A Amb3E inaugurou o primeiro Ponto Electrão Outdoor da Europa, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras. Posteriormente foram colocados pontos electrão outdoor em Vilamoura, Sintra, Albufeira e Cascais. Este projecto-piloto da Amb3E, que consiste na instalação de contentores subterrâneos para a deposição de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), tem como objectivo facilitar aos cidadãos o acesso a contentores adequados para a deposição deste fluxo de resíduos.
O Ponto Electrão Outdoor é um projecto pioneiro na Europa ao nível da recolha de REEE, patenteado pela Amb3E, e co-financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Esta estrutura, localizada na via pública, é dotada de um sistema de limitação de altura da queda que amortece os REEE durante a mesma, encontrando-se completamente isolada e protegida quer das condições atmosféricas, quer de eventuais tentativas de furtos.
Após os 6 meses previstos para implementação e desenvolvimento do projecto, deverá iniciar-se a fase de análise das recolhas e das condições de manutenção destes contentores.
Esta solução é indicada para a deposição de pequenos REEE, como por exemplo: monitores; varinhas mágicas; computadores; telemóveis; rádios; impressoras; entre muitos outros, à excepção de lâmpadas. Os REEE depositados no Ponto Electrão Outdoor serão recolhidos e encaminhados para reciclagem através do Sistema Integrado de Gestão de REEE, a cargo da Amb3E.
A Amb3E recebeu e encaminhou para reciclagem, nos seis anos da sua licença, mais de 180 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).