Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

PHILIPS

É hora de agir e fazer-se a mudança para LED já

Publicado: 28 de fevereiro de 2023 Categoria: Notícias do sector

Mudar para LED pode ajudar a enfrentar as atuais crises energética, climática e económica.

É hora de agir e fazer-se a mudança para LED já

As cidades europeias de todas as dimensões são confrontadas com o facto de os seus edifícios, ruas e serviços municipais ainda não serem suficientemente ecológicos ou eficientes para fazerem face com êxito às crises energética, climática e económica que enfrentam atualmente.

Foram já lançadas muitas iniciativas para expandir as fontes de energia limpas e a preços acessíveis, bem como para desenvolver a infraestrutura conectada de que as cidades necessitam, mas o âmbito e o ritmo destes programas ainda estão longe do nível de transformação abrangente que é necessário.

"Temos vimos muito ênfase na transição de fontes de energia e isso ainda é uma grande prioridade, mas as pessoas estão a perceber que estamos a ficar para trás e criar essa fonte de energia verde levará tempo", explica Alice Steenland, Chief Strategy and Sustainability Officer e membro da equipa de direcção da Signify.

O aumento da eficiência energética está no cerne desta abordagem. A iluminação LED conectada, com a capacidade de reduzir em até 80% o consumo de energia relacionado com a iluminação pode desempenhar um papel importante a este respeito, não só na resposta às necessidades de eficiência energética a curto prazo, mas também na melhoria da qualidade de vida e na proteção do ambiente a longo prazo.

A mudança para LED de todos os pontos de luz nos 27 Estados-Membros da UE, por exemplo, permitiria economizar 59,6 milhões de euros em custos de energia e reduziria as emissões de CO2 em 50,9 milhões de  toneladas, o equivalente às emissões anuais de quase 20 milhões de carros ou mais de 500 centrais eléctricas de carvão.

Além disso, a poupança energética anual que seria obtida com a mudança para LED de todos os pontos de luz na UE permitiria carregar 55 milhões de carros elétricos ou alimentar 47 milhões de bombas de calor, o que iria permitir fazer face à demanda de transportes e ao aumento dos custos da energia, respetivamente.

Nesse sentido, focar no que os municípios podem fazer é igualmente importante. Como explica  Harry Verhaar, Head of Global Public and Government Affairs na Signify: "A nível nacional, precisamos de compromissos e prazos para alcançar a neutralidade de carbono, mas a redução real das emissões e a aplicação real devem ocorrer a nível da cidade."

Na verdade, a soma de muitos projetos de menor escala onde é feita a mudança para LED pode ter um enorme impacto em todo um país ou região. "As cidades podem pensar que substituir a infraestrutura antes do fim de sua vida útil é uma falsa poupança, mas é precisamento o contrário", explica Verhaar.

Se não se substituem esses ativos hoje, acaba-se a pagar duas vezes: pelo aumento da energia e, no futuro, por ter que os substituir."

Aproveitar o enorme potencial da eficiência energética é fundamental para a Europa. Vai permitir reduzir significativamente as emissões de carbono, poupar significativamente nas faturas energéticas das cidades, dos consumidores e das empresas, ao mesmo tempo que vai permitor minimizar a dependência das importações de gás e libertar capacidade que pode ser utilizada para eletrificar o aquecimento e os transportes.

O momento para os municípios agirem em matéria de eficiência energética é agora. Fazer a mudança para LED é uma vantagem simples para cidades de todos os tamanhos. Uma ação imediata que ajudará a colocar a Europa no caminho traçado pelo Pacto Verde Europeu.

Faça a mudança hoje. Saiba mais, aqui.

Flip the Green Switch with Signify - YouTube