Os transístores de junção bipolar são um dos componentes mais importantes da eletrónica analógica. Poderemos encontrá-los em várias aplicações como os amplificadores de sinais, amplificadores diferenciais ou drives de potência. Nesta edição vamos analisar as diferentes montagens possíveis.

14. Montagens
14.1. Montagem Emissor Comum
De seguida, apresentam-se as caraterísticas gerais da montagem emissor comum analisada ao longo dos itens anteriores.
Figura 110. Montagem emissor comum.
15.2. Montagem Coletor Comum
Esta montagem tem o coletor comum ao circuito de entrada e ao circuito de saída, como podemos visualizar na Figura 111.
Figura 111. Montagem coletor comum.
Uma corrente de base pequena comanda uma corrente de emissor bastante maior, contudo, à custa de uma tensão base-coletor praticamente igual à tensão coletor-emissor.
Na entrada, o transístor comporta-se como tendo uma resistência grande, enquanto no circuito de saída o mesmo se comporta como tendo uma resistência pequena. As caraterísticas desta montagem encontram-se referidas no quadro seguinte:
15.2. Montagem Base Comum
Analogamente às outras montagens, esta montagem é chamada de base comum por ter a base como elemento comum ao circuito de entrada e ao circuito de saída.
Figura 112. Montagem base comum.
A corrente de entrada IE produz a corrente de saída, em que o parâmetro a é definido como o ganho de Corrente Contínua da montagem base comum.
Como no circuito de entrada, o transístor apresenta a tensão UEB de pequeno valor, para o gerador o transístor apresenta uma resistência de entrada pequena. No circuito de saída o transístor comporta-se como tendo uma resistência grande. As caraterísticas desta montagem salientam-se de seguida:
Teste de conhecimentos n.º 15
1. O circuito da Figura 113 é constituído por um transístor polarizado por divisor de tensão. Calcule a tensão UCE, sabendo que o transístor é de silício e considerando a igualdade IC » IE.
Figura 113. Circuito com polarização por divisor de tensão em análise.
Solução do teste de conhecimentos da revista n.º 47
Manuel Teixeira
ATEC – Academia de Formação
Bibliografia do artigo:
Malvino (2000). Princípios de Eletrónica (Vol. 1 e 2). McGraw-Hill (Sexta edição).