Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

MEGGER

Introdução aos tipos e conectores de carregamento de veículos elétricos

Publicado: 4 de junho de 2024 Categoria: Artigos técnicos

Existem muitos tipos de EVSE. Os EVSE dos modos 1, 2 e 3 fornecem corrente alternada ao veículo e os EVSE do modo 4, utilizados para carregamento rápido de alta potência, fornecem corrente contínua. Os EVSE do Modo 4 são o único tipo em que o carregador faz parte do EVSE; nos outros tipos, o carregador encontra-se no veículo. Vejamos estes tipos de EVSE com mais pormenor.

Introdução aos tipos e conectores de carregamento de veículos elétricos

Modo 1

Trata-se de um modo de carregamento AC que é normalmente considerado como um modo de emergência. O EVSE consiste apenas num cabo que liga o veículo a uma tomada eléctrica normal, não especializada para estas actividades. A aplicação e utilização seguras deste modo garantem a segurança da própria instalação eléctrica. No Reino Unido, a potência máxima de carregamento é de 3 kW. Uma vez que não existe um controlo automático da função de carregamento e que não é possível garantir uma proteção RCD adequada, o modo de carregamento 1 só deve ser utilizado quando não existe outra alternativa. De facto, é ilegal em muitos países.

Modo 2

Este é um modo de carregamento AC que utiliza um EVSE portátil ou um cabo de carregamento especial que incorpora funções de controlo e proteção contra falhas à terra. Tal como o Modo 1, utiliza uma tomada normal não dedicada, limitada a uma potência máxima de carregamento de 3 kW em aplicações domésticas, mas pode ser superior, até 7,4 kW. Se disponível, está disponível uma tomada industrial de 32 A. Os EVSEs Modo 2 são frequentemente considerados de nível básico, mas têm a vantagem de os utilizadores poderem levar o seu EVSE consigo quando visitam locais onde não existem outras instalações de carregamento disponíveis.

Modo 3

Este é um modo de carregamento em corrente alternada que utiliza um EVSE fixo, que incorpora funções de controlo e de proteção contra falhas à terra. É sempre alimentado a partir de um circuito dedicado e, dependendo do tipo de alimentação, pode fornecer energia monofásica ou trifásica ao veículo. A potência de carga típica é de 3,7 kW ou 7,4 kW em instalações domésticas, mas pode ser muito mais elevada (50 kW ou mais) em aplicações comerciais e públicas, quando existe capacidade de alimentação suficiente. Este é atualmente o tipo mais comum de EVSE.

Modo 4

Trata-se de um modo de corrente contínua que utiliza um EVSE fixo que incorpora o sistema de carregamento, bem como funções de controlo e de proteção contra falhas à terra. É sempre alimentado por um circuito dedicado para o efeito. Os carregadores do modo 4 são principalmente utilizados para carregamento rápido e ultrarrápido e encontram-se frequentemente em locais públicos, tais como áreas de serviço de auto-estradas, alguns centros comerciais, etc. A potência máxima de carregamento pode ser de 100 kW ou mais.

Conectores

São utilizados vários tipos de aparelhos de teste para ligar os veículos eléctricos aos EVSE. Um dos mais comuns na Europa é o EN 62196-2 tipo 1, que é equivalente à norma americana e japonesa tipo J1772. É utilizado com EVSE de modo 2 e modo 3 e tem uma potência máxima de 7,4 kW monofásicos. Também comum na Europa é o conetor EN 62196-2 tipo 2 (Mennekes), que tem uma potência máxima de 16,1 kW monofásico ou 43,7 kW trifásico. 

Para os EVSE que fornecem corrente contínua ao veículo, estão disponíveis o conetor CHAdeMO, com uma potência máxima de 100 kW, e o conetor CCS, com uma potência máxima de 170 kW. Na Europa, os veículos Tesla utilizam o conetor CCS, mas noutros mercados é utilizado um conetor próprio.

A tendência da indústria na Europa e no Reino Unido é utilizar o Tipo 2 (Mennekes) e o CCS1 como os únicos conectores disponíveis de série, enquanto nos EUA é dada preferência ao NACS (North American Charging Standard), que é equivalente às funções do conetor Tesla.

 

Para mais informações aceda aqui