Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

NEXANS

A Nexans reafirma a sua presença e investe 40 milhões de euros na sua fábrica de Autun

Publicado: 16 de janeiro de 2023 Categoria: Notícias do sector

A Nexans anunciou um investimento de 40 milhões de euros no seu site Autun, o epicentro de uma estratégia mais global de inovação, desenvolvimento sustentável e compromisso social.

A Nexans reafirma a sua presença e investe 40 milhões de euros na sua fábrica de Autun

Presente em Autun desde 1979, a Nexans anunciou hoje, na presença de Jean Mouton, Presidente do Grupo Nexans, Christopher Guérin, CEO da Nexans e Guillaume Teixeira, Director Geral da Nexans França, o investimento de 40 milhões de euros durante os próximos três anos nas suas instalações de Autun, a fim de perpetuar o know-how do local, a sua competitividade industrial e o emprego em França.

Este anúncio surge num momento chave da estratégia do Grupo, reafirmando o seu compromisso com a electrificação do futuro em França, o berço da empresa durante 120 anos. Através deste investimento, a Nexans irá:

- Acelerar a automatização e digitalização da fábrica Autun para fazer dela uma vitrine da transformação do Grupo para a Indústria 4.0;

- Reforçar o seu compromisso com os princípios circulares na utilização de materiais reciclados, em particular em ligação com a sua instalação de Lentes, a única instalação de fundição de cobre em França;

- Antecipar mudanças nas normas de segurança contra incêndios para edifícios comerciais, previstas para 2023, tornando a sua fábrica Autun uma referência europeia em tecnologia de segurança contra incêndios.

Com a procura de electricidade a aumentar 40% até 2040 e reservas limitadas de matérias-primas, a Nexans está a capitalizar nas suas raízes territoriais francesas para construir um ecossistema forte e sustentável em torno de três pilares fundamentais: inovação, circularidade e utilização de novas tecnologias industriais. Estes três pilares são hoje ilustrados no Autun por este grande investimento de 40 milhões de euros. O objectivo é apoiar a capacidade de produção e a competitividade do local, que se encontra na vanguarda dos novos desafios da indústria em matéria de segurança contra incêndios, e contribuir para a sua ambição de neutralidade de carbono.

Em termos concretos, a fábrica Autun irá:

- Tornar-se uma referência europeia em tecnologia de segurança contra incêndios. Este é um grande desafio numa altura em que a França, que é exemplar em termos de electrificação, é considerada como estando atrasada em relação a outros mercados europeus em termos de questões de segurança contra incêndios em edifícios. A Nexans já está a antecipar as mudanças nas normas de segurança contra incêndios previstas para os edifícios terciários (ERP) em 2023: a partir de 2025, 30% das instalações eléctricas nos edifícios terão de incluir cabos que limitem a emissão de fumos tóxicos em caso de incêndio. A Nexans está a capitalizar sobre esta mudança esperada nas normas para tornar o local Autun um centro europeu de especialização em PVC e compostos sem halogéneo;

- Reforçar a sua capacidade de fornecer cabos feitos de materiais reciclados, em particular melhorando a circularidade do cobre, um recurso primário que se está a tornar cada vez mais escasso. A integração vertical da cadeia de valor da Nexans em França, a partir das suas instalações metalúrgicas em Lens, é um trunfo decisivo. Permite à Nexans assegurar os fornecimentos, garantir a continuidade da sua actividade e apoiar os seus clientes na redução da sua pegada de carbono. Através deste programa de investimento, a fábrica Autun visa também reduzir a pegada de carbono do seu processo de produção em mais de 4,2% por ano, em particular através da modernização do seu equipamento, da implantação de soluções de poupança de energia e da redução do consumo de combustíveis fósseis no local.

Para fazer do seu site Autun o site de teste de um ambicioso programa da Indústria 4.0, que se destina a ser alargado a todos os sites Nexans em todo o mundo a partir de 2023. Para além dos benefícios em termos de produtividade industrial, a Nexans visa uma melhoria maciça da segurança das suas equipas e processos industriais, em ligação com a formação dos seus empregados no domínio da automação. Serão aí desenvolvidos casos de utilização da indústria 4.0, para uma maior flexibilidade e agilidade: monitorização do desempenho, monitorização do consumo de energia e dados em tempo real para digitalizar indicadores e rotinas de produção.

Marc Makhlouf, Catherine Amiot, Jean Mouton, Guillaume Teixeira, Vincent Chauvet, Christopher Guérin, André Accary, Danièle Picard, Marie-Claude Barnay, Michel Neugnot, Frédéric Brochot