A Nexans deu um importante passo em sua estratégia de eletrificação ao concluir a aquisição da icônica empresa italiana La Triveneta Cavi, reconhecida na Europa por sua excelência nos segmentos de mercado dos cabos de média e baixa tensão. La Triveneta Cavi emprega 700 pessoas qualificadas em 4 locais de produção e tem vendas de mais de 800 milhões de euros.

Com a sua capacidade comprovada de integrar novas entidades, a Nexans está pronta para acelerar o desenvolvimento da La Triveneta Cavi em sectores chave como os cabos de construção, cabos retardadores de chama e soluções de energia renovável.
A Nexans, um dos principais players na transição energética mundial, anunciou hoje que concluiu a aquisição da La Triveneta Cavi, um dos principais fabricantes europeus de cabos de média e baixa tensão. Esta aquisição representa um marco importante na transformação estratégica da Nexans em um player exclusivo de eletrificação. La Triveneta Cavi tem uma longa tradição de inovação, uma base industrial e logística de ponta e uma equipe de gestão experiente, que contribuirá significativamente para a criação de valor do Grupo no sector da eletrificação.
Fundada em Itália em 1965 e atualmente presente em 30 países, La Triveneta Cavi produz principalmente cabos de baixa tensão para os sectores da construção e das infra-estruturas, sistemas de cabos ignífugos e aplicações de energias renováveis.
A empresa explora um parque industrial de primeira categoria, verticalmente integrado, que inclui três instalações de fabrico de cabos com capacidades logísticas robustas e uma fábrica própria de trefilagem de fio de cobre amplamente reconhecida. Emprega cerca de 700 pessoas altamente qualificadas e registou vendas de mais de 800 milhões de euros nos últimos doze meses.
O valor da empresa de cerca de 520 milhões de euros é equivalente a um múltiplo de avaliação de 5,6 x EBITDA 2023 antes das sinergias e 4,6 x após sinergias totais. A partir do primeiro ano, a aquisição aumentará o lucro por ação da Nexans para um dígito alto. O financiamento da transação terá apenas um efeito limitado sobre o rácio de alavancagem do Grupo, que permanecerá em ou abaixo de 1,0x em uma base anualizada.
" A aquisição da La Triveneta Cavi está perfeitamente alinhada com a nossa visão da Nexans como um player global puro em eletrificação. Esta operação reforça significativamente a nossa presença no mercado de eletrificação, onde já fizemos duas aquisições nos últimos dois anos. Também nos permitirá acelerar a implantação de novas ofertas sustentáveis em sectores onde a procura é forte. Acima de tudo, tenho o prazer de dar as boas-vindas ao talentoso pessoal da La Triveneta Cavi à família Nexans."
Christopher Guérin
Diretor Geral da Nexans