
Lâmpadas dentro de âmbito de actuação da Amb3E
Os equipamentos de iluminação abrangidos pela actuação da Amb3E, dividem-se em duas grandes subcategorias, correspondentes a luminárias e lâmpadas fluorescentes e de descarga respectivamente. Sendo as lâmpadas fluorescentes e de descarga em gás a subcategoria que traduz o maior número de EEE (Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) geradoras de REEE (Resíduos de EEE) é importante reencaminhar correctamente para tratamento e valorização este tipo de resíduos.
As lâmpadas têm na sua composição aproximadamente 90% de vidro. Após o correcto tratamento das lâmpadas o vidro resultante pode ter várias aplicações, nomeadamente a produção de novas lâmpadas ou para aplicações na construção civil. Ao encaminhar para tratamento e valorização uma lâmpada usada, o consumidor está a potenciar a reutilização de algumas substâncias poluentes, como por exemplo o mercúrio e, portanto, a evitar a perigosidade decorrente de um deficiente depósito na natureza dessas mesmas substâncias. O mercúrio é um elemento bioacumulável que deve ser convenientemente tratado.
Acondicionamento
A Amb3E disponibiliza contentores metálicos apropriados para o correcto acondicionamento e transporte das lâmpadas. Poderá, ainda, solicitar à Amb3E caixas de cartão, existentes em dois formatos, consoante se trate de acondicionamento de lâmpadas fluorescentes tubulares ou de geometria diversa.
As lâmpadas, assim como os restantes tipos de resíduos eléctricos e electrónicos que fazem parte do sistema de gestão da Amb3E, poderão ser gratuitamente entregues num dos locais de recepção da Amb3E que poderá consultar no site www.amb3e.pt/ ou através da linha verde 800 262 333.