O contexto atual colocou as medidas de proteção e prevenção no centro das nossas preocupações. Às conhecidas medidas de proteção física como higienização das mãos, distância social ou uso de máscaras ou luvas, soma-se a importância de buscar alternativas para a prevenção e desinfecção de superfícies e objetos, auxiliando no controle da epidemia. em espaços públicos, escolas, transportes, comércio...

Nesse contexto, a luz ultravioleta (UV) se posiciona como uma aliada na criação de ambientes e espaços seguros. A radiação ultravioleta cobre a faixa de comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros (nm) e é dividida em diferentes tipos. A maioria de nós está familiarizada com os raios ultravioleta, na forma de UV-A e UV-B, aqueles que causam bronzeamento da pele ou que são usados para aplicações médicas, como no tratamento da psoríase ou na formação de vitaminas. D para fortalecer os ossos.
Por outro lado, o UV-C é uma luz invisível que está na faixa de 200-280 nm do espectro. É conhecido por suas propriedades germicidas benéficas, pois é capaz de quebrar o DNA de bactérias, vírus, fungos e esporos de mofo. 265 nm sendo o pico onde se encontra a ação germicida máxima.
Mas isso não é novidade. A luz ultravioleta é uma tecnologia usada há mais de 40 anos na desinfecção de água potável e ar e especialistas consideram que os sistemas de iluminação baseados na radiação UV-C no comprimento de onda de 254 nm, como os que oferece Signify, eles agem como uma barreira protetora contra vários vírus e bactérias.
Não há patógenos conhecidos, até o momento, resistentes aos raios UV-C. Todas as bactérias e vírus testados até agora, centenas ao longo dos anos, incluindo vários coronavírus, respondem à desinfecção por UV-C.
A experiência do uso de UV-C mostra que essa fração do espectro de luz não apenas neutraliza os microorganismos patogênicos, mas também protege contra seu crescimento de forma confiável, fácil e econômica.
Desinfecção de vírus e bactérias
A iluminação controlada por meio desses raios UV-C representa um meio altamente eficaz de desinfecção e limita muito o uso de produtos químicos e inflamáveis, como alvejantes, e pode ser integrada às atividades diárias de manutenção e higienização de espaços comuns. como escritórios, fábricas, instalações públicas e lojas.
Esses ambientes devem ter medidas extremas de higiene e desinfecção para minimizar o risco de contágio de microrganismos. Todas as empresas, independentemente da sua dimensão, são obrigadas a efectuar a desinfecção periódica das superfícies em contacto com o público e a garantir a saúde do ar circulante.
Nesse sentido, a luz UV-C atinge seu nível ótimo de utilidade em instalações, serviços ou empresas que utilizam regularmente elementos, dispositivos ou instrumentos em contato direto com o cliente ou paciente, como cabeleireiros, centros de estética e massagem e até lojas de roupas. Em cinco minutos, a luz ultravioleta permite que os pentes, escovas, tesouras e pinças dos cabeleireiros, os instrumentos e equipamentos estéticos e as roupas recentemente utilizadas nos provadores, estejam disponíveis para o próximo cliente com total segurança e livres de patógenos.
Da mesma forma, os espaços públicos como transportes públicos, centros comerciais, bares e restaurantes, escolas, escritórios, quartos e áreas comuns dos estabelecimentos hoteleiros são ambientes fundamentais para otimizar o potencial desinfectante dos raios UV-C e garantir a desinfecção desses ambientes. com ótimo trânsito público e essencial para o desenvolvimento econômico e social.
Da mesma forma, na indústria de alimentos os raios UV-C podem reduzir o uso de pesticidas no caso de produtos de origem vegetal, atuar como um poderoso desinfetante de transporte e materiais de embalagem (copos de iogurte, garrafas ...) e tratar alimentos aumentando seu prazo de validade, preservando seu valor nutricional sem a necessidade de conservantes.
Segurança primeiro
Mas os benefícios e a utilidade da radiação UV só são possíveis com o uso de sistemas instalados, operados e controlados profissionalmente, pois a exposição à radiação UV-C incorretamente pode ferir a pele e causar lesões oculares graves. .
É imprescindível seguir todas as instruções de segurança, de acordo com as normas vigentes para este tipo de radiação. A maioria das instalações de UVC deve ser utilizada quando o espaço estiver desocupado, se for necessário entrar durante o seu funcionamento, devem estar disponíveis os equipamentos de proteção adequados e verificados.
A experiência parece indicar que uma ampla gama de aplicações está se abrindo para UV-C, estendendo-se muito além da desinfecção hospitalar e aplicações clínicas. Hoje, é gratificante saber que a tecnologia de iluminação Signify está na linha de frente para ajudá-lo a viver em um ambiente mais seguro.
Para mais informações, aceda aqui: https://www.lighting.philips.pt/produtos/uv-c
Assista a este video: https://www.youtube.com/watch?v=G3nwNBrEUV8