renováveis.

Nexans investe 90 milhões de euros para apoiar o crescimento da energia eólica offshore na Europa
offshore
A Nexans anunciou um programa de investimento de 90 milhões de euros para apoiar o crescimento da energia eólica offshore na Europa. Este programa inclui a construção de uma torre de isolamento de cabos terrestres de 53m na fábrica da Nexans em Charleroi na Bélgica e o início da produção de cabos terrestres HVDC de 525kV com uma secção transversal de 3.000mm2. Nos termos de um acordo-quadro assinado em 2023 , estes cabos serão utilizados para os três grandes projectos de infra-estruturas atualmente realizados pela TenneT : BalWin 3 , LanWin 4 e LanWin 2 .
A Nexans está seguindo uma estratégia de longo prazo focada na eletrificação, que inclui o apoio ativo ao desenvolvimento de energias renováveis. O investimento anunciado está perfeitamente alinhado com esta visão para o futuro, e nos ajuda no nosso caminho para a próxima revolução elétrica.
O plano de investimento tem como objetivo aumentar os processos de fabrico, com a instalação de uma nova linha de cabos, um sistema de desgaseificação especificamente concebido para cabos HVDC e uma nova linha de desenho que irá aumentar a nossa capacidade de produção de cabos de alumínio. Enquanto a maior parte do investimento é direcionado para a fábrica da Nexans em Charleroi, os outros sites do Grupo também se beneficiarão, com a construção de um novo laboratório HVDC em Calais, uma sala da qual será inteiramente dedicada ao teste de cabos HVDC de 525 kV, e a instalação de uma nova prensa de injeção na fábrica de acessórios elétricos, em colaboração com as equipes em Erembodegem, Bélgica. O programa de investimento terá início em 2025 e continuará até o final dos trabalhos, previsto para o final de 2026.
Além disso, a fábrica da Nexans em Charleroi será conectada à rede de hidrovias da Valônia e ao projeto de plataforma logística multimodal iniciado pela cidade, que reduzirá suas emissões de CO2 relacionadas ao transporte em 85%.
"Estamos muito satisfeitos por anunciar este plano de investimento, que consolida a nossa posição como líder na transição energética. A capacidade de fabricar cabos terrestres até 525 kV é um fator decisivo que manterá o Grupo na vanguarda desta transição por muitos anos. Estamos ansiosos para completar esta atualização crítica de nossas instalações de produção, para manter o ritmo com a crescente demanda global por eletricidade."
Pascal Radue
Vice Presidente Executivo de Produção e Transmissão, Nexans