Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

PHILIPS

A revolução semântica da iluminação: usar a luz para ligar os mundos físico e digital

Publicado: 24 de março de 2015 Categoria: Artigos técnicos

Assista ao webinário do Dr. Zary Segall a 26 de Março, que explica como a iluminação semântica pode ser aplicada a áreas chave da actividade humana, usando exemplos do mundo real.

A revolução semântica da iluminação: usar a luz para ligar os mundos físico e digital

Os profissionais da iluminação de todo o mundo estão a acordar para um dos mais excitantes desenvolvimentos na indústria: a iluminação semântica. Este novo e revolucionário tipo de iluminação pode adaptar-se de forma inteligente a diferentes utilizadores, actividades e ambientes. Ao dar-nos novas formas de interagir com o mundo digital, a iluminação semântica pode alterar para sempre a nossa forma de viver.

O Dr. Zary Segall, professor catedrático do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo é um dos maiores especialistas mundiais em iluminação semântica. Como antecipação para o seu webinário, que será realizada em 26 de Março, o Dr. Segall deu-nos uma perspectiva sobre a iluminação semântica.

 

A necessidade da iluminação semântica
"Dispositivos de iluminação convencional transmitem luz estática e são agnósticos para os utilizadores, o tema ou para o meio ambiente", explica o Dr. Segall. "Assim, esses dispositivos de iluminação são concebidos para iluminar, uma acção de iluminação média pré-definida para um utilizador médio. Nesta situação ignora-se completamente o facto de que a luz é percebida de maneira diferente por pessoas diferentes e que as necessidades de iluminação são diferentes para cada tarefa particular".


A iluminação semântica é concebida para trazer uma percepção de máquina-consciência à iluminação. Isto significa que a qualidade, quantidade e informação potencial de luz pode ser modulada de forma inteligente com base num número de factores em tempo real. Esses factores podem incluir as capacidades visuais de um indivíduo e as suas preferências pessoais, as condições presentes no local de utilização, a tarefa específica a ser realizada e do contexto sócio-cultural das actividades em curso.

Reconhecendo que as pessoas são móveis e que as tarefas e contextos importantes para elas são igualmente dinâmicas, o Dr. Segall acredita que a iluminação semântica é uma forma de tornar a iluminação mais inteligente em relação à mobilidade em três áreas:

A primeira área é a iluminação humano-consciência, que procura compreender e responder de forma proactiva às necessidades de iluminação fisiológicas e psicológicas dos indivíduos. Isso inclui a adaptação de iluminação para a função visual de um indivíduo.

A segunda é a iluminação da tarefa contexto-conscciência, que assume a forma de análise heurística para o contraste de iluminação ideal, compressão radiométrica dinâmica para iluminação sem sombras e outros ajustes que enfatizam qualidades específicas e quantidades de luz para melhorar a percepção visual para tarefas específicas.

A terceira área de aplicação é a iluminação-tarefa, que acrescenta significado à iluminação através da integração de texto, vídeo, imagens e outros meios de comunicação de tomada de sentido sob a forma de sobreposições, monitores desmaterializados ou textos explicativos. Tudo desde a informação de baixa densidade ambiental aos media de alta densidade altamente focados, podem ser apresentados e modulados pela semântica de tarefas, localização e contexto físico.

Quer saber mais sobre iluminação semântica? Registe-se aqui para assistir ao webinário do Dr. Zary Segall a 26 de Março, que explica como a iluminação semântica pode ser aplicada a áreas chave da actividade humana, usando exemplos do mundo real.