Com a adição das fábricas de Monterrey 1 como ‘Farol Avançado’ e Xangai como novo ‘Farol da Cadeia de Valor de Ponta a Ponta’, a empresa tem agora sete fábricas que alcançaram o estatuto de ‘Farol’. Estes são exemplos líderes de como é possível tirar partido das tecnologias da Quarta Revolução Industrial (4IR) para obter melhores resultados operacionais e de sustentabilidade.

Fórum Económico Mundial reconhece fábricas da Schneider Electric em Xangai, China, e em Monterrey, México, como novos ‘Faróis’
fábricas
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciou que o Fórum Económico Mundial (FEM) reconheceu duas das suas fábricas como novos ‘Faróis’. Monterrey 1, no México, foi designada como um novo ‘Farol Avançado’, enquanto Xangai foi reconhecida como um novo ‘Farol de Ponta a Ponta’.
Estas são a sexta e a sétima fábricas a juntar-se à Global Lighthouse Network do FEM, juntamente com as instalações da empresa em Wuxi (China), Batam (Indonésia), Le Vaudreuil (França), Lexington (Kentucky, EUA), e Hyderabad (Índia), que alcançaram o estatuto de ‘Farol’ nos últimos anos. Le Vaudreuil, Lexington e Hyderabad são também três dos 17 ‘Faróis de Sustentabilidade’ globais, reconhecidos pelas melhorias tecnológicas nas suas pegadas ambientais.
A Global Lighthouse Network do Fórum é uma plataforma colaborativa que reúne organizações industriais com visão de futuro que lideram a adoção de tecnologias da Quarta Revolução Industrial (4IR). Cofundada com a McKinsey & Company em 2018, esta rede conta agora com 172 exemplos líderes de fábricas que tiram partido de inovações tecnológicas como inteligência artificial, impressão 3D e análise de big data para impulsionar a eficiência, a competitividade e modelos de negócios transformadores em escala.
A fábrica da Schneider Electric em Xangai produz dispositivos críticos para sistemas elétricos, como contactores, relés de sobrecarga e disjuntores de motor. Devido à exigência dos novos mercados de energia, as encomendas globais da fábrica dispararam e as SKUs (unidades de manutenção de stock) quadruplicaram em quatro anos. Para dar resposta à crescente procura, a equipa da fábrica aumentou a automação em toda a produção em 20% e integrou tecnologias avançadas, incluindo prototipagem com base em machine learning, planeamento e programação inteligentes, e manutenção orientada por GenAI. Isto conduziu a uma redução de 67% no tempo de execução da produção por encomenda e a um aumento de 82% na produtividade do trabalho.
Perante a crescente procura por produtos de maior complexidade, a fábrica de Monterrey 1 implementou tecnologias digitais para aumentar a resiliência e a agilidade da cadeia de abastecimento. Robôs autónomos e tecnologia de drones tornaram o manuseamento de materiais mais eficiente, e os sistemas de gestão de edifícios e energia contribuíram para uma redução de aproximadamente 30% no consumo de energia e água. Ao tirar partido das tecnologias 4IR – incluindo o machine learning para a previsão da procura, e o deep learning durante as inspeções para melhorar a qualidade dos resultados –, a fábrica manteve uma taxa de crescimento anual de 24%, ao mesmo tempo que reduziu os custos de produção em 16%, os defeitos dos produtos em 20% e o prazo de entrega ao cliente em 49% ao longo de três anos.
“As nossas instalações de Xangai e Monterrey 1 demonstram o valor das tecnologias 4IR,” afirmou Mourad Tamoud, Chief Supply Chain Officer da Schneider Electric. “É importante que nós, enquanto indústria, continuemos a investir nestas tecnologias digitais – e nas pessoas que as utilizam – em maior escala, para reforçar os pontos fortes operacionais e mitigar os riscos.”
“Os ‘Faróis’ estão a irromper além do ‘hype’ da IA e a elevar a fasquia da transformação digital,” declarou Kiva Allgood, Head for the Centre for Advanced Manufacturing and Supply Chains do Fórum Económico Mundal. “Estas instalações estão a integrar tecnologias avançadas nas suas operações, não apenas para aumentar a produtividade, mas também para criar um futuro sustentável e inclusivo para sua força de trabalho e para a comunidade mais ampla.”
Programa Impact Supply Chain
As duas fábricas são um reflexo do programa de Impact Supply Chain da empresa. Esta é a próxima evolução da transformação da sua cadeia de abastecimento, que tem como objetivo causar um impacto positivo nos clientes e no planeta. Os seus principais pilares são:
- Pessoas – As pessoas da Schneider Electric estão capacitadas para inovar e causar um impacto positivo nos clientes todos os dias.
- Planeta – A Schneider Electric está a construir uma cadeia de abastecimento sustentável, responsável e preparada para o net-zero.
- Clientes – A fiável cadeia de abastecimento da Schneider Electric proporciona uma qualidade líder na indústria.
- Desempenho – A Schneider Electric impulsiona o desempenho através de tecnologia avançada, processos inteligentes e unificados, ecossistemas regionais e design colaborativo.
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider Electric é criar Impacto ao capacitar todas as pessoas para tirarem o máximo partido da nossa energia e recursos, conciliando o progresso e a sustentabilidade para todos. Chamamos a isto Life Is On.
A nossa missão é ser o seu parceiro de confiança para a Sustentabilidade e Eficiência.
Somos um líder tecnológico industrial global e oferecemos experiência e conhecimentos de classe mundial em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, infraestruturas resilientes, Data Centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e casas intuitivas. Ancorados na nossa profunda experiência na área, fornecemos soluções integradas de IoT industrial para todo o ciclo de vida ativadas por IA, com produtos, automação, software e serviços conectados, e providenciamos gémeos digitais para permitir o crescimento rentável dos nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas, com um ecossistema de 168.000 colaboradores e mais de um milhão de parceiros a operar em 100 países, para garantir proximidade aos nossos clientes e stakeholders. Incorporamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.
www.se.com/pt