Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

NEXANS

A Nexans e a Fondem desenvolvem actividades relacionadas com a electricidade nas aldeias da Costa do Marfim

Publicado: 26 de abril de 2023 Categoria: Notícias do sector

As populações rurais necessitam de apoio para permitir o acesso à electricidade, mas também para ter um verdadeiro efeito de alavanca no desenvolvimento económico das zonas rurais, a fim de reduzir as desigualdades.

A Nexans e a Fondem desenvolvem actividades relacionadas com a electricidade nas aldeias da Costa do Marfim

A Nexans está trabalhando na Costa do Marfim com a Fondem para apoiar o surgimento de usos produtivos de eletricidade através do projeto ERUPIE (Empreendedorismo Rural em torno de Usos Produtivos Inovadores de Eletricidade). Esta parceria, lançada em Março de 2023, terá um impacto positivo no desenvolvimento económico, nas competências e nas condições de saúde das aldeias rurais da região de Marahoué.

Na última década, a Costa do Marfim tem vindo a seguir uma política ambiciosa destinada a proporcionar acesso à electricidade a toda a população do país até 2035. Trata-se de uma questão fundamental para o desenvolvimento económico e social do país.

As populações rurais necessitam de apoio para permitir o acesso à electricidade, mas também para ter um verdadeiro efeito de alavanca no desenvolvimento económico das zonas rurais, a fim de reduzir as desigualdades.

Os objectivos das acções da Nexans, em parceria com a Fondem, estão em conformidade com a estratégia da Côte d'Ivoire Energie para responder às necessidades da população da Costa do Marfim nas zonas rurais. Como lembrete, a Nexans eletrificou cerca de cinquenta aldeias como parte do projeto PRONER (Programa Nacional de Eletrificação Rural) em 2020 e 2021.

A Fondem está a ser apoiada pela ONG marfinense AMISTAD (Actions pour la Mobilisation des Initiatives et Stratégies d'Aide au Développement) na implementação do projecto ERUPIE.

O projecto ERUPIE foi lançado em duas fases:

- Um workshop de lançamento em Abidjan com actores institucionais envolvidos na promoção do empreendedorismo rural, mulheres e organizações internacionais interessadas no assunto;

- Um workshop de lançamento em Bouaflé, na região de Marahoué, com actores regionais e autoridades locais.

Serão realizadas reuniões para informar todos estes actores do lançamento do projecto ERUPIE e para os apresentar aos parceiros do projecto. É uma oportunidade para trocar e discutir os vários obstáculos ao desenvolvimento das zonas rurais já electrificadas e ao acesso ao empreendedorismo feminino.

O projecto ERUPIE fornecerá formação técnica e empresarial a sete mulheres das localidades electrificadas após o projecto PRONER para a sua capacitação em projectos empresariais em 2023.

"A Nexans está empenhada em satisfazer as expectativas do governo da Costa do Marfim com a produção local de cabos eléctricos e a formação de uma força de trabalho local no sector eléctrico. Uma vontade clara de participar no desenvolvimento e capacitação da Costa do Marfim no domínio da electricidade. "

Nestor Antey

DIRECTOR-GERAL DA NEXANS CÔTE D'IVOIRE

"O Grupo orgulha-se de financiar este projecto de formação e educação das mulheres através do empreendedorismo produtivo na utilização da electricidade. Este projecto contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico de mais de 13.000 pessoas. "

Olivier Chevreau

VICE-PRESIDENTE DE SUSTENTABILIDADE DA NEXANS


content gallery 1
content gallery 1