Prysmian e Versalis unem-se para reciclar resíduos plásticos de cabos via tecnologia química inovadora, criando um ciclo circular sustentável na indústria.
A Prysmian e a Versalis, empresa química do grupo Eni, assinaram uma parceria estratégica para dar nova vida aos resíduos plásticos de cabos, através de um processo inovador de reciclagem química, desenvolvendo uma cadeia de abastecimento dedicada.
No âmbito deste acordo, a Prysmian irá recolher resíduos plásticos provenientes da sua própria produção, bem como de cabos desativados de grandes clientes, enquanto a Versalis utilizará a sua tecnologia Hoop®, na unidade de Mantova, em Itália, para transformar esses resíduos primeiro em óleo de pirólise e, posteriormente, em novo material para a produção de polímeros plásticos. A Prysmian irá então utilizar estes polímeros na produção de novos cabos de elevado desempenho.
Os cabos de energia podem ser isolados com polietileno reticulado (XLPE) e outras camadas poliméricas, que são difíceis de reciclar por via mecânica.
Graças à tecnologia de reciclagem química Hoop® da Versalis, a Prysmian estima que cerca de 60% dos resíduos de XLPE poderão ser reaproveitados como material reutilizável para a produção de novos cabos.
Pela primeira vez na indústria dos cabos, um cabo reticulado com todas as suas camadas poliméricas em conjunto pode ser reciclado quimicamente em escala industrial, contribuindo assim para a criação de um ciclo circular virtuoso.
Srinivas Siripurapu, Chief Sustainability, Innovation and R&D Officer da Prysmian, afirmou: “Graças a este acordo, vamos dar nova vida a resíduos antigos. O primeiro projeto-piloto terá início em Itália no segundo semestre de 2026, e este avanço é mais um forte sinal do nosso foco contínuo em encontrar novas soluções sustentáveis para os nossos clientes e para o planeta, ajudando a reduzir o impacto ambiental da nossa cadeia de abastecimento e as emissões.”
Fabio Assandri, Head of R&D, Licensing & Projects Development da Versalis, declarou: “Esta colaboração com a Prysmian é estratégica e demonstra como a nossa investigação e tecnologias avançadas podem oferecer soluções concretas para a gestão do fim de vida de produtos complexos. Graças a este projeto conjunto, contribuímos ativamente para tornar o setor industrial mais sustentável e circular.”