Nexans anunciou uma expansão de sua presença no mercado de energia eólica offshore e interconexão, adicionando um terceiro navio de instalação de cabos à sua frota.

Essa decisão estratégica permitirá ao Grupo atender à crescente demanda de eletrificação, especialmente nos mercados americano e europeu, impulsionada por uma carteira de projetos recorde, recentemente reforçada pelo contrato histórico de 1.700 milhões de euros com a TenneT e o contrato de 1.430 milhões de euros para o projeto EuroAsia Interconnector.
Este novo ativo estratégico também criará centenas de empregos diretos e indiretos em todo o mundo durante sua construção e operação.
Um novo navio com capacidades sem precedentes
Baseado na tecnologia de ponta do navio principal da Nexans, o Nexans Aurora, este novo navio vai além com um design, conforto e capacidades aprimorados. Equipado com três plataformas giratórias, oferecendo uma capacidade de carga de 13.500 toneladas, e abrigando uma ampla gama de ferramentas submarinas, este navio será capaz de instalar até quatro cabos simultaneamente para atender às necessidades específicas dos clientes, especialmente em projetos de grande escala.
Ao adicionar este navio à sua frota, a Nexans também melhora sua versatilidade e flexibilidade, cobrindo uma pegada geográfica cada vez mais ampla. Este navio será entregue em 2026.
Desde um ponto de vista ambiental, o novo navio terá uma maior capacidade de carga, um sistema avançado de energia híbrida e será capaz de operar com uma mistura de biodiesel, proporcionando uma redução significativa da pegada ambiental. Isso reflete a visão estratégica ambiental do Grupo.
"Este novo navio será o navio de cabos tecnologicamente mais avançado já implantado. Equipado com uma variedade de equipamentos de alta tecnologia para instalação e enterramento de cabos, melhorará as capacidades de nossas operações de cabo submarino para lidar com projetos em uma escala sem precedentes. Este novo ativo estratégico apoiará o crescimento de longo prazo do Grupo, consolidando sua liderança nos mercados de interconexão e offshore. Ele incorpora perfeitamente a estratégia da Nexans para eletrificar o futuro, e suas características inovadoras ilustram nosso compromisso cada vez maior em atender às necessidades de nossos parceiros."
Vincent Dessale
DIRETOR DE OPERAÇÕES E VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO SÊNIOR DA NEXANS