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Marks & Spencer lança programa Re:Spark para impulsionar a adoção de eletricidade renovável na sua cadeia de abastecimento de moda

Publicado: 9 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias do sector

A M&S lança o RE:Spark com a Schneider Electric para acelerar a descarbonização da sua cadeia global, impulsionando fornecedores rumo a energia renovável.

Marks & Spencer lança programa Re:Spark para impulsionar a adoção de eletricidade renovável na sua cadeia de abastecimento de moda

A Marks & Spencer (M&S), um importante retalhista multinacional britânico, anunciou o lançamento do RE:Spark, um novo programa de descarbonização da cadeia de abastecimento desenvolvido em parceria com a Schneider Electric, líder global em tecnologia energética.

A iniciativa foi concebida para acelerar a adoção de eletricidade renovável em toda a cadeia de abastecimento global da M&S e é uma componente essencial da sua estratégia de sustentabilidade Plan A, que visa alcançar emissões líquidas zero em toda a sua cadeia de valor até 2040.

O RE:Spark reflete o compromisso da M&S para com ir além das suas próprias operações e impulsionar mudanças em toda a sua cadeia de abastecimento. Através do programa RE:Spark, a M&S vai:

  • Lançar um hub digital, suportado pelo Zeigo Hub da Schneider Electric, que oferecerá um portal centralizado para alojar o programa. Com o Zeigo Hub, os fornecedores podem submeter dados de emissões, acompanhar esforços de descarbonização e compreender ações recomendadas de redução de carbono através de recursos de aprendizagem especializados.

  • Organizar sessões informativas por mercado, bem como webinars, para formar os fornecedores em aquisição de eletricidade renovável em cinco regiões-chave: Vietname, Turquia, Índia, China e Bangladesh.

  • Disponibilizar serviços de consultoria estratégica para ajudar os fornecedores a avaliar e implementar soluções de energia limpa, incluindo energia solar no local, certificados de atributos energéticos, tarifas verdes e contratos de compra de energia (PPAs).

  • Permitir que os fornecedores agreguem a procura para PPAs, permitindo que os mais pequenos participem em grupos de vários compradores e acedam a eletricidade renovável em escala.

Inicialmente, o programa vai focar-se em regiões de maior impacto na cadeia de abastecimento de moda da M&S, com planos de expansão ao longo dos próximos três anos.

"Acreditamos que a sustentabilidade deve estar integrada em tudo o que fazemos, desde a forma como adquirimos os nossos produtos até ao apoio que damos aos nossos parceiros da cadeia de abastecimento e clientes para que façam o que está certo,” afirmou Katharine Beacham, Head of Sustainability and Materials in Fashion, Home & Beauty da M&S. "Sabemos que a verdadeira mudança acontece quando colaboramos. É por isso que o RE:Spark foi concebido: não apenas para inspirar novas ideias e desbloquear oportunidades de energia renovável para a nossa base de fornecedores, mas também para tornar a transição mais fácil, proporcionando acesso a suporte e recursos. Ao atuarmos como facilitadores, podemos ajudar os nossos fornecedores a construir redes e resiliência a longo prazo – desencadeando um movimento de mudança no setor e além dele. Tudo isto faz parte do nosso compromisso mais amplo – através do Plan A, a nossa estratégia de sustentabilidade – para apoiar a transição para uma economia baixa em carbono."

"Como parceiro tecnológico na área da energia, temos orgulho em trabalhar com a M&S para ajudar os fornecedores a ultrapassar as barreiras à adoção de eletricidade renovável," afirmou Steve Wilhite, Executive Vice President da SE Advisory Services. "O RE:Spark é um exemplo poderoso de como a colaboração pode gerar mudanças escaláveis e impactantes nas cadeias de abastecimento globais."

O RE:Spark alicerça-se no trabalho da M&S para melhorar o desempenho ambiental na sua produção*, bem como em recentes marcos de circularidade, onde se inclui o lançamento do Another Life – a plataforma da M&S para ativar a circularidade nas áreas de Moda, Casa & Beleza – que reúne iniciativas de Reutilizar, Reparar, Reciclar e Revender. Estas são essenciais para a ambição da M&S de se reinventar no sentido de conseguir um crescimento sustentável e rentável, e de se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2040.