A ABB, como referência tecnológica e de contributo potencial para o cumprimento das metas no caminho à neutralidade carbónica em 2050, marcou presença no II Fórum Mobilidade & Transportes. Onde destacou, na sua aferta dedicada para o tema, o mais recente carregador de 400kW compacto -A400.

O setor de transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões globais de CO2, representando quase 24% do total. O transporte rodoviário é responsável por mais de 75% dessas emissões.
Sendo a ABB uma referência tecnológica e de contributo potencial para o cumprimento das metas no caminho à neutralidade carbónica em 2050, marcou presença no II Fórum Mobilidade & Transportes. emissões
Nos dias 25 e 26 de junho, decorreu o II Fórum Mobilidade & Transportes, que contou com a participação de ABB, no painel "Sustentabilidade na Transição Energética". Este painel discutiu os desafios, oportunidades e contributos para a transição energética no setor dos transportes, tanto a nível europeu como nacional, abordando questões cruciais como o quadro legal, a regulação, as limitações tecno-económicas e os constrangimentos sociais e culturais.
Moderado por Acácio Pires, da Associação Zero, o painel contou ainda com a presença de representantes das Wide Scope, da Acciona, e Via Verde. Os especialistas debateram a importância da sustentabilidade na mobilidade e nos transportes, destacando que esta questão é central para atingir as metas do Acordo de Paris, nomeadamente na redução das emissões e na promoção das energias limpas ou renováveis.
Neste painel, foi consensual entre os diferentes participantes a necessidade de continuar a investir em soluções sustentáveis que promovam uma transição energética eficaz no setor dos transportes, garantindo um futuro mais limpo e eficiente.
A ABB Portugal permanece comprometida com essas iniciativas, contribuindo com sua tecnologia para promover uma mobilidade sustentável, com um portefólio em constante evolução para infraestruturas de carregamento elétrico que garante a alimentação desde o pequeno utilitário à circulação das grandes galeras nas diversas artérias rodoviárias no mundo.
O mais recente lançamento do carregador A400, que se sobrepõe e complementa família Terra-HP (350kW), é uma resposta em linha com as metas e regulamentação, onde se destaca a importância do transporte de mercadorias nos desafios da transição energética.
- as estações de carregamento para veículos pesados com uma potência mínima de 350 kW têm de ser implantadas a cada 60 km ao longo da rede principal da RTE-T1 e a cada 100 km na rede global da RTE-T de maior dimensão a partir de 2025, com cobertura completa da rede até 2030.
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1"rede transeuropeia de transportes” segundo o REGULAMENTO (UE) 2023/1804 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 13 de setembro de 2023 (AFIR)