A M&S lança o RE:Spark com a Schneider Electric para acelerar a descarbonização da sua cadeia global, impulsionando fornecedores rumo a energia renovável.
A Marks & Spencer (M&S), um importante retalhista multinacional britânico, anunciou o lançamento do RE:Spark, um novo programa de descarbonização da cadeia de abastecimento desenvolvido em parceria com a Schneider Electric, líder global em tecnologia energética.
A iniciativa foi concebida para acelerar a adoção de eletricidade renovável em toda a cadeia de abastecimento global da M&S e é uma componente essencial da sua estratégia de sustentabilidade Plan A, que visa alcançar emissões líquidas zero em toda a sua cadeia de valor até 2040.
O RE:Spark reflete o compromisso da M&S para com ir além das suas próprias operações e impulsionar mudanças em toda a sua cadeia de abastecimento. Através do programa RE:Spark, a M&S vai:
Lançar um hub digital, suportado pelo Zeigo Hub da Schneider Electric, que oferecerá um portal centralizado para alojar o programa. Com o Zeigo Hub, os fornecedores podem submeter dados de emissões, acompanhar esforços de descarbonização e compreender ações recomendadas de redução de carbono através de recursos de aprendizagem especializados.
Organizar sessões informativas por mercado, bem como webinars, para formar os fornecedores em aquisição de eletricidade renovável em cinco regiões-chave: Vietname, Turquia, Índia, China e Bangladesh.
Disponibilizar serviços de consultoria estratégica para ajudar os fornecedores a avaliar e implementar soluções de energia limpa, incluindo energia solar no local, certificados de atributos energéticos, tarifas verdes e contratos de compra de energia (PPAs).
Permitir que os fornecedores agreguem a procura para PPAs, permitindo que os mais pequenos participem em grupos de vários compradores e acedam a eletricidade renovável em escala.
Inicialmente, o programa vai focar-se em regiões de maior impacto na cadeia de abastecimento de moda da M&S, com planos de expansão ao longo dos próximos três anos.
"Acreditamos que a sustentabilidade deve estar integrada em tudo o que fazemos, desde a forma como adquirimos os nossos produtos até ao apoio que damos aos nossos parceiros da cadeia de abastecimento e clientes para que façam o que está certo,” afirmou Katharine Beacham, Head of Sustainability and Materials in Fashion, Home & Beauty da M&S. "Sabemos que a verdadeira mudança acontece quando colaboramos. É por isso que o RE:Spark foi concebido: não apenas para inspirar novas ideias e desbloquear oportunidades de energia renovável para a nossa base de fornecedores, mas também para tornar a transição mais fácil, proporcionando acesso a suporte e recursos. Ao atuarmos como facilitadores, podemos ajudar os nossos fornecedores a construir redes e resiliência a longo prazo – desencadeando um movimento de mudança no setor e além dele. Tudo isto faz parte do nosso compromisso mais amplo – através do Plan A, a nossa estratégia de sustentabilidade – para apoiar a transição para uma economia baixa em carbono."
"Como parceiro tecnológico na área da energia, temos orgulho em trabalhar com a M&S para ajudar os fornecedores a ultrapassar as barreiras à adoção de eletricidade renovável," afirmou Steve Wilhite, Executive Vice President da SE Advisory Services. "O RE:Spark é um exemplo poderoso de como a colaboração pode gerar mudanças escaláveis e impactantes nas cadeias de abastecimento globais."
O RE:Spark alicerça-se no trabalho da M&S para melhorar o desempenho ambiental na sua produção*, bem como em recentes marcos de circularidade, onde se inclui o lançamento do Another Life – a plataforma da M&S para ativar a circularidade nas áreas de Moda, Casa & Beleza – que reúne iniciativas de Reutilizar, Reparar, Reciclar e Revender. Estas são essenciais para a ambição da M&S de se reinventar no sentido de conseguir um crescimento sustentável e rentável, e de se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2040.