Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

PHILIPS

Iluminação solar para um futuro mais sustentável

Publicado: 26 de fevereiro de 2021 Categoria: Artigos técnicos

Hoje, um ou os maiores desafios que enfrentamos globalmente são as alterações climáticas. A energia solar pode ser a solução para espaços urbanos ou áreas isoladas em que não haja acesso ou seja difícil a instalação de rede elétrica.

Iluminação solar para um futuro mais sustentável

Em entrevista David Albertín, director comercial da Signify Iberia, fala sobre como a Signify está a abordar os desafios ambientais ao apostar no desenvolvimento de soluções solares:

  1. Como é que a Signify está a lidar com os atuais desafios ambientais?

As alterações climáticas são um dos maiores desafios globais. Nas próximas décadas, assistiremos a um aumento da procura de energia por parte de uma população em crescimento. Para satisfazer esta procura, tendo em conta os recursos limitados que dispomos e os efeitos que poderiam ter no ambiente, precisamos de apostar nas energias renováveis para nos ajudar a alcançar um futuro melhor e mais sustentável.  

Nesse sentido, na Signify, atingimos a neutralidade carbónica em setembro passado em todas as nossas operações, investindo em tecnologias mais eficientes em termos energéticos, passando para eletricidade 100% renovável ou investindo em projetos de compensação de carbono.  É evidente que estamos perante uma crise climática, mas acreditamos que há possibilidades de fazer a diferença e de fazer uma transição para a sustentabilidade.

As recentes inovações tecnológicas são as que nos ajudarão a enfrentar estes desafios que surgem. Desta forma, a utilização da iluminação pública através da energia solar é um bom exemplo do grande avanço que as energias renováveis estão a viver. Cobrindo assim o aumento ou a procura de energia e permitindo o crescimento das cidades de uma forma mais eficiente.

  1. O que é a tecnologia solar? Como é que funciona?

Signify dispõe de soluções de iluminação solar de exterior. As nossas  luminárias LED solares aproveitam a energia do sol para fornecer iluminação de alta qualidade, conseguindo economia de energia ao mesmo tempo que reduz a escuridão em lugares públicos. Do ponto de vista técnico, estes tipos de produtos têm painéis solares para receber energia solar, um controlador de carga e descarga que gere a bateria para armazenar a energia, a luminária correspondente e a sua coluna.

Para o autoaprovisionamento, as luminárias recolhem energia solar durante o dia, através da contribuição da irradiação solar recebida pelo seu painel fotovoltaico.  Desta forma, transformam essa irradiação em energia que permite que as suas baterias sejam carregadas desta forma, pelo que não precisam de depender da rede elétrica, tornando-se numa iluminação mais limpa e sustentável.

Por outro lado, a Signify dispõe ainda de soluções híbridas de iluminação solar, que permitem obter todos os benefícios de um sistema solar autónomo (off-grid) e um ligado à rede (on-grid). Estes sistemas são especialmente adequados para áreas com pouco sol e em que se tem acesso à rede electrica, uma vez que estas luminárias carregam as suas baterias durante o dia graças aos painéis solares e nos casos em que as condições meteorológicas não o permitiram, os LEDs são alimentados a partir da rede. Desta forma, as luminárias permitem uma poupança de energia, mantendo ao mesmo tempo o funcionamento da instalação ao longo do ano, independentemente das condições meteorológicas.

  1. Quais são os seus benefícios?

Uma das suas principais características a ter em conta é a possibilidade de iluminar os espaços de forma sustentável, reduzindo as emissões de carbono, sendo uma energia limpa e ecológica.  Paralelamente à poupança energética, oferecem poupanças económicas, resultantes da redução do consumo de energia, da redução das obras civis necessárias à sua instalação e à facilidade de manutenção.  

Estas soluções oferecem aos cidadãos e comunidades maior segurança e conforto no seu ambiente, com um design que se adequa a qualquer entorno.  Além disso, permitem levar  luz a locais onde é difícil o acesso à energia elétrica, quando não há rede elétrica, é instável ou demasiado caro para ser instalada.

  1. Há algum aspeto a ter em conta na instalação destes produtos?  

Quanto aos requisitos técnicos, os projetos de iluminação movidos a energia solar devem satisfazer  os mesmos requisitos que um projeto de iluminação convencional. Embora seja verdade que as características geográficas do local onde se planea instalação devem ser tidas em conta. Neste sentido, tanto as horas de sol como as condições meteorológicas são aspetos a considerar na instalação, uma vez que determinarão a autonomia das luminárias.

Esta autonomia depende da quantidade de irradiação que as luminárias recebem, uma vez que é a fonte de energia para as baterias, que são carregadas durante o dia.  Assim, a sua autonomia será também modificada em diferentes épocas do ano, atingindo o seu mínimo no inverno e o seu máximo no verão.

  1. Onde podemos encontrar um projeto em que a tecnologia solar tenha sido instalada?  

Uma das primeiras cidades a optar por este tipo de iluminação é a cidade de Sevilha, que instalou 20  luminárias solares Philip Sunstay no Parque Infanta Elena. Com esta instalação foi melhorada a segurança dos seus visitantes, ao iluminar-se uma área que não estava previamente iluminada, ao mesmo tempo que  se aumentou a poupança de energia e se reduziu as emissões de carbono, conseguindo-se uma iluminação mais sustentável.

Estas luminárias são compactas e têm todos os elementos integrados, são fáceis de instalar e manter, permitindo também poupanças nos custos de cablagem e manutenção.  O modelo instalado tem 3.000 lúmens de luz quente e uma eficiência de 175 lm/W, sendo as luminárias solares mais eficientes do mercado.

Desta forma, a iluminação do parque permite a prática de desporto ao ar livre fora das instalações existentes durante a noite, bem como aproveitar ao máximo este espaço verde da cidade.

Qual é o futuro desta tecnologia? Que oportunidades oferece?

A maioria das emissões de gás efeito de estufa provém da produção e utilização de energia.   Neste sentido, a energia solar é uma boa alternativa para lidar com as alterações climáticas, reduzindo o uso convencional de energia e as emissões de carbono e aumentando assim a utilização de energias renováveis. Mais especificamente, pode dizer-se que 15 luminárias solares poupam energia suficiente para carregar   um carro elétrico ou para abastecer uma casa durante um ano inteiro.

Por isso, agora é tempo de dar o passo e avançar para uma mudança que aposta na sustentabilidade e nas energias renováveis. O Green Deal oferece-nos a oportunidade de o fazer, uma vez que o objetivo é alcançar a neutralidade climática até 2050 e, para isso, a União Europeia deve reduzir as suas emissões em 55% até 2030. Desta forma, estão a ser tomadas medidas que promovam a utilização dessas energias e que promovam práticas sustentáveis.  Tendo em conta este quadro em que nos encontramos, será cada vez mais comum a instalação de tecnologia solar, iluminação conectada e, em geral, inovações que nos podem ajudar fazer frente às alterações climáticas.

 

Para mais informações sobre as nossas soluções solares, aceda aqui:

https://www.lighting.philips.pt/produtos/iluminacao-solar-exterior


content gallery 1
content gallery 1