Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Signify

Multisensores: dados, escalabilidade e eficiência energética

Publicado: 9 de maio de 2023 Categoria: Notícias do sector

A integração de multisensores na iluminação pública é fundamental para avançar no desenvolvimento de Cidades Inteligentes escaláveis e sustentáveis, aproveitando todo o potencial que oferecem os ecossistemas de IoT.

Multisensores: dados, escalabilidade e eficiência energética

Nestes tempos de crise energética, climática e financeira, um dos aspetos que mais nos preocupa globalmente é o consumo de energia, tanto do ponto de vista monetário como energético. Neste sentido, estamos muito focados nas fontes de onde vem a energia quando o uso que damos a este recurso também tem um papel primordial.

Se olharmos aos ambientes urbanos, por exemplo, estes são responsáveis aproximadamente por 2/3 do consumo de energia a nível mundial, o que supõe cerca de 70 % das emissões de carbono. O que nos faz pensar que a necessidade de mudança está nas nossas vilas e cidades.

Desta forma, a iluminação pode desempenhar um papel fundamental nesta transição verde e digital, uma vez que permite reduzir o consumo de energia controlando a luz sem a necessidade de desligar a iluminação. Um aspeto que, embora ofereça poupanças, fá-lo à custa da qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que os níveis de segurança são reduzidos, o embelezamento das cidades menor, e na própria atracção de turismo, etc.

Escalabilidade dos espaços urbanos graças à iluminação e aos multisensores

A renovação da iluminação pública por tecnologia LED permite uma economia direta de até 50% no consumo de energia e nos custos. Se essa mesma iluminação estiver conectada por meio de sistemas de gestão de iluminação como o Interact, a economia pode aumentar para 80% e servir como base ou espinha dorsal para construir um ecossistema de Smart City.

A iluminação inteligente permite melhorar a gestão dos espaços, estabelecer cenários e programar horários, controlando a luz que se adapta às diferentes necessidades, ao mesmo tempo que reforça a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

Paralelamente, para ir um pouco mais além na digitalização e na eficiencia energética dos ambientes urbanos, podem-se incorporar multisensores na infraestructura de iluminação, na própria luminária graças ao standard de interoperatividade ZD4i, bem como na columa, à altura que interesse, mediante um KT de montagem. Esta tecnologia possibilita a monitorização do tráfego e da qualidade do ar entre outros aspectos, permitindo melhorar a tomada de decisões estratégicas da cidade.

Assim, graças à tecnologia atual, os espaços urbanos podem ser digitalizados de forma escalável e de acordo com as diferentes necessidades de cada comunidade.

Possibilidades que oferece a incorporação de multisensores na iluminação pública

O multisensor para aplicações no exterior Philips LRI8135/00 está habilitado para funcionar como um controlador autónomo, se acoplado a uma luminária não conectada autónoma, ou formar parte de uma rede local (RF Mesh) que funciona através de conectividade Bluetooth.

Desta forma, quando o dispositivo faz parte de uma rede, ao detetar a presença de uma pessoa ou de um veículo através do sensor de movimento, a luz irá aumentar e transmitir a ação de ativação para o resto dos dispositivos que fazem parte dessa rede local. Posteriormente, a iluminação voltará ao seu nível anterior ou, caso passe um certo tempo sem detetar qualquer tipo de movimento, desligar-se-á. 

Paralelamente, com a incorporação do multisensor no sistema Interact, o usuário poderá obter mais informação sobre os pontos de luz, como o ruído ambiental ou a temperatura ambiente, permitindo optimizar ainda mais a tomada de decisões dos gestores da iluminação.  Além disso, os relatórios sobre as vibrações e alterações da luminária facilitarão os trabalhos de manutenção por parte do munícipio, assim como a introdução de medidas destinadas a incrementar a segurança dos cidadãos.

Avançar na direcção de ambientes urbanos digitais e sustentáveis é chave para levar a cabo a transição energética e fazer frente às actuais crises. A tecnologia com que contamos actualmente oferece-nos a oportunidade de agir por fases e de forma escalável, em função das necessidades de cada ambiente.


content gallery 1