SCHNEIDER ELECTRIC

Roca Group impulsiona transformação digital e eficiência energética com apoio da Schneider Electric

Publicado: 4 de novembro de 2025 Categoria: Notícias do sector

O Roca Group e a Schneider Electric impulsionam a Indústria 4.0: mais eficiência, menos energia e fábricas digitais rumo a um futuro sustentável.

Roca Group impulsiona transformação digital e eficiência energética com apoio da Schneider Electric
  • O programa Industry 4.0, desenvolvido em conjunto com a Schneider Electric, permitiu ao Grupo melhorar a sua eficiência operacional, reduzir o consumo energético e capacitar as equipas, consolidando a digitalização como eixo estratégico da sua indústria global.

  • O novo programa já está a gerar resultados tangíveis na fábrica piloto da empresa em Cantanhede.

O Roca Group, referência mundial em soluções para espaços de banho, deu um passo relevante na sua estratégia industrial com a implementação do programa Industry 4.0, uma iniciativa de transformação digital centrada na melhoria da eficiência energética, operacional e da sustentabilidade dos seus processos de produção.

Este ambicioso projeto, desenvolvido em colaboração com a Schneider Electric, líder global em tecnologia energética, já está a gerar resultados tangíveis na sua fábrica piloto de Cantanhede, onde se registou uma melhoria de 2.1% na eficiência operacional (OEE), uma redução de 1.86% no consumo energético por tonelada produzida, e uma poupança equivalente a mais de 4.400 horas de trabalho anuais, graças à automação de processos e a uma maior autonomia das equipas.

Um modelo industrial conectado e baseado em dados

Com uma rede internacional de fábricas diversas no que toca a tecnologia e processos, o Roca Group identificou a oportunidade de definir um modelo digital comum, adaptado às diferentes realidades industriais. A colaboração com a Schneider Electric permitiu construir um roteiro robusto, orientado para a eficiência, a conectividade e a resiliência operacional.

Após uma visita estratégica à fábrica ‘Farol’ da Schneider Electric em França e avaliações de maturidade digital em fábricas em Portugal e na Alemanha, o Roca Group definiu um modelo digital de referência (core model) para implementar em duas fábricas piloto. Na unidade de produção de torneiras em Cantanhede já foram implementadas soluções avançadas que marcaram um ponto de viragem na gestão operacional e energética.

Este processo foi acompanhado pela equipa de Transformação Digital Industrial da Schneider Electric, parte dos Advisory Services, que liderou uma abordagem estruturada em diferentes fases: diagnóstico, definição da estratégia, projeto do modelo global, implementação e escalabilidade. Esta metodologia permitiu alinhar a transformação digital com os objetivos estratégicos e operacionais do Roca Group, reforçando a solidez do modelo e garantindo a sua escalabilidade.

Entre as tecnologias implementadas, destaca-se a utilização do AVEVA MES e AVEVA System Platform, que permitiu monitorizar em tempo real o rendimento da produção, melhorando o controlo de qualidade e facilitando a tomada de decisões em todos os níveis da fábrica. Por outro lado, a integração do Power Monitoring Expert e do AVEVA PI System possibilitou uma monitorização energética contextualizada, uma gestão mais precisa do consumo e o cumprimento de normas padrão internacionais como a ISO 50001.

Os resultados obtidos reforçam o valor desta abordagem. Nas áreas de maior impacto da fábrica, a OEE melhorou em 2.1% e conseguiram-se mais de 200 horas de poupança mensal por área, graças à automatização de relatórios e a uma maior autonomia das equipas. Em paralelo, a fábrica reduziu o seu consumo energético por tonelada produzida em 1.86%, ao identificar melhor os consumos em standby e ao otimizar a análise energética com base em indicadores em tempo real.

Este programa não apenas melhora os nossos indicadores operacionais, como reforça o nosso compromisso para com uma indústria mais inteligente e responsável,” destaca Jacques Nieuwland, Diretor de IT e Transformação Digital do Roca Group.

No âmbito operacional, Miquel Barahona, Faucets Manufacturing & Engineering Director do Roca Group, valoriza especialmente a mudança na forma de trabalhar: “A transformação digital que estamos a impulsionar com a Schneider Electric melhora processos, mas também capacita as nossas equipas a todos os níveis. Desde operários a responsáveis de fábrica, todos dispõem agora de ferramentas mais ágeis, dados mais acessíveis e uma visão partilhada do desempenho. Isto está a mudar a nossa forma de trabalhar.”

Para Javier Figueras, Vice-President, Industrial Automation da Schneider Electric Iberia, o projeto representa um exemplo claro do impacto da digitalização industrial, quando estruturada com base em dados: “Acompanhar o Roca Group nesta iniciativa estratégica evidencia como uma digitalização centrada nos dados operacionais e de energia permite escalar resultados sustentáveis e mensuráveis em ambientes industriais reais. Acima de tudo, mostra a importância de garantir a continuidade dos dados em todo o ciclo industrial, desde a operação até à tomada de decisões.”

Uma transformação alinhada com a sustentabilidade

Esta evolução digital está estreitamente alinhada com os compromissos ambientais do Roca Group, que colocam a sustentabilidade como eixo estratégico do seu crescimento industrial. Em 2025, a empresa recebeu a Medalha Platina da EcoVadis, posicionando-se entre o 1% das empresas com melhor avaliação de sustentabilidade a nível global.

Este reconhecimento é fruto de um percurso marcado pela escuta ativa, pela aprendizagem contínua e pela ação decidida. Como refere Carlos Velázquez, Services & Sustainability Senior Managing Director do Roca Group, o primeiro passo foi compreender em profundidade os desafios, para depois traçar um roteiro clara e exequível. Desde então, a Roca lançou mais de 150 projetos de descarbonização à escala global, entre os quais se destaca a inauguração da primeira fábrica de porcelana sanitária sem emissões do mundo, localizada em Gmunden (Áustria).

Estes progressos aproximam o Grupo dos seus objetivos climáticos validados pela iniciativa Science Based Targets, com uma redução acumulada de 53% nas suas emissões de Âmbito 1 e 2 desde 2018. Em paralelo, em 2024 a Roca operou mais de 154GWh anuais de energia limpa nas suas instalações e, a partir de 2025, todas as suas operações na Europa vão funcionar com eletricidade 100% renovável durante pelo menos uma década.

Próxima fase: escalar o modelo a nível global

Após validarem o modelo na fábrica de Cantanhede, o Roca Group e a Schneider Electric já estão a trabalhar na sua implementação em novas localizações industriais em Portugal, na Anadia; e também na Polónia, Marrocos, Brasil, Áustria e Suíça, bem como nas restantes das cerca de 80 fábricas que a Roca possui em todo o mundo, com o objetivo de consolidar uma rede produtiva mais conectada, eficiente e resiliente perante os desafios do contexto global.