Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

VOLTIMUM

Estamos a projectar o QE (Quadro de Entrada) para um edifício do tipo administrativo com vários pisos, podemos optar por quadros de classe I?

Publicado: 27 de julho de 2015 Categoria: Sabia que...

Sim, para qualquer esquema de ligação à terra, desde que sejam garantidas as medidas de protecção contra contactos indirectos em toda a instalação (entrada, quadros, circuitos de distribuição e circuitos finais). Nota: Entende-se por QE, o quadro que se encontra no início de uma instalação eléctrica e que pode alimentar quer circuitos finais quer outros quadros eléctricos. Sobre as regras a aplicar ao QE ver secção 801.1.1.4 das RTIEBT.

Estamos a projectar o QE (Quadro de Entrada) para um edifício do tipo administrativo com vários pisos, podemos optar por quadros de classe I?
Para uma instalação alimentada pela rede pública em BT (tipo C)
Neste caso o esquema de ligação à terra a utilizar é TT, devendo a canalização de alimentação ser mantida de classe II até aos DR (dispositivos sensíveis à corrente diferencial-residual, abreviadamente dispositivos diferenciais).
Para a protecção das partes acivas, devem ser respeitadas ainda as medidas indicadas no Anexo I e V, da parte 4 das RTIEBT.
 
Para uma instalação alimentada por PT privativo (tipo B)
No esquema de ligação à terra TT, aplica-se em regra o definido no anterior.
Para outros esquemas de ligação à terra, TN e IT o corte automático da alimentação poderá ser garantido por dispositivos de protecção contra sobreintensidades. No esquema TN-S e IT poderão ser utilizados DR.

 

 

Fonte: CERTIEL